6 livros sobre Administração para abrir a cabeça

livros sobre administração

Engana-se quem pensa que a graduação exige do futuro administrador um foco apenas no conteúdo sugerido pelo professor. Na verdade, para desfrutar desse período de aprendizado ao máximo, é fundamental procurar por materiais extras, como livros sobre Administração.

Praticar o hábito da leitura é uma excelente forma de adquirir novos conhecimentos de maneira aprofundada, além de ser uma maneira de saber mais informações sobre a atuação profissional e temas em alta no mercado, como a educação financeira.

Se você tem interesse em ampliar os horizontes dos seus estudos, continue a leitura deste post. Nele, apresentaremos 6 livros sobre Administração para mergulhar de vez nessa carreira. Confira!

1. Pai rico, pai pobre — Robert Kiyosaki e Sharon Lechter

Publicado originalmente em 1997, “Pai rico, pai pobre” é um best-seller composto por parábolas que instruem o leitor a buscar a independência financeira por meio de investimentos, de empreendedorismo e de proteção de patrimônio.

O livro defende a importância de possuir o sistema ou os meios de produção, em vez de ser funcionário de alguém. Para isso, ele aborda a importância de praticar a inteligência financeira, além do modo como ocorre o pagamento de impostos e como ele difere entre empresas e pessoas físicas.

Para os autores, a independência financeira acontece quando é possível sobreviver apenas com a renda dos seus investimentos, uma vez que esse montante se torna maior do que as suas despesas. Ainda segundo eles, o maior motivo de as pessoas passarem por dificuldades é porque não aprendem sobre dinheiro na escola.

Com mais de 32 milhões de cópias vendidas, “Pai rico, pai pobre” já foi traduzido para mais de 51 idiomas e publicado em 109 países, além de ficar na lista de mais vendidos do New York Times por mais de 6 anos.

2. A estratégia do oceano azul — W. Chan Kim e Renée Mauborgne

O livro “A estratégia do oceano azul”, escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne e publicado em 2005, explica como investir em mercados inexplorados. Representantes do The Blue Ocean Strategy Institute, os autores sugerem fórmulas que podem ser aplicadas em diversos negócios, além de analisar casos de sucesso de todo o mundo.

O livro é dividido em três partes. A primeira apresenta os principais conceitos da estratégia e as mais importantes ferramentas analíticas. Eles ajudam a estabelecer quais fatores devem ser estimulados em uma indústria, quais áreas precisam ser eliminadas para economizar custos, quais produtos ou serviços podem ser reduzidos, e o que pode ser criado para trazer inovação.

A segunda parte estabelece os princípios da estratégia:

  • como criar um espaço incontestável no mercado;
  • como focar o cenário completo;
  • como ir além da demanda atual e atingir novos mercados.

Por fim, a terceira e última parte do livro descreve a implementação, essencial para superar os princípios citados anteriormente e que, se não forem trabalhados da forma correta, podem impedir a execução da estratégia.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Após a sua publicação, “A estratégia do oceano azul” foi traduzido para mais de 43 idiomas, ultrapassando as 3 milhões de cópias vendidas. Foi nomeado um best-seller pelo The Wall Street Journal, pela BusinessWeek e pela Amazon.com.

3. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes — Stephen Covey

Escrito por Stephen Covey e publicado originalmente em 1989, “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazeslista os princípios universais e atemporais que ajudam uma pessoa a alcançar a independência financeira.

Para atingir a eficácia prometida, é preciso internalizar em sua rotina algumas práticas:

  1. Seja proativo, tomando a iniciativa e assumindo a responsabilidades por suas ações, além de aceitar as consequências provenientes delas.
  2. Comece com um objetivo claro, estabelecendo os seus valores e a sua missão.
  3. Foque o mais importante, executando as tarefas de acordo com a sua importância, e não urgência.
  4. Tenha uma mentalidade “win-win”, buscando soluções que sejam benéficas para todos em um relacionamento.
  5. Procure compreender, antes de ser compreendido, tentando entender as pessoas para que elas também entendam o seu ponto de vista. Dessa forma, é possível buscar em conjunto a solução para um problema.
  6. Crie uma sinergia, por meio de um time com profissionais de sucesso.
  7. Siga os seus instintos, renovando os seus recursos para uma vida efetiva e sustentável.

O livro foi traduzido em mais de 40 idiomas, ultrapassando a marca de 25 milhões de cópias vendidas.

4. Rápido e devagar: duas formas de pensar — Daniel Kahneman

Publicado em 2011, “Rápido e devagar: duas formas de pensar” foi escrito por Daniel Kahneman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia. O livro apresenta as pesquisas conduzidas pelo autor durante décadas, cobrindo boa parte de sua carreira.

No livro, o autor aborda a dicotomia entre duas formas de pensar: uma rápida, instintiva e emocional; a outra lenta, deliberada e mais lógica. Segundo os experimentos de Kahneman, os dois sistemas podem chegar a resultados diferentes, mesmo se alimentados com os mesmos dados. Esse debate gera implicações em diversas áreas, incluindo na pesquisa de mercado.

5. A arte da negociação — Michael Wheeler

Escrito por Michael Wheeler, professor de Harvard, e publicado originalmente em 2013, “A arte da negociação mostra como os negociadores alcançam o sucesso em um mundo de caos e de incertezas, ao entender a negociação como um processo de exploração que demanda aprendizado e adaptação constantes.

O livro inclui ferramentas para estabelecer objetivos e saber quando desistir de um negócio, além de apresentar 9 princípios para criar uma estratégia resiliente e manter a postura emocional em situações complicadas.

6. Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie

Encerramos a nossa lista deste post com o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, escrito por Dale Carnegie e publicado originalmente em 1936. Nele, o autor apresenta técnicas simples para se relacionar com pessoas, com base nas experiências vividas por ele e por figuras históricas, como Winston Churchill, Eleanor Roosevelt, Henry Ford e Abraham Lincoln.

O livro é um dos maiores sucessos da história dos Estados Unidos, tendo 17 edições no primeiro ano após o lançamento e vendendo 250.000 cópias apenas nos 3 primeiros meses.

Como vimos, os livros sobre Administração são ótimas formas de conhecer mais sobre a carreira e descobrir maneiras de se desenvolver profissionalmente. Portanto, ao organizar o seu local de estudo, não se esqueça de contar com esses títulos para enriquecer o aprendizado! 

Se gostou deste post, aproveite para assinar a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá outros conteúdos como este em sua caixa de entrada!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0