8 dicas de como desenvolver a habilidade de leitura

habilidade de leitura

A habilidade de leitura pode e deve ser desenvolvida naturalmente ao longo dos anos, com materiais que variam de livros de ficção às obras acadêmicas e pequenos textos na internet. No entanto, quando você está em preparação para uma prova importante como o vestibular, é imprescindível encontrar formas de melhorar essa habilidade com mais rapidez.

Afinal de contas, os estudos envolvem bastante leitura. Boa parte dos conteúdos está disponível apenas em formato de texto e você precisa ler uma quantidade significativa deles diariamente. Se não for ágil, fica bem difícil conseguir cumprir seu cronograma de estudos para fazer a prova com o preparo adequado.

Pensando nisso, trouxemos 8 dicas para ajudar você a desenvolver e aprimorar sua habilidade de leitura para dar conta dos estudos e se sair bem no vestibular. Confira!

1. Escolha um ambiente adequado

É comum que pessoas que já têm uma boa habilidade de leitura e gostam de fazer isso regularmente, não só em relação aos estudos, leiam em qualquer lugar. Como já é um hábito consolidado, elas conseguem se concentrar com facilidade, mesmo quando estão em lugares não muito confortáveis e com algumas distrações.

Entretanto, isso não é o mais indicado, principalmente se você quer desenvolver essa habilidade na preparação para o vestibular. O ideal mesmo é ler em um ambiente adequado para os estudos, como é o caso de uma mesa e cadeira confortável. Ler na cama, por exemplo, pode ser confortável, mas provavelmente vai dar sono e distrair você do seu objetivo.

2. Evite as distrações

Por falar em distrações, é importante ter em mente que a habilidade de leitura exige foco. No caso da leitura com objetivo de estudar para o vestibular, evitar distrações é ainda mais urgente, uma vez que você tem um prazo para passar por todos os conteúdos e absorver o máximo possível deles.

Nesse sentido, procure se manter longe de coisas que podem distrair você na hora da leitura. Saia das redes sociais, evite escutar música e não fique perto de outras pessoas conversando. Desse jeito, você vai avançar na leitura com mais facilidade.

3. Adote técnicas de concentração

Manter a concentração na hora da leitura e dos estudos é difícil, especialmente com tantos elementos de distração ao seu redor, como acabamos de citar. Para contornar esse problema a fim de aprimorar a habilidade de leitura, uma ideia interessante é adotar técnicas que foram desenvolvidas para melhorar a concentração.

É o caso do método Pomodoro, que é muito recomendado para quem tem dificuldade de se concentrar em qualquer atividade. É bem simples: a cada 25 minutos de leitura, você pode parar por 5 minutos para descansar. Repetindo esse ciclo várias vezes, você vai conseguir ler bastante em um dia.

4. Estabeleça metas de leitura

Na preparação para o vestibular, não tem outro jeito, você tem que estabelecer metas de estudo para ser capaz de dar conta de tudo. Afinal, são muitas disciplinas e materiais. Como boa parte desses estudos envolvem a leitura, isso significa que é preciso definir metas para essa atividade também.

Algo que você pode fazer para se organizar é ver a quantidade de páginas que precisa ler e dividir pelo total de dias que tem disponível para isso. A cada dia, você deve tentar cumprir essa meta. Se em algum desses dias não conseguir, procure compensar no próximo ou quanto antes.

5. Faça anotações

Quando falamos de desenvolver a habilidade de leitura, é óbvio que não estamos falando apenas de ler o máximo possível para atingir uma meta de páginas lidas. O mais importante em todo esse processo é compreender o que está lendo para ter um bom desempenho no vestibular ou mesmo em qualquer outra prova que você for fazer.

Para isso, uma dica é fazer anotações enquanto lê. Você pode organizar os conteúdos em tópicos, destacar conceitos e fazer resumos. Além de ajudar no aprendizado, pois fixa melhor as informações, esse material produzido ao longo da leitura serve para revisar as matérias depois, quando a data da prova estiver se aproximando.

6. Adote a leitura ativa

Outro método que pode ajudar bastante com a habilidade de leitura é a leitura ativa. Nele, você começa lendo o sumário, títulos dos capítulos e o final do texto. Dessa forma, já vai ter uma boa noção do que o material aborda. Quando se trata de um assunto que não conhece, vale fazer uma pesquisa rápida para entender o contexto.

Na hora de ler o texto desde o começo, destaque os trechos mais relevantes com marca-texto e use post-its para marcar as páginas mais importantes. Também faça anotações, tanto nas margens das páginas quanto nos próprios post-its e em folhas à parte, e registre as dúvidas que surgirem para pesquisar mais depois.

7. Pratique a técnica de scanning

O scanning, termo em inglês que significa “escaneamento”, é uma técnica em que você deve passar os olhos sobre o texto, fazendo uma leitura mais superficial mesmo. A ideia é identificar as palavras-chave, que são os termos mais importantes do texto e ajudam a compreender do que ele trata.

Aqui, a dica não é adotar essa técnica para ler todo o material, mas sim para encontrar as partes que interessam a você com mais rapidez. Assim, não é preciso ler um texto longo quando você precisa estudar apenas um trecho dele. É uma habilidade de leitura que ajuda a ganhar tempo.

8. Leia grupos de palavras

Essa é mais uma forma ágil de desenvolver a habilidade de leitura para estudar. Em vez de ler palavra por palavra, uma depois da outra, olhe um grupo de palavras de uma só vez. Com a prática, seu cérebro vai ler os grupos de termos, permitindo que avance na leitura muito mais rapidamente.

Seguindo as dicas que trouxemos aqui, você vai melhorar sua habilidade de leitura para ler os materiais de estudo com mais agilidade e atenção. Assim, será possível ganhar tempo enquanto também absorve as informações para se preparar para o vestibular e ter um ótimo desempenho nesta prova tão importante para seu futuro.

Então, conseguimos ajudar você com as nossas dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos também!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0Shares
0 0