Leitura dinâmica: entenda o que é e como colocá-la em prática

leitura dinâmica

Você sabe como fazer uma leitura dinâmica? Essa técnica auxilia a otimizar tempo e absorver o que é importante de um conteúdo. Isso pode ser útil principalmente durante o vestibular e os seus estudos para as provas.

É fundamental ressaltar que a leitura é algo imprescindível para quem quer desenvolver a escrita e enriquecer os conhecimentos. É por isso que quem tem a prática de ler frequentemente sente menos dificuldade de formular bons argumentos e de redigir redações bem estruturadas.

Por isso, neste post, vamos apresentar essa técnica interessante e mostrar como adotá-la no seu dia a dia em suas leituras. Acompanhe para saber mais!

O que é leitura dinâmica?

Como o próprio nome já diz, a leitura dinâmica visa fazer uma análise rápida do texto, porém, captando as suas informações importantes e palavras-chave. Esse método ajuda a aumentar o seu vocabulário, a melhorar a sua interpretação de textos, otimizar o tempo de leitura, entre várias outras vantagens.

Como colocar a leitura dinâmica em prática?

Gostou da ideia de aprender a fazer uma leitura dinâmica dos textos? Então veja só como você pode colocar esse conceito em prática sempre que precisar!

Escolha um ambiente livre de ruídos

Primeiramente, a concentração vai ser fundamental para que você consiga compreender o conteúdo de um texto. Sendo assim, um dos passos principais é se isolar de tudo o que pode desviar a sua atenção da tarefa.

Lembre-se de que o cérebro não se concentra devidamente em uma atividade quando ele precisa se dividir entre diversas tarefas. Desse modo, evite escutar músicas enquanto estiver fazendo a sua leitura, fique longe de ambientes com muitas pessoas, procure um espaço confortável e priorize o silêncio.

Treine os olhos para dar saltos maiores

Você já prestou atenção em como é a sua leitura? Algumas pessoas leem uma sílaba por vez, principalmente quando estão aprendendo a ler, enquanto outras conseguem ver uma ou mais palavras a cada salto.

Powered by Rock Convert

Os saltos dos olhos nada mais são que os espaços entre os pontos em que você fixa o seu olhar para ler. Quanto maiores forem, mais rápida será a sua leitura. Por isso, experimente aumentá-los gradativamente. Comece lendo de 3 em 3 palavras, em seguida, tente ver 3 pontos principais na linha, que são o seu começo, meio e fim — o mesmo vale para o parágrafo e para todo o texto.

Pare de pronunciar as palavras

Seja em voz alta, seja mentalmente, pronunciar as palavras rouba um bom tempo de sua leitura. O que muitas pessoas não sabem é que não é necessário repetir o som do que estão lendo para entender o conteúdo.

O fundamental é focar na visualização e na interpretação desses caracteres, palavras ou frases. Sendo assim, tente eliminar aos poucos a vocalização dos elementos de sua leitura; você perceberá como ela ficará bem mais dinâmica.

Use a técnica de skimming

Skimming nada mais é que a proposta de identificar a ideia central de um texto. Para isso, antes de iniciar a leitura, é recomendado observar os elementos que podem ajudar a presumir do que se trata o conteúdo.

Observe se há linguagens não verbais, como imagens, gráficos ou tabelas. Além disso, confira o título e veja o rodapé do texto e as informações que lá se encontram, como autor, editora, ano de publicação, entre outros dados importantes.

Aposte na técnica de scanning

Já o scanning consiste no ato de passar os olhos sobre o texto a fim de identificar palavras e informações-chave para que se possa entender do que ele trata. Apenas isso é o suficiente para entender a proposta do conteúdo.

Como visto, a leitura dinâmica tem tudo para ajudar você nos estudos e no seu desempenho no vestibular. Além disso, lembre-se sempre de ler as questões antes de iniciar o texto e, assim, compreender o que você precisa procurar. Desse modo, é possível aplicar essa técnica com muito mais eficácia.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe o post nas suas redes sociais para que mais pessoas entendam como fazer uma leitura dinâmica!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0