5 livros para estudar para o Enem que você não deve deixar de ler

livros para estudar para o enem

Você já deve saber que, além de revisar os conteúdos principais de cada disciplina, há uma lista de livros para estudar para o Enem — Exame Nacional do Ensino Médio. São os títulos que mais caem nas provas, então é importante saber quais são e adicionar alguns deles em sua rotina de estudos. 

A essa altura, você já deve ter começado a se preparar para o Enem. Sabemos que a quantidade de conteúdo a absorver é grande, mas com organização, planejamento e disciplina é possível melhorar sua produtividade e se sair bem nas provas. 

Confira, neste post, 5 dicas de livros para estudar para o Enem que devem constar em seu cronograma de estudos! 

Opções de livros para estudar para o Enem

Veja um breve resumo dessas obras para colocá-las em sua lista!

1. Dom Casmurro, de Machado de Assis 

Machado de Assis é um dos autores mais consagrados da literatura brasileira. Em Dom Casmurro, ele narra a complexa história de amor de Bentinho e Capitu, que se apaixonaram na adolescência, mas foram separados por anos. 

Depois de adultos, eles se reencontram e se casam, mas a felicidade não é completa, porque Bentinho tem a desconfiança de que o filho que teve com Capitu não é realmente dele, mas de seu melhor amigo que faleceu. 

A trama tem forte apelo psicológico, traz à tona as angústias dos personagens, mas sem revelar de forma explícita a verdade que Bentinho busca. Dessa forma, o livro suscita o senso crítico e o pensamento reflexivo e filosófico do leitor, dando espaço para várias interpretações a respeito do desfecho da história. 

2. Capitães de Areia, de Jorge Amado 

Essa obra chegou a ser censurada pelo governo de Getúlio Vargas. A narrativa é centrada na miséria dos meninos de rua, conhecidos como capitães, que viviam pedindo ou roubando dinheiro para se manter. 

É um romance moderno de crítica social, onde os oprimidos (os meninos de rua) não são retratados como maldosos. Eles roubam dos ricos para compartilhar entre os pobres, além de ainda terem sonhos e esperança. 

O livro aborda problemas sociais que vemos até hoje: crianças e jovens marginalizados por serem vítimas de um sistema de violência e abandono. 

3. Vidas Secas, de Graciliano Ramos 

Vidas Secas é a obra mais representativa deste autor. O livro retrata as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que moram no sertão brasileiro nordestino. A história acompanha uma família de retirantes que tem esperança de uma vida melhor e atravessa o sertão para fugir da miséria. 

Trata-se de um profundo retrato dos problemas sociais do Brasil, levando o leitor a refletir sobre esse cenário que ainda existe — a seca, a fome e a miséria de muitas famílias — mesmo após quase um século do lançamento da obra. 

4. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis 

Aqui, temos mais uma obra de Machado de Assis que entra nas dicas do Enem. Nesse livro, Brás Cubas, o “defunto-autor”, constrói sua narrativa começando pela declaração da própria morte, causada por pneumonia.

A partir disso, o narrador passa a relembrar de passagens de sua vida, desde a infância até a vida adulta, quando entra para a política. Para se referir aos acontecimentos, ele utiliza um tom carregado de ironias e críticas sociais, inclusive à elite. 

5. O Cortiço, de Aluísio de Azevedo 

Nessa obra, o autor retrata a desigualdade social e racial dos tempos do imperialismo no Brasil. É uma história forte, com personagens complexos que enfrentam lutas diárias e são condicionados pelo ambiente em que vivem. 

A história apresenta João Romão, dono do cortiço. O personagem almeja ficar rico e ascender na sociedade. Para isso, ele lança mão de estratégias nem sempre virtuosas. Nessa jornada, João também vive em rivalidade com um português burguês, chamado Miranda. 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as opções de livros para estudar para o Enem, inclua esses títulos em sua rotina de estudos. Além de aprimorar o hábito da leitura, isso, certamente, vai ajudar em sua preparação para as provas. Assim, ao obter bons resultados, você poderá usar a nota do Enem para entrar em uma faculdade que ofereça ensino de qualidade.

Gostou do texto? Então siga nossas páginas nas redes sociais! Estamos no LinkedIn e no YouTube

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0