Entenda de uma vez as diferenças entre lato sensu e stricto sensu

lato sensu e stricto sensu
Powered by Rock Convert

A continuidade de estudos é uma das principais formas de se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e capacitado.

Porém, com tantas opções para escolher, é importante entender as diferenças entre lato sensu e stricto sensu, assim como conhecer as suas principais características, para tomar uma decisão acertada.

Se você também quer saber o que fazer depois da faculdade, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar o que são as pós-graduações lato sensu e stricto sensu, quais são as principais diferenças entre elas e como escolher a melhor opção para os seus objetivos. Confira!

O que é uma pós-graduação lato sensu?

Com duração média de 2 anos, a formação lato sensu é um curso de especialização com o objetivo de oferecer ao profissional um aperfeiçoamento e uma atualização dos conhecimentos utilizados em sua área de atuação. Após a conclusão, o aluno receberá um certificado comprovando a finalização da pós.

Esses cursos devem ser oferecidos por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC. Para se matricular, o estudante deverá ter um diploma de Ensino Superior, seja na forma de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Algumas pós-graduações podem exigir uma formação específica como pré-requisito.

O que é uma pós-graduação stricto sensu?

A pós-graduação stricto sensu, por sua vez, tem o objetivo de desenvolver as práticas docentes e a produção científica do profissional. Por isso, há três possibilidades de cursos:

Powered by Rock Convert
  • Mestrado: com duração de 18 a 24 meses, ele tem o objetivo de aprimorar o pensamento crítico e a capacidade de lecionar do estudante;
  • Mestrado profissional: com a mesma duração da opção anterior, esse tipo de Mestrado também estuda como o saber científico influencia no mercado de trabalho, contribuindo para o avanço de algumas profissões;
  • Doutorado: já o Doutorado tem duração de 24 a 48 meses, e é focado em um aprofundamento teórico mais intenso e complexo. É preciso ter concluído o Mestrado para iniciar um Doutorado.

Quais são as principais diferenças entre lato sensu e stricto sensu?

Agora que você já conhece as principais características de ambas as opções de pós-graduação, chegou o momento de entender quais são as diferenças entre lato sensu e stricto sensu.

A primeira coisa é a duração dos cursos. Como vimos, enquanto uma especialização e um Mestrado duram, em média, 2 anos, o Doutorado pode durar até 4 anos. Depois, temos o próprio foco da formação: a lato sensu é mais generalista e voltada para a atualização do profissional, enquanto a stricto sensu é mais específica e voltada para a pesquisa científica.

Por fim, após a conclusão, o estudante que optou pela pós-graduação lato sensu receberá um certificado. Já aquele que optar pela stricto sensu será parabenizado não apenas com um diploma, mas também com a oferta de um título de Mestre ou Doutor.

Como escolher a melhor opção para você?

Como vimos, há algumas diferenças fundamentais entre lato sensu e stricto sensu. Por isso, é preciso entender quais são as principais características de cada opção de pós-graduação para escolher aquela que melhor combine com os seus objetivos profissionais.

Além disso, é necessário conhecer as peculiaridades de centro universitário, faculdade e universidade, assim como se a instituição escolhida é reconhecida pelo MEC. Somente dessa forma você conseguirá garantir que o certificado ou diploma será aceito pelo mercado de trabalho em todo o território nacional.

Agora que você já sabe o que é lato sensu e stricto sensu, já pode começar a decidir qual caminho seguir para o seu futuro. Portanto, escolha entre um curso livre ou pós-graduação e comece a investir agora mesmo na sua carreira!

Se gostou deste post, aproveite para entrar em contato conosco e veja como podemos ajudar você a alcançar os seus objetivos profissionais!