Mercado de trabalho Psicologia: fique por dentro das perspectivas

mercado de trabalho psicologia

Após a conclusão do ensino superior, é de se esperar que o profissional receba seu salário, encontre um emprego e acumule experiência ao longo dos anos. Contudo, para algumas profissões, o futuro não é tão certo assim, pois elas têm várias aplicações. É o caso, por exemplo, do mercado de trabalho de Psicologia, que apresenta diferentes atuações.

Além de trabalhar em clínicas, é possível exercer as funções em ONGs, escolas, empresas, clubes esportivos, hospitais, entre outros. Para alcançar as melhores vagas do mercado, é fundamental optar por um nicho de mercado e conhecê-lo a fundo para se tornar um especialista.

Neste post, vamos mostrar como está o mercado de trabalho de Psicologia. Confira!

Como está o mercado de trabalho de Psicologia?

Segundo uma pesquisa do instituto Ipsos e divulgada pela BBC News Brasil, 53% dos brasileiros afirmaram que o seu bem-estar mental piorou muito ou pouco durante a pandemia da Covid-19.

Esse é um número alto e bem preocupante, demonstrando a urgência de profissionais qualificados para lidar com essa questão. Logo, o mercado de trabalho de Psicologia se expandirá para abraçar novos profissionais nos mais diferentes ramos.

Quem se dispõe a aderir a soluções como atendimento online encontrará várias oportunidades. A área da Psicologia, que sempre esteve relacionada ao ramo da saúde, agora encontra novos horizontes.

Empreender no campo pode ser muito vantajoso, com um novo olhar sobre as relações sociais, organizacionais e até tecnológicas. Já se passou o tempo em que o profissional atuava somente em consultórios.

Hoje, o mercado já entendeu que essa é uma área fundamental para moldar processos que envolvem comunicação, relações interpessoais e pessoas. Veja alguns dos locais em que o profissional pode trabalhar!

Departamento de empresas

O psicólogo do trabalho costuma atender diversos setores: resolve conflitos, atende funcionários que estão com algum problema com colegas, dá palestras para motivar a equipe, seleciona candidatos em entrevistas etc. Você desempenhará muitas funções, mas é um emprego bem estável e recompensador.

ONGs e instituições governamentais

O psicólogo também pode trabalhar em grandes instituições não governamentais (ONGs), do governo e relacionadas a uma causa. Nesses locais ele não atende somente pacientes que necessitam de acompanhamento e ajuda, mas também auxilia os trabalhadores e voluntários.

Assim, é uma maneira de ficar próximo do trabalho comunitário e voluntário sem deixar de lado a profissão.

Escolas privadas e públicas

Psicólogos infantis costumam atuar em creches e escolas. Eles auxiliam os professores a lidar com o comportamento de adolescentes e crianças, conversam com estudantes que estão passando por um momento difícil e auxiliam com ideias de atividades para as aulas.

Em muitos casos, o psicólogo presente em uma escola é a única pessoa com quem os adolescentes podem conversar sobre suas frustrações e problemas.

Quais são as principais áreas da Psicologia?

Uma das áreas mais comuns da Psicologia é a Clínica, ou seja, a prestação de atendimento psicológico ao paciente. Isso acontece tanto em hospitais quanto em clínicas particulares, além de outros locais.

Entretanto, existem outros campos muito promissores, como:

  • Orientação Profissional;
  • Recrutamento e Seleção;
  • Análise de Comportamento;
  • Psicologia Jurídica;
  • Recursos Humanos;
  • Psicologia do Trabalho.

Quais são as tendências da Psicologia?

Uma das principais tendências da Psicologia é a possibilidade do atendimento virtual. Plataformas como o Skype, Telegram e WhatsApp vão proporcionar uma nova experiência tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Além do atendimento, formas de análises e de estudos do cérebro humano podem se manifestar mais frequentemente por meio do mundo online. Um bom exemplo é a união da Neurologia com a Psicologia, formando a conhecida Neuropsicologia.

Ela permite estudar o comportamento humano e a sua relação com várias áreas do cérebro por meio de imagens. Os métodos de neuroimagem vêm se aperfeiçoando com o avanço do mundo digital.

Portanto, as inovações e pesquisas dentro dessa área de atuação tendem a ter como base a relação do cérebro com o comportamento das pessoas. Além disso, as inovações não param por aí.

O psicólogo do futuro ainda pode trabalhar junto a aplicativos cuja proposta é promover a saúde mental dos usuários.

Como ter sucesso na profissão de Psicologia?

Viu só como o mercado de trabalho de Psicologia é amplo e oferece ótimas oportunidades aos profissionais? Agora, vamos apresentar algumas dicas para você ter sucesso na carreira. Veja!

Faça o curso de Psicologia em uma boa faculdade

Investir em uma boa formação é essencial para obter sucesso na área. Além de melhorar o currículo, uma faculdade renomada apresenta todas as características necessárias — grade curricular atualizada, infraestrutura de ponta e corpo docente qualificado.

Com isso, é possível trabalhar e ampliar os conhecimentos ao longo da graduação.

Opte por uma especialização

Outra dica para ter sucesso na profissão é fazer uma especialização em alta, como a Psicologia Forense e a Psicanálise, por exemplo. É claro que você precisa escolher uma opção que seja atraente aos seus objetivos, mas optar por um campo em expansão também é necessário. Portanto, tente conciliar as duas questões.

Utilize a tecnologia a seu favor

Um método muito bacana para inovar é usar a tecnologia a seu favor. Atualmente, existem diferentes ferramentas que facilitam o trabalho como psicólogo — como os apps de organização, que ajudam no registo de dados do paciente e na marcação das sessões.

Logo, não seja tímido e utilize esse tipo de estratégia para não perder espaço para a concorrência!

Desenvolva uma boa forma de comunicação

Trabalhar a comunicação interpessoal e a oratória são pontos fundamentais para o psicólogo. Você pode exercitar essa habilidade por meio de cursos e durante a apresentação de um trabalho na faculdade.

É muito importante buscar soluções complementares para identificar seus pontos fortes e fraquezas nesse ramo e, com isso, direcionar o aprendizado para o que realmente importa. Ter uma boa comunicação com os colegas e pacientes é algo indispensável na profissão.

Agora que já conhece o mercado de trabalho de Psicologia, saiba que é muito importante pesquisar sobre a atuação do profissional para fazer a escolha certeira. Depois, lembre-se de estudar em uma faculdade conceituada e preparada para oferecer o melhor ensino!

Gostou? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0