Licenciatura ou bacharelado: qual caminho você deve escolher?

licenciatura ou bacharelado

Fazer a escolha do curso de graduação nem sempre é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas, tendo em vista que envolve uma série de considerações. Saber se prefere licenciatura ou bacharelado é um exemplo disso.

Existem diferentes tipos de graduação, com focos e vantagens de carreira distintos. É por isso que ponderar entre licenciatura e bacharelado é uma decisão importante. Além desses, também existe o diploma tecnólogo, que permite entrar no mercado de trabalho rapidamente.

Neste post, vamos ajudar você a decidir se prefere fazer licenciatura ou bacharelado na graduação. Acompanhe e tire as suas dúvidas sobre esses tipos de curso!

O que é a licenciatura?

A licenciatura é uma graduação que forma profissionais aptos para atuarem como professores no ensino básico. Assim, boa parte do curso inclui disciplinas voltadas para a prática pedagógica, a fim de que os alunos desenvolvam habilidades didáticas.

Geralmente, os cursos de licenciatura têm a ver com as disciplinas comuns no Ensino Básico, como:

No entanto, existem também outras graduações voltadas para práticas pedagógicas e não estão presentes nas componentes curriculares de todas as instituições de ensino básico, como Música e Artes Visuais. Vale ressaltar também que Pedagogia é um curso de licenciatura. 

O que é bacharelado?

O bacharelado, por outro lado, tem como foco o desenvolvimento de habilidades gerais sobre uma determinada área, sendo possível atuar em diversos nichos do mercado de trabalho. A ideia é formar um profissional com diversos conhecimentos de nível superior relacionados com o curso de ingresso.

Além disso, como o bacharelado aborda os conteúdos de forma mais generalizada, é comum que os profissionais continuem os seus estudos com a pós-graduação, como lato sensu e stricto sensu, para aprofundar os conhecimentos em determinados assuntos.

Existe uma grande variedade de cursos de bacharelado, sendo possível escolher de acordo com o eixo do conhecimento com o qual você mais se identifica, como Humanas, Exatas ou Biológicas.

Vale a pena fazer licenciatura ou bacharelado? 

E agora? Como escolher entre esses cursos? Uma estratégia eficiente é considerar as principais vantagens que cada uma dessas graduações podem oferecer para sua carreira.

No entanto, antes disso, também vale a pena refletir sobre os seus principais objetivos profissionais e as suas possibilidades. Por exemplo, se você quer fazer licenciatura, saiba que é possível dar aulas em instituições de ensino e outros ambientes, como academias, ONGs e clubes.

E se você pensa em fazer bacharelado, mas também gostaria de dar aulas, é possível dar continuidade nos estudos com uma pós-graduação de tipo mestrado ou doutorado e, assim, tornar-se docente de cursos superiores.

Além disso, existem os cursos de formação pedagógica, que permitem se capacitar para dar aulas no Ensino Básico. Isso sem contar que também há a opção de fazer tanto a licenciatura quanto o bacharelado, abrindo um leque ainda maior de oportunidades de carreira.

Independentemente de sua escolha, é importante conhecer as vantagens que você pode obter com cada um desses caminhos profissionais. Confira mais, a seguir!

Vantagens da licenciatura

Se você gosta de ter contato com muitas pessoas e tem facilidade de explicar alguns assuntos de maneira didática, vai gostar das vantagens da licenciatura. Como os profissionais formados nesse tipo de graduação atuam, na maioria das vezes, em sala de aula, é possível conhecer diversas pessoas e contribuir para uma fase importante de suas vidas.

Afinal, você não se lembra de algum professor que marcou o seu Ensino Fundamental ou Médio? Atuar na docência dá a oportunidade de causar impacto na vida de uma pessoa e contribuir para a sua formação pessoal, além da intelectual.

Além disso, é possível trabalhar com causas com as quais você se identifica. Existem também diversas áreas da educação voltadas para a inclusão e diversidade de pessoas, democratizando o acesso aos estudos para alunos das mais variadas origens e com as mais diversas necessidades.

Vantagens do bacharelado

Uma das principais vantagens de cursar um bacharelado é que você tem ao seu dispor uma grande variedade de áreas de atuação. Desse modo, ao entrar na graduação sem ter muita certeza de qual caminho gostaria de seguir na sua carreira, é possível descobrir durante o curso.

Como você recebe capacitação e tem contato com diversos conteúdos teóricos relacionados com o curso escolhido, é possível aplicar esses conhecimentos e habilidades em variadas áreas do mercado de trabalho.

Sendo assim, uma das principais vantagens proporcionadas pelo bacharelado é a facilidade de inserção e desenvolvimento profissional, devido às maiores opções. Isso permite montar um planejamento de carreira, escolhendo a profissão que mais chama a sua atenção, e desfrutar de melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Qual escolher?

A sua escolha, antes de mais nada, deve ser baseada naquilo que você espera de sua carreira. Um ótimo exercício é tentar se imaginar daqui a 5 ou 10 anos, com o padrão de vida, as conquistas e o desenvolvimento profissional que deseja ter.

A partir disso, é possível ir em busca das opções de carreira que são capazes de proporcionar realizações pessoais e profissionais e, assim, decidir o curso que contribui para que essas metas sejam alcançadas.

Outro ponto relevante é a escolha da instituição de ensino. Independentemente de fazer licenciatura ou bacharelado, a faculdade que você estuda faz toda a diferença na sua formação. É por isso que é preciso ter um cuidado a mais na hora de tomar essa decisão.

Uma dica é apostar em instituições de ensino que oferecem uma metodologia compatível com a sua forma de aprendizagem, além de escolher a modalidade de ensino que é mais favorável para a sua rotina, como presencial ou EAD.

Além disso, dar preferência a instituições de ensino que prezam a qualidade na educação e trazem diversos recursos para apoiar os alunos na construção da carreira é sempre uma ótima ideia.

Como você viu, fazer licenciatura ou bacharelado é uma decisão difícil de ser tomada. Por isso, para realizar a escolha mais adequada para você, é importante considerar as vantagens que cada um dos cursos pode oferecer, além dos seus principais objetivos de carreira.

Isso sem falar que é válido ter em mente que, caso não consiga se decidir entre os dois, há a possibilidade de fazer ambos ou de buscar alternativas, como a graduação tecnológica.

Quer saber como encontrar uma instituição de ensino que invista no seu futuro? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos diferenciais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0