Letras ou Pedagogia? Veja como decidir o melhor caminho para seguir

letras ou pedagogia
Powered by Rock Convert

Se você sempre sonhou em atuar na docência, além de ter se perguntado como ser professor, já deve ter chegado à seguinte dúvida: Letras ou Pedagogia? Esse é um dilema pelo qual muitos alunos passam na hora de escolher o curso superior.

Apesar de serem cursos distintos, ambos permitem atuar nas salas de aula. No entanto, para saber escolher entre um deles, é preciso ter em mente o que você espera do seu futuro profissional, além de considerar as principais características de cada graduação.

Para ajudar nesse objetivo, vamos apresentar algumas informações que você precisa saber sobre os cursos de Letras e Pedagogia. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Qual é o cenário de atuação para professores?

Uma das principais vantagens da carreira como professor é o mercado de trabalho amplo. Nessa profissão, é possível encontrar diversas oportunidades de emprego e ter contato com as mais variadas instituições de ensino.

Esse é um benefício para quem deseja seguir essa carreira, pois permite encontrar um emprego mesmo nos primeiros anos após a formação. Além disso, essa é uma área que promove diversas formas de atuação.

Você pode dar aulas para crianças, adolescentes e adultos, em diversas fases da educação, trabalhando em escolas públicas ou privadas. Há também a opção de atuar como professor particular e em outros campos da Educação.

Como é o curso de graduação em Letras?

Sabendo que o primeiro passo para escolher o melhor caminho para se tornar um profissional da Educação é conhecer as suas diferentes possibilidades, vamos começar falando sobre a graduação em Letras.

Com duração entre 3 e 4 anos, o curso é voltado para o estudo da linguagem, em que o aluno vai ter contato com diferentes estruturas linguísticas, além de técnicas de análise e interpretação de textos.

Nessa graduação, há a possibilidade de estudar conteúdos voltados para a Língua Portuguesa e um idioma estrangeiro, escolhido segundo as preferências do estudante durante a matrícula.

Como é o curso de graduação em Pedagogia?

Já o curso de Pedagogia envolve as práticas de ensino para o público infantojuvenil e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessa graduação, é possível aprender mais sobre a estrutura do processo de aprendizagem, considerando ainda os aspectos pessoais de cada aluno.

O curso de Pedagogia também leva entre 3 e 4 anos para ser concluído. O seu foco é ajudar a desenvolver autonomia nos projetos educacionais. Além disso, as disciplinas abordam assuntos como a didática para estudantes com necessidades especiais e a inclusão no ensino.

Powered by Rock Convert

Letras ou Pedagogia: quais são as diferenças e as semelhanças?

Apesar de ambas as formações apresentarem semelhanças, como a possibilidade de se tornar um professor, a disponibilidade das graduações em bacharelado e licenciatura e as características em comum dos cursos da área de Humanas, existem várias diferenças entre Letras e Pedagogia.

A seguir, entenda melhor o que difere os cursos de Pedagogia e Letras!

Perfil profissional

Os dois cursos envolvem a necessidade de gostar de estudar, de lidar com pessoas, de ler e de dar aulas, principalmente seguindo na docência. No entanto, a graduação em Letras requer alguns aspectos adicionais.

Powered by Rock Convert

Para se formar em Letras, além de ler uma grande quantidade de livros e textos, é importante aprender a analisá-los de maneira técnica, conforme as características literárias e linguísticas. Desse modo, ter um perfil profissional atento aos detalhes é necessário.

Grade curricular

As grades curriculares dos cursos também se diferem, apesar de coincidirem nas matérias relacionadas à docência.

Enquanto o curso de Letras foca em assuntos relacionados à Linguística, Literatura, Morfologia, Gramática e Produção Textual, o de Pedagogia envolve conteúdos mais generalistas, passando por:

  • Filosofia da Educação;
  • Sociologia;
  • Língua Portuguesa;
  • Fundamentos do Ensino de Ciências;
  • Fundamentos do Ensino de Artes e Música;
  • Fundamentos do Ensino de Matemática;
  • Fundamentos do Ensino de História e de Geografia;
  • Libras;
  • Prática de Leitura e Escrita;
  • Literatura Infantojuvenil;
  • entre outros.

Afinal, um pedagogo é responsável por dar aulas dos mais variados conteúdos aos alunos da pré-escola e do Ensino Fundamental, mas um profissional formado em Letras se dedica ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Línguas Estrangeiras no Ensino Básico.

Docência

Ao fazer uma licenciatura em Letras, o profissional pode dar aulas para alunos do Ensino Fundamental e Médio e para estudantes de cursos de idiomas. Já o pedagogo volta as suas práticas para o público em processo de alfabetização, trabalhando com crianças dos 0 aos 10 anos e com adultos na EJA.

Além disso, ambos os cursos oferecem a possibilidade de continuar os estudos com a pós-graduação stricto sensu, por meio do mestrado e do doutorado. Esses títulos permitem a atuação na docência de cursos de Ensino Superior.

Campos de atuação

Os principais campos de atuação para profissionais formados em Letras são a produção de materiais didáticos, a docência em instituições de ensino de idiomas ou de Ensino Básico, além da tradução e revisão de textos e livros.

Já o pedagogo pode atuar com educação especial, psicopedagogia, administração escolar, assim como também está apto a dar aulas no Ensino Fundamental e produzir materiais didáticos.

Necessidade de habilitação em outro idioma

Enquanto o curso de Letras requer a necessidade de habilitação em outro idioma, como o Inglês, o Francês ou o Espanhol, a graduação em Pedagogia não apresenta esse requisito para que um aluno se forme.

Afinal, qual é o melhor caminho para seguir: Letras ou Pedagogia?

Como visto, tanto o curso de Letras quanto o de Pedagogia oferecem vantagens de carreira e diferentes áreas de atuação, sobretudo ligadas à Educação. Desse modo, para escolher o melhor caminho é importante considerar todos os fatores mencionados.

É fundamental também entender a sua principal motivação para se tornar um professor e o que chama a sua atenção nessas duas formações. Assim, é possível identificar as suas alternativas, como as áreas de especialização e de formação complementar.

Além disso, não é apenas a escolha do curso que importa. Tomar uma boa decisão sobre a instituição de ensino é totalmente relevante para garantir que receberá uma educação de qualidade para se tornar um profissional capacitado.

E agora, já sabe se prefere Letras ou Pedagogia? Independentemente da escolha, lembre-se sempre da importância de contar com o apoio de uma instituição de ensino de qualidade e com boa reputação no mercado. Além disso, aprenda a organizar os seus estudos desde o início da graduação. Assim, você consegue aproveitar ao máximo o período universitário e ter ótimas oportunidades na carreira como professor.

Quer saber mais sobre essas duas graduações? Então, conheça os nossos cursos de Pedagogia e de Letras!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0