Qual a real importância do lazer para a rotina de estudos?

importância do lazer

Quanta atenção você tem dado à importância do lazer no dia a dia? Tirar momentos de descanso em meio à rotina de estudos é totalmente necessário para preservar a saúde mental e física.

Mas sabemos que nem sempre é fácil desacelerar quando existem diversos compromissos da graduação para lidar. Esse é um desafio ainda maior para quem precisa conciliar estudos e trabalho.

Só que a sua saúde não pode ficar em segundo plano durante a faculdade, certo? A seguir, veja a importância do lazer para o bem-estar e a qualidade de vida!

Tranquilidade

Quem não gosta de ter mais tranquilidade no cotidiano? Acontece que, quando não tiramos um tempo para descansar, a nossa mente não consegue se acalmar. São nesses momentos que entram os pensamentos intrusivos, principalmente de caráter negativo.

Quando isso ocorre, fica bem mais difícil se concentrar, não é verdade? É por esse motivo que é preciso tirar um tempo para relaxar a mente e o corpo. Assim, é possível levar a rotina de estudos com mais tranquilidade.

Saúde mental

A sobrecarga mental também prejudica a sua saúde psicológica. Passar muito tempo sem se divertir pode acarretar uma série de problemas, inclusive doenças, como a Síndrome de Burnout, o estresse crônico, os transtornos de ansiedade e a depressão.

Sendo assim, pelo bem da sua saúde mental, experimente tirar, no mínimo, um dia da semana para se dedicar a alguma atividade que traga conforto e diversão. O importante é que você consiga se desligar um pouco da rotina de estudos e relaxar.

Redução do estresse

Já percebeu como é mais fácil se estressar quando você não se diverte há muito tempo? Às vezes, uma situação boba te deixa fora do sério, mesmo sabendo que está exagerando na reação.

Esse é um sinal de que é importante adotar práticas que ajudam a reduzir o estresse no dia a dia. Como vimos, quando o lazer é negligenciado, isso pode evoluir para transtornos psicológicos que causam um grande mal-estar.

Qualidade de vida e bem-estar

Falando nisso, os passatempos são atividades importantes para a qualidade de vida e o bem-estar. Afinal, não tem como viver bem apenas de trabalhar e estudar, não é mesmo?

Inclusive, é possível citar vários exemplos de práticas simples que fazem um bem enorme para a saúde e o bem-estar, além de aumentarem a qualidade de vida e a longevidade, como:

  • alimentar-se melhor;
  • ter um momento com a família;
  • passar horas descontraídas com os amigos;
  • tirar um tempo só para si;
  • praticar alguma atividade física ou artística.

Novas experiências

O lazer também proporciona a você a oportunidade de viver novas experiências. Incrível, não é mesmo? Desse jeito, é possível vivenciar momentos muito divertidos, principalmente ao lado de pessoas queridas, e guardá-los como ótimas memórias.

A boa notícia é que, para incluir o lazer na rotina de estudos, não é preciso abrir mão da disciplina e do planejamento no aprendizado. Inclusive, as pausas e os passatempos podem ser programados e fazer parte do seu cronograma.

Para dar mais valor à importância do lazer, experimente tirar cerca de 30 minutos diários para se dedicar a alguma atividade relaxante e divertida. Se não conseguir, tente deixar, no mínimo, um dia do final de semana exclusivo para o descanso. Assim, você consegue ter diversos benefícios relacionados à saúde mental e, até mesmo, à produtividade e ao desempenho na faculdade.

Gostou deste post? Então, acompanhe os nossos perfis no LinkedIn e no YouTube para ver mais conteúdos relacionados!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0