Metodologia SMART: entenda como ela pode ser aplicada na sua vida profissional!

vida profissional!
Powered by Rock Convert

Se há algo essencial para o desenvolvimento de carreira — e de projetos pessoais —, são as metas! São elas que orientam nossas ações e nos levam cada vez mais perto dos objetivos profissionais. Porém, uma meta nem sempre provoca os resultados esperados: para isso, ela precisa ter qualidade.

Mas, afinal, o que significa uma meta de qualidade? A metodologia SMART, muito empregada no mundo dos negócios e útil para a sua vida acadêmica, trata justamente sobre isso. Continue a leitura e entenda como ela funciona!

O que é a metodologia SMART?

A metodologia SMART contempla as 5 características que toda boa meta deve ter. Suas letras iniciais compõem o próprio acrônimo SMART. Veja:

  • Specific (específica) — a grande diferença de uma meta para um objetivo é que, enquanto este é mais abstrato e abrangente, a meta envolve algo específico e prático;
  • Measurable (mensurável) — quando a meta envolve números, torna-se mais fácil acompanhá-la;
  • Attainable (atingível) — uma meta atingível é realista, isto é, pode realmente ser alcançada por você dentro do prazo estabelecido;
  • Relevant (relevante) — metas irrelevantes podem se tornar desmotivadoras. Por isso, quanto mais uma meta agregar para seus planos, melhor;
  • Time based (temporal) — os prazos são essenciais para a eficiência de uma meta, pois são eles dão aquele estímulo a mais para que ela saia do campo do planejamento e entre no da ação.

Quais são os objetivos e as vantagens dessa metodologia?

A grande vantagem da metodologia SMART é que ela proporciona a elaboração de metas eficazes, isto é, que realmente ajudam na orientação de suas ações. Por exemplo, uma meta sem a característica “atingível” é um convite à desmotivação e à perda de disciplina.

Pense, por exemplo, no seu plano de estudos. Se você planeja sua semana com muito mais matérias e leituras do que realmente tem disponibilidade para estudar, certamente não dará conta. Depois da primeira semana sem cumprir o que havia planejado, será muito mais fácil pensar “ah, já não fiz a matéria A, não tem problema atrasar a B”, e assim por diante.

Por outro lado, uma meta específica, mensurável, atingível, relevante e temporal é um instrumento de produtividade e eleva sua motivação para a realização de seus projetos, sejam eles pessoais, acadêmicos ou profissionais. 

Powered by Rock Convert

Como a metodologia SMART pode ser aplicada na vida acadêmica e profissional?

As metas SMART são excelentes aliadas da sua rotina de estudos. Por isso, podem ajudar você a se sair bem na faculdade. Isso porque elas são úteis para organizar melhor suas demandas e criar de vez o hábito da disciplina na sua vida acadêmica.

Por exemplo, você pode estabelecer planos pessoais como “ler 5 livros da minha área para aprofundar minha formação, dentro de 12 meses”. Percebe como essa definição atende a todos os requisitos da metodologia SMART?

Com o tempo, essas metas levarão ao desenvolvimento da constância em seus hábitos de estudo, o que é excelente para o protagonismo estudantil e o bom aproveitamento da sua formação.

Na vida profissional, não é diferente: estabeleça desde já o seu grande objetivo profissional e, a partir dele, pense em metas bem-feitas para o curto, médio e longo prazo. Elas certamente proporcionarão uma jornada mais eficiente e focada.

E aí, gostou de conhecer a metodologia SMART? Como você viu, ela é excelente para a definição de metas que realmente cumpram o seu propósito e auxiliem na conquista de seus objetivos.

Para ficar por dentro de outros conteúdos para a sua vida universitária e profissional, não deixe de assinar a nossa newsletter!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0