Lifelong learning é um conceito atual de aprendizado, que pode ser aplicado em todas as idades e níveis de escolaridade — do Ensino Básico à pós-graduação. É possível adotar essa perspectiva nos estudos, na vivência profissional e na vida de modo geral, absorvendo mais de todas as nossas experiências.
O objetivo do lifelong learning é ultrapassar a visão de um processo de aprendizagem limitado aos sistemas formais de educação, ampliando as possibilidades de aprender e crescer ao longo da vida — não é para menos que o termo, em português, significa justamente “aprendizagem contínua” ou “aprendendo por toda vida”.
O lifelong learning é sustentado por 4 pilares:
- aprender a conhecer;
- aprender a fazer;
- aprender a conviver;
- aprender a ser.
Entenda, agora, como esse conceito e seus pilares podem ajudar você na preparação para a faculdade!
Ajuda no desenvolvimento de novas habilidades
O processo de aprendizagem visa a aquisição de conhecimento. Segundo a visão de lifelong learning, é preciso aprender a conhecer, isto é, adquirir a capacidade de pensar, e não somente reproduzir ideias prontas.
O conceito também ajuda no desenvolvimento integral da pessoa que, em suas vivências na faculdade, no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, pode aprimorar habilidades como:
- senso crítico;
- raciocínio;
- resolução de problemas;
- inteligência emocional;
- comunicação;
- autonomia;
- responsabilidade.
Estimula a criatividade
Uma das habilidades mais importantes do ser humano é a criatividade, e isso não tem relação apenas com aptidões artísticas, capacidade de imaginação etc. A pessoa criativa consegue pensar fora do óbvio, encontrar saídas e renovar projetos. Ela está sempre disposta a sair da zona de conforto e se reinventar.
Essas características são fundamentais para aderir à educação continuada e se dar bem nos estudos e na carreira.
Aumenta as perspectivas de crescimento
O lifelong learning também ajuda você a ampliar suas perspectivas, visto que não há um limite, ou seja, não existe ponto final na aquisição de conhecimento e de habilidades. Com essa visão, você sempre terá disposição para apostar em seu aperfeiçoamento profissional para chegar mais longe.
Auxilia no domínio de novas tecnologias
Sabemos que hoje as tecnologias de informação e comunicação fazem parte constante do nosso dia a dia. Além disso, os recursos tecnológicos e sistemas automatizados são sempre atualizados nos mais diversos campos de trabalho.
Sendo assim, você também pode se apoiar nos pilares do lifelong learning — aprender a conhecer e a fazer — para se dedicar ao domínio de novas tecnologias e se preparar para atuar com esses avanços.
Ajuda na compreensão interpessoal e na construção de relacionamentos
O pilar “aprender a conviver” pode melhorar sua capacidade interpessoal. Isso significa desenvolver mais empatia, tolerância e compreensão, gerenciar conflitos e firmar vínculos produtivos com outras pessoas. Isso é útil em todas as esferas da nossa vida, pois as relações sociais ocorrem em todos os ambientes — na faculdade, inclusive, é o caminho para começar a criar seu networking.
O lifelong learning é relevante em diversos contextos. Além de ajudar na preparação para a faculdade, você pode aplicar esse conceito na vida de forma geral e tirar melhor proveito das suas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais. Afinal, viver é estar em constante aprendizado!
Siga nossas páginas no LinkedIn e no YouTube e fique por dentro das novidades!