Como conciliar maternidade e carreira? Confira 5 dicas essenciais

maternidade e carreira

Como conciliar maternidade e carreira? Se essa é uma pergunta que se repete várias vezes em sua mente, então você vai gostar deste post. Ser mãe é entrar em uma jornada repleta de desafios e um deles é tentar se organizar para não deixar a vida profissional de lado.

No entanto, depois de se tornar mãe, é preciso dar atenção a alguns pontos para manter o desenvolvimento de carreira e ainda aproveitar a família. Quer uma luz sobre como fazer isso? Então, confira 5 dicas para conciliar a maternidade com o crescimento profissional!

1. Organize sua rotina

O primeiro passo para administrar as tarefas profissionais é começar a organizar a sua rotina. Quando o seu dia a dia já está exaustivo, comprometer-se com mais atividades vai dificultar ainda mais para encontrar o equilíbrio.

Por isso, primeiro, tente organizar todos os seus compromissos do dia a dia e, apenas quando perceber que já está dando conta, proponha-se a retornar para as atividades profissionais. Nesse momento, leve o tempo que você precisar e evite agir sob pressão.

2. Elimine o que não é prioridade

Outro ponto importante para ressaltar é que o tempo vai ficar apertado ao conciliar maternidade e carreira. Desse modo, é preciso eliminar o que não é prioridade no seu dia a dia. No entanto, não se esqueça de que o autocuidado e o tempo de descanso devem ser sempre prioritários para que você consiga manter um ritmo produtivo em casa e no trabalho.

3. Procure um ambiente de trabalho flexível

O lugar onde você trabalha impacta diretamente no seu desenvolvimento de carreira e na sua vida pessoal. Nesse momento, se possível, o ideal é encontrar um ambiente flexível para que você elimine preocupações e se sinta mais confortável, caso precise sair mais cedo um dia ou fazer home office.

Além do mais, espaços mais liberais ajudam muito na motivação para continuar a crescer na empresa e desempenhar melhor as suas funções. Assim, você apenas tem a ganhar ao optar por um ambiente de trabalho mais flexível.

Se essa não for uma opção para a sua carreira, tente conversar com os seus filhos desde pequenos, para que eles entendam que você precisa trabalhar fora para garantir um futuro confortável para toda a família.

4. Crie uma rede de apoio

Conciliar a maternidade e a carreira é também ter em mente que nem sempre será possível fazer tudo por conta própria. Nesses momentos que uma rede de apoio é extremamente bem-vinda.

Certifique-se de estar perto de pessoas que incentivam o seu trabalho, mas que também respeitam a sua maternidade. Aproximar-se de amigos, familiares e colegas de confiança ajuda a se sentir mais à vontade para delegar tarefas e conseguir conciliar os seus compromissos com mais equilíbrio.

5. Almoce em casa

Por fim, é importante ter um tempo ao lado dos filhos e na própria casa. Então, que tal aproveitar o horário de almoço para isso, se for possível? Desse modo, você consegue ter momentos em família e dar mais atenção à alimentação.

Se você não consegue almoçar em casa nos dias de trabalho, tente fazer essa atividade aos fins de semana e nos feriados. Outra opção é aproveitar os jantares. Os períodos de refeição contribuem para reforçar o vínculo com a família e conversar sobre o dia.

Conciliar maternidade e carreira não é uma tarefa fácil, mas vale a pena adotar algumas práticas para ajudar no processo. Além disso, é importante tentar se organizar para não deixar de lado os estudos, trabalho e ações que trarão retorno profissional a longo prazo. Assim, você garante um futuro melhor para toda a família.

Gostou do post? Conhece mais algumas dicas para conciliar maternidade e carreira ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário logo abaixo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0