Estas dicas ajudarão você a descobrir qual é a melhor EAD do Brasil!

melhor ead do brasil

Escolher a universidade é um grande passo e, por vezes, uma tarefa desafiadora. E isso principalmente quando estamos falando da educação a distância (EAD), uma vez que o número de cursos nessa modalidade (incluindo os de graduação) cresce em um ritmo acelerado e já passa dos 16,7 mil, conforme o Censo EAD, elaborado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).

Assim, um pouco de pesquisa vale muito a pena na hora de escolher sua graduação EAD. Afinal, contar com uma instituição de ensino de qualidade impacta toda a sua trajetória acadêmica e pode ser decisivo para a sua colocação profissional.

Por isso, vamos ajudar você a escolher a melhor EAD do Brasil! Continue a leitura e confira algumas dicas essenciais na hora de tomar a sua decisão!

Veja algumas dicas para descobrir qual é a melhor EAD do Brasil

Para não errar na escolha da sua futura universidade, existem alguns pontos muito importantes e que revelam a qualidade da instituição e do próprio curso. Veja como avaliá-los!

Verifique o reconhecimento dos cursos

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por garantir a qualidade da educação brasileira, inclusive do Ensino Superior. Entre suas funções estão avaliar os cursos e a própria estrutura de uma instituição de ensino para autorizar sua oferta à população.

Assim, o reconhecimento do MEC diz muito sobre a qualidade da universidade e é um requisito para uma boa formação. É justamente por esse motivo que somente são considerados válidos os diplomas emitidos por instituições reconhecidas pelo órgão.

Para tirar a dúvida, basta realizar uma consulta online no e-MEC. Se a instituição de ensino constar na base do portal, significa que ela está vinculada ao MEC e que você pode ter mais segurança sobre o conteúdo do curso, os recursos da universidade e a validade do seu diploma no mercado de trabalho.

Analise os indicadores do MEC

Outra grande vantagem de verificar se a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC é poder acompanhar seus indicadores de qualidade. O órgão tem uma série de medidas avaliativas para fiscalizar constantemente a qualidade do sistema educacional brasileiro.

Assim, você pode olhar a nota dos cursos no MEC nos principais indicadores, que são:

  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) — que avalia a performance dos estudantes em relação à matriz curricular do curso;
  • Conceito Preliminar de Curso (CPC) — que considera o curso como um todo, desde o desempenho dos estudantes até o projeto pedagógico, o corpo docente, os recursos didáticos, entre outros;
  • Índice Geral de Cursos (IGC) — é um indicador bastante robusto que avalia diversos aspectos da instituição de ensino, incluindo a infraestrutura e a avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação.

As notas vão de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são consideradas insatisfatórias. Já a nota 3 indica que a instituição de ensino atende plenamente aos requisitos avaliados. Por fim, as notas 4 e 5 são consideradas excelentes e levam a universidade a ser considerada referência.

Pesquise sobre a estrutura curricular

Depois de conferir se a instituição de ensino é reconhecida pelo MEC e tem boas notas nos indicadores, é hora de conhecer melhor seu futuro curso EAD. Por isso, visite o site da universidade e dê uma olhada na estrutura curricular da graduação.

Vale a pena consultar a grade curricular, como é a distribuição das matérias por semestre e, também, se há pré-requisitos obrigatórios para a obtenção do diploma, como apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e estágio supervisionado.

Avalie o AVA da universidade

Se você gostou da estrutura curricular, o próximo passo para escolher a melhor EAD do Brasil é avaliar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Afinal, é ali que acontecerá a sua vida acadêmica! É importante que a plataforma ofereça todos os recursos para um bom rendimento nos estudos.

Para saber sobre isso, você pode entrar em contato com a universidade e solicitar informações. Um bom AVA conta com:

  • conteúdos diversos para seu aprendizado;
  • canal de contato com professores e tutores;
  • fóruns de discussão;
  • biblioteca digital;
  • acesso a materiais de apoio;
  • sistema seguro para atividades avaliativas;
  • funcionalidades extras, como serviços financeiros e administrativos.

Confira a metodologia de ensino e o corpo docente

Também vale a pena buscar informações sobre a metodologia de ensino da universidade. Um bom curso deve estar alinhado às maiores tendências da educação, por exemplo, garantindo um maior protagonismo do aluno e promovendo o conhecimento por meio de um verdadeiro ecossistema de aprendizagem.

Quanto à qualificação do corpo docente, é importante se certificar de que todos os professores são especialistas em suas áreas de atuação. Em geral, uma boa universidade exige no mínimo o título de mestrado na contratação de seus docentes.

Observe iniciativas para o desenvolvimento profissional

Por fim, a melhor EAD do Brasil é aquela que não apenas garante um bom aprendizado teórico e técnico, como também possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a construção de carreira.

Por isso, pesquise se a universidade conta com iniciativas para o desenvolvimento de carreira de seus estudantes, como:

  • orientação profissional;
  • monitoria;
  • programas de internacionalização;
  • grupos de pesquisa;
  • cursos livres e de extensão;
  • incentivo ao aprendizado de idiomas.

Entenda a importância de acertar nessa decisão

Ainda tem dúvidas sobre por que se preocupar com tantos detalhes? Pois bem, garantir a qualidade do ensino faz toda a diferença para a sua formação acadêmica e colocação no mercado de trabalho. Afinal, é na graduação que você adquire os conhecimentos e desenvolve as qualidades necessárias para o exercício da profissão.

Na educação a distância, isso é ainda mais importante. Isso porque essa modalidade de ensino dá muito mais autonomia para o estudante. Assim, se você não puder contar com uma boa estrutura técnica, pedagógica e didática para os estudos, pode desanimar e não conseguir extrair o máximo dessa experiência.

Diante desta leitura, você sabe os pontos mais importantes para considerar na hora de escolher a melhor EAD do Brasil. Agora, é hora de dar o próximo passo rumo ao crescimento da sua carreira e começar a sua graduação.

Então, que tal pensar no curso ideal para você? Leia nosso texto com as profissões em alta em 2021 e escolha a sua!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0