Graduação tecnológica: entenda o que é e conheça os principais cursos

graduação tecnológica

Quando olhamos para as exigências do mercado de trabalho, notamos que contar com um curso superior no currículo é fundamental para conquistar as melhores oportunidades.

Uma graduação tecnológica pode colocar você à frente da concorrência. Afinal, nessa modalidade, é possível encontrar cursos para empreender e até mesmo aqueles de profissões em alta.

Pensando nisso, neste texto vamos explicar o que é uma graduação tecnológica, quais são as diferenças em comparação ao bacharelado e à licenciatura, e quais são as principais opções de cursos. Continue a leitura e confira!

O que é uma graduação tecnológica?

A graduação tecnológica é um curso de ensino superior, assim como o bacharelado e a licenciatura, reconhecido pelo MEC e oferecido tanto por instituições públicas como privadas, nas modalidades presencial e a distância.

Assim como ocorre com os outros tipos de graduação, o profissional com esse diploma pode participar de concursos públicos que exijam ensino superior, além de se matricular em cursos de pós-graduação, como mestrados e doutorados.

Quais são as principais diferenças em comparação aos demais cursos superiores?

A principal diferença entre essas graduações é que as tecnológicas são mais curtas, sendo possível conseguir o diploma em 2 ou 3 anos. Já o bacharelado e a licenciatura duram de 4 a 6 anos.

Outra vantagem da graduação tecnológica é que a formação é mais específica e voltada para a prática profissional, permitindo uma entrada mais rápida no mercado de trabalho.

Quais são os principais cursos tecnológicos?

Agora que você já sabe que a graduação tecnológica é um curso superior de curta duração, com foco no mercado de trabalho, que tal considerar essa possibilidade para o seu futuro?

A seguir, conheça os principais cursos tecnológicos e veja qual deles combina mais com o seu perfil e os seus objetivos!

Comércio Exterior

Com a globalização, as empresas deixaram de atuar apenas nos seus países de origem e passaram a buscar negócios também no exterior. Nesse cenário, surge a necessidade de contar com colaboradores que consigam se posicionar internacionalmente.

O profissional formado em Comércio Exterior terá as competências e habilidades necessárias para conduzir negociações, planejar a logística internacional e lidar com operações de câmbio, entre outras tarefas.

Gestão de Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos (RH) é fundamental para administrar os talentos de uma empresa. Essa área impacta significativamente os resultados do negócio, pois trabalha diretamente com o grau de satisfação dos funcionários.

Assim, o gestor de Recursos Humanos é o profissional responsável por atrair, reter e treinar os colaboradores, além de trabalhar nas políticas de benefícios e realizar as avaliações de desempenho, entre outras funções.

Logística

A Logística está presente em diversos setores da nossa economia, pois é ela que garante que os processos de produção, aquisição, armazenagem e transporte, entre outros, ocorram conforme o esperado.

Por isso, o tecnólogo em Logística será capaz de atuar em aeroportos, transportadoras e empresas do setor do comércio, gerenciando os processos e as produções. Outra opção é prestar serviços de consultoria para ajudar negócios a serem mais eficientes.

Gestão Hospitalar

O hospital é um tipo de empresa que tem dois diferenciais com relação aos demais empreendimentos: ele funciona ininterruptamente e tem o objetivo de salvar vidas.

O tecnólogo em Gestão Hospitalar é o profissional capacitado para cuidar do setor financeiro e da contabilidade, controlar as compras de insumos, administrar o pessoal, planejar estratégias e manutenções, fazer o controle do estoque, da limpeza e da logística etc.

Marketing

Devido às rápidas mudanças ocorridas no mercado, as empresas precisam estar sempre preparadas para as novas tendências. Nesse cenário, ganha importância o profissional com formação em Marketing.

Ele será o responsável por identificar as melhores oportunidades, ter as ferramentas necessárias para promover campanhas, ser um bom negociador e ter uma visão estratégica do negócio, de forma a fazer a diferença nas tomadas de decisões.

Como vimos, a graduação tecnológica é uma ótima opção para quem está em busca de um diploma de nível superior para entrar rapidamente no mercado de trabalho. Com a variedade de cursos disponíveis, certamente você encontrará aquele com a sua cara!

Se você se interessou pela graduação tecnológica mas tem dúvidas sobre qual carreira seguir, acesse o nosso portal e deixe-nos ajudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0