O que é intraempreendedorismo? Entenda agora mesmo!

intraempreendedorismo

Já ouviu falar em intraempreendedorismo? Esse termo tem ganhado cada vez mais popularidade no mercado de trabalho e pode se tornar a chave para você fazer uma boa gestão de carreira.

O conceito de intraempreendedorismo se relaciona com a ideia de buscar constantemente a inovação e o sucesso nos negócios, mesmo quando você já tem um emprego consolidado. Não entendeu muito bem o que isso significa na prática?

Então, acompanhe este post e saiba mais sobre a ideia de intraempreendedorismo!

O que é intraempreendedorismo?

Sabemos que o empreendedorismo é a criação e a administração de empreendimentos, certo? O intraempreendedorismo, por sua vez, consiste em empreender dentro de uma empresa em que você já atua.

Na prática, isso implica em continuar desenvolvendo ideias criativas e montando projetos para fazer com o que o negócio possa continuar em crescimento, destacando-se no mercado. É como se tornar um empreendedor dentro do ambiente de trabalho, oferecendo soluções para a empresa.

Por que buscar o intraempreendedorismo?

No entanto, o que um profissional pode ganhar com isso? Afinal, sendo apenas um colaborador de uma empresa, os resultados não são diretamente para ele. Nesse caso, é importante observar a situação por outros pontos de vista.

Por mais que o profissional pareça não ser beneficiado, diversas vantagens são vistas no próprio emprego, como mais estabilidade, possibilidade de aumento de salário e oportunidades de promoção.

Além disso, o perfil profissional se destaca no ambiente de trabalho. Isso faz com que os supervisores valorizem ainda mais as suas atividades, o que é muito vantajoso para o desenvolvimento de carreira, a construção de networking e, até mesmo, para conseguir uma recomendação para um cargo com mais benefícios.

Ser intraempreendedor é importante também para quem está procurando emprego. Os recrutadores estão sempre em busca de profissionais inovadores e que apresentam diferenciais que podem agregar à empresa. Por isso, vale a pena pôr em prática algumas qualidades para alcançar os objetivos de carreira.

Quais qualidades são necessárias ter para se tornar um intraempreendedor?

Quer saber como trabalhar o intraempreendedorismo na sua carreira? Então, confira a seguir algumas das habilidades profissionais mais valorizadas no mercado de trabalho!

Proatividade

Ser um profissional proativo significa estar à disposição para oferecer o seu melhor, realizando algumas tarefas por conta própria. No entanto, tenha cuidado para não se exceder, nem parecer que está “puxando saco” dos seus supervisores.

A proatividade pode ser praticada no dia a dia por meio da ajuda aos colegas, eficiência na realização das funções, resolução de problemas que estão ao seu alcance, antecipação das tarefas no tempo livre, entre outras atitudes de iniciativa.

Liderança

O perfil de liderança é muito valorizado nos profissionais, mesmo naqueles que não assumem um cargo administrativo dentro de uma empresa. Afinal, pessoas que sabem ouvir as outras, conseguem gerenciar as próprias tarefas e delegar, atuam com equilíbrio e mantêm o senso de responsabilidade são muito bem-vindas em negócios que visam o sucesso.

Criatividade

A criatividade é uma grande aliada da inovação. Empresas que têm interesse em oferecer algo novo no nicho de atuação também dão muito valor a essa qualidade profissional e estão sempre em busca de colaboradores competentes para trazer boas ideias.

Viu só como o intraempreendedorismo traz muitos benefícios para a carreira? Exercitar algumas das suas habilidades mais marcantes e buscar competências desejadas no mercado de trabalho é um ótimo passo para ter mais sucesso profissional e se destacar.

Quer saber como continuar em busca do crescimento profissional? Então, veja também 7 dicas essenciais para o desenvolvimento de carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0