Por que realizar um mestrado em Matemática? Veja 6 razões

mestrado em matemática

Terminou a graduação na área das Exatas e não tem certeza se vale a pena dar início a uma pós? Saiba que realizar um mestrado em Matemática pode abrir diversas portas para a sua vida profissional, principalmente se pretende seguir carreira acadêmica.

Esse é um tipo de pós-graduação stricto sensu que desenvolve habilidades relacionadas à pesquisa científica e às práticas de docência para o Ensino Superior. Desse modo, um profissional que conclui o mestrado pode atuar como pesquisador e professor de graduações relacionadas a essa área de formação.

Gostou da ideia? Então, confira mais 6 vantagens de carreira que você pode obter ao fazer um mestrado em Matemática!

1. Aumento do salário

Muitas profissões de Exatas contam com salários atrativos no mercado de trabalho, e eles tendem a subir ainda mais após a realização de uma pós-graduação. Para quem cursou Matemática, as remunerações costumam ser maiores quando se tem o mestrado.

Para entender melhor o quanto o retorno financeiro pode aumentar com essa pós, tenha em mente que a média salarial de um professor universitário gira em torno de R$ 10.000,00, enquanto que dar aulas no Ensino Médio proporciona uma remuneração média de R$ 5.281,00.

2. Aperfeiçoamento dos conhecimentos

A proposta da pós-graduação é garantir um aprofundamento dos conteúdos obtidos ao longo da graduação. Desse modo, os conhecimentos do profissional são aperfeiçoados no mestrado, principalmente por conta do contato direto com a literatura acadêmica da área.

3. Novas oportunidades

Apresentar uma pós-graduação no currículo abre portas para diversas oportunidades de emprego. Afinal, é uma formação que permite o desenvolvimento de diversas habilidades, tornando o profissional ainda mais apto para assumir cargos que exigem conhecimentos avançados sobre a área.

4. Valorização profissional

Quanto mais você se dedicar aos estudos, mais forte o seu perfil profissional tende a ficar, principalmente aos olhos do mercado de trabalho. Essa valorização também é importante para ter acesso a ótimas oportunidades, como promoções no emprego, conquista de boas vagas e maiores remunerações.

5. Desenvolvimento de pensamento crítico

Ao longo do mestrado, o aluno deve elaborar uma dissertação em torno de uma investigação sobre um tema definido. A linha de pesquisa pode ser escolhida pelo estudante, e os estudos de campo ajudam no desenvolvimento do pensamento crítico.

Isso acontece não apenas por conta do aprofundamento dos conhecimentos, mas também pelo contato com diversas outras pesquisas. Dessa forma, é possível ter um olhar mais apurado sobre as produções científicas, fazendo uma análise crítica sobre a qualidade dos trabalhos.

6. Especialista na área

Uma das melhores dicas de carreira para quem decide estudar Exatas é: torne-se especialista em uma área. Esse é um campo do conhecimento que apresenta diversos segmentos de estudo.

Quanto mais profissionais especializados forem formados nas mais variadas áreas, maiores as chances de desenvolver esse nicho. A partir disso, podem surgir diversas descobertas científicas, inovações tecnológicas e novas aplicações para a Educação.

Viu só como é vantajoso fazer um mestrado em Matemática? Então, que tal começar desfrutar de todos esses benefícios quanto antes? Dê início à sua preparação escolhendo um tema para se aprofundar.

Quer dar o primeiro passo? Então, conheça as linhas de pesquisa do programa de mestrado e doutorado em Ciências e Matemática da Cruzeiro do Sul.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0