Grupo de estudos online: entenda as vantagens e como montar um

grupo de estudos online

Já pensou em montar um grupo de estudos online? Essa se tornou uma ótima opção para quem prefere ou precisa estudar em casa, mas deseja melhorar o aprendizado e a interação com os colegas de classe, principalmente no período de isolamento social devido à pandemia mundial de coronavírus.

Além disso, embora os cursos online sejam boas opções e estejam ganhando cada vez mais espaço no mercado, é fato que alguns alunos sentem falta de trocar experiências durante os estudos e se relacionar com outros colegas.

Por esse motivo, os grupos de estudos online surgem como uma solução para diversos problemas e trazem diversas vantagens para os alunos. Gostou da ideia? Então, continue lendo este post para saber mais sobre o assunto!

O que são grupos de estudos online?

Um grupo de estudos nada mais é que a reunião de diversas pessoas que têm um objetivo em comum: aprender mais sobre um determinado tema. Isso envolve trocar experiências, tirar dúvidas, ajudar um ao outro, interagir com os colegas, entre várias outras atividades.

Já um grupo de estudos online tem o mesmo objetivo, porém, ocorre pela internet, geralmente por videoconferência. Essa modalidade é muito comum para quem faz EAD ou está se adaptando ao ensino virtual durante a pandemia.

Quais são as vantagens de participar de um grupo de estudos online?

Estudar em grupo traz diversas vantagens que nem sempre existem ao fazer isso sozinho. Além de auxiliar a absorver melhor os conteúdos aprendidos em sala de aula, a interação social ajuda a se comprometer com mais afinco com os próprios estudos.

Os grupos de estudos online proporcionam ainda uma porção de outros benefícios. A seguir, confira os principais!

Cultivar networking

O networking nada mais é que uma rede de contatos que proporciona vantagens para os envolvidos. Começar a criá-lo desde a universidade, além de trazer mais bem-estar — por estar em volta de pessoas que o incentivam e fazem bem —, ainda ajuda a garantir boas oportunidades no futuro, principalmente no que diz respeito à entrada no mercado de trabalho.

Ter vínculo com os seus colegas em um grupo de estudos online é uma maneira de aumentar o seu networking. Assim, é possível fazer boas amizades, encontrar chances de parcerias e criar relações de cooperação.

Tirar dúvidas

Existem algumas dúvidas que surgem após a aula e nem sempre o aluno se sente à vontade de compartilhar com o professor. Sendo assim, por que não tirá-las em um grupo de estudos online? Reunir diversos colegas de classe é bom, pois um deles pode dominar mais um assunto que outros, e ajudar os demais com as dificuldades.

Além disso, entre amigos, é mais fácil se sentir descontraído e perder a vergonha de assumir que não entendeu uma parte da disciplina. Ainda há a chance de dialogar com palavras mais informais, o que facilita o entendimento sobre o conteúdo.

Ampliar conhecimentos

Em um grupo de estudos não são apenas conteúdos acadêmicos que são trocados, mas informações úteis que podem ampliar o seu conhecimento de maneira prática. Indicações para livros, documentários, filmes, artigos, músicas, sites, entre outros, sempre surgem nesses espaços e têm de tudo para colaborar para o seu desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Propor discussões construtivas

Lembra que falamos que em grupos de estudos os alunos se sentem mais confortáveis para falar abertamente sobre as coisas? Isso também pode ser útil para proporcionar discussões construtivas sobre os mais variados assuntos, oferecendo diversas perspectivas sobre um tema.

Aumentar a motivação

Estudar com outras pessoas é uma maneira de se manter motivado, mesmo nos dias mais difíceis. Essa prática traz ótimos resultados principalmente nos finais de semestres, quando há uma maior quantidade de provas e trabalhos para serem entregues, o que pode causar desânimo ou cansaço em algum momento.

Como montar um grupo de estudos online?

Sabendo das vantagens de começar a estudar em grupo, com outros colegas de sala, chegou a hora de descobrir como fazer para que essa ideia seja colocada em prática. Ficou interessado? Então, veja algumas dicas!

Divulgue entre os colegas

Caso ainda não exista um grupo de estudos em sua turma, tome a iniciativa de criar um. Para isso, divulgue a ideia para colegas que você tem afinidade e que têm objetivos acadêmicos parecidos com os seus.

Assim, é possível criar uma equipe comprometida, além de que é mais fácil se sentir confortável para estudar com pessoas que estão tão engajadas quanto você. No entanto, isso não significa que seja necessário chamar apenas quem tem um pensamento igual ao seu. É possível criar um grupo diverso, com competências e habilidades diferentes, mas com o mesmo interesse em aprender e colaborar.

Proponha um tema específico

Um dos grandes erros de quem propõe um grupo de estudos é não definir um tema para que os membros possam dialogar. Isso causa desinteresse e faz com que, aos poucos, a equipe fique segmentada.

Por isso, a sugestão é criar um plano de estudos de acordo com as aulas que o grupo está fazendo, com as provas mais próximas, livros sugeridos e assim por diante. Além disso, sempre aceite ideias dos outros membros na hora de montar o cronograma.

Crie um cronograma para os encontros

Falando nisso, o cronograma é fundamental para a organização do grupo de estudos. Definir dias e horários para as reuniões é necessário para que todos possam se programar em suas rotinas para estarem presentes.

A periodicidade em que os encontros são feitos também deve estar de acordo com a preferência da maioria, tal como escolher o melhor horário para todos. Isso vai ser essencial para que os integrantes possam se engajar e se comprometer na mesma intensidade.

Estipule bem as regras

Algumas regras podem ser necessárias para manter a organização dos estudos. Isso não significa que é preciso fazer encontros rigorosos e sem flexibilidade, mas que alguns padrões devem ser seguidos para que o equilíbrio seja mantido, como:

  • ter pontualidade;
  • evitar brigas e ofensas;
  • manter o foco nos momentos de estudo;
  • seguir o material e as atividades propostas.

Já está animado para montar o seu grupo de estudos online? Aproveite as dicas deste post para garantir um espaço agradável e construtivo para todos os integrantes. Assim, todos podem desfrutar das vantagens de estudar em equipe.

O que achou deste post? Tem alguma dúvida ou sugestão de como criar um grupo de estudos online? Sinta-se à vontade para compartilhar abaixo nos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0