Saiba por que a graduação em Letras combina com você!

Terminar o Ensino Médio é sempre uma alegria, pois é uma etapa da sua vida que se encerra. Porém, o recém-formado precisa logo começar o seu planejamento de carreira e, para isso, deve decidir em qual curso superior ingressar. Mas, afinal, como escolher uma faculdade?

Em meio a tantas opções, é preciso considerar as suas habilidades e gostos na hora de optar pelo curso ideal. Por exemplo, se você gosta de ler e aprender idiomas e tem facilidade para ensinar algo para os outros, uma boa opção pode ser a graduação em Letras.

Para ajudar você a tomar essa decisão, neste post, vamos mostrar como é a graduação em Letras, quais são as principais áreas de trabalho e se vale a pena seguir a carreira de professor. Continue a leitura e acompanhe!

Como é a graduação em Letras?

Com formação média de 4 anos, o curso de Letras pode ser oferecido tanto na forma de bacharelado quanto de licenciatura. Algumas faculdades oferecem, também, a opção de cursar ambas as formações ao mesmo tempo.

Normalmente, o estudante faz a habilitação em português e em uma língua estrangeira, aprofundando-se no idioma e na literatura. Porém, há universidades que oferecem um foco diferenciado à graduação, como estudos linguísticos, produção textual ou revisão de textos.

A grade curricular é composta por matérias que abordam tanto a linguística — fonética, fonologia e sintaxe etc. —, como também a literatura e os estudos sobre a tradução. Ao final do curso, costuma ser solicitado que o aluno realize determinadas horas de estágio e apresente um trabalho de conclusão de curso para poder se formar.

Quais são as principais áreas de atuação?

Ensino

Talvez a área do mercado de trabalho com melhores possibilidades para o licenciado em Letras é a do ensino. Isso porque o profissional poderá dar aulas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, tanto de português, como de inglês ou espanhol, caso a habilitação tenha contemplado alguma dessas línguas.

Além das escolas públicas e particulares, é possível trabalhar em cursos de idiomas, ensinando uma outra língua ou o próprio português para turmas de alunos estrangeiros. Por fim, uma alternativa é lecionar em cursos preparatórios, como aqueles focados no vestibular ou em concursos públicos, por exemplo. Essas instituições sempre precisam de professores para as aulas e de profissionais para a correção de redações.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Iniciativa privada

A iniciativa privada também oferece uma vasta área de atuação para esse profissional. Em agências de publicidade, por exemplo, é possível trabalhar com revisões de campanhas, traduções de conteúdos, roteiros para vídeos e muito mais. Já em editoras, há espaço tanto na tradução, como na revisão de livros, revistas e outros materiais gráficos. Dependendo da formação do profissional, ele também será responsável pela parte de edição e diagramação.

Na área de produção textual, o graduado poderá trabalhar com redação de textos para jornais, revistas, agências e editoras, além de poder produzir conteúdos também para a web. Devido ao seu domínio da escrita e da norma culta da língua, esse profissional costuma se destacar nesse espaço.

Além dessas possibilidades, também há a opção de trabalhar como freelancer, oferecendo os seus serviços para outras empresas. Nessa forma de trabalho autônomo, você faz o seu próprio horário, de acordo com a sua rotina, e tem mais liberdade para atuar de onde quiser — até mesmo de sua própria casa!

Vale a pena seguir a carreira de professor?

Há quem diga que a carreira de professor é desprestigiada. Porém, a verdade é que esse profissional exerce um papel essencial na formação de todos nós. Afinal, ele é o responsável por passar adiante as habilidades que serão fundamentais para o dia a dia de um indivíduo, tanto no aspecto pessoal quanto no profissional.

As oportunidades de trabalho são as mais variadas: além da Educação Básica, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, é possível dar aulas em cursos preparatórios, hospitais, casas de detenções e, até mesmo, em instituições voltadas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, caso o professor tenha mestrado ou doutorado, também poderá dar aulas em instituições de ensino superior.

Além de contribuir para a formação de novas gerações, esse profissional também poderá atuar como gestor escolar, no setor de pesquisas acadêmicas ou como empreendedor, oferecendo cursos de sua própria autoria.

Como vimos, a graduação em Letras oferece a possibilidade de atuar em um mercado de trabalho em constante expansão. Por isso, se você gosta de literatura e de estudar idiomas, considere essa opção para o seu futuro.

Se você acha que a graduação em Letras é a ideal para você, aproveite a visita e saiba mais sobre a carreira de professor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0