Graduação de curta duração: saiba qual formação é a mais rápida!

Muitas pessoas estão em busca de realizar uma graduação de curta duração para obter uma formação de nível superior rapidamente. No entanto, são inúmeros os motivos que levam os estudantes a tomar essa decisão, principalmente se o intuito é adquirir um diploma para entrar no mercado de trabalho desde cedo.

Existem 3 opções de cursos disponíveis: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Cada um deles conta com características próprias e é voltado para objetivos distintos.

Portanto, se você quer saber mais sobre cada tipo de graduação de curta duração, continue a leitura deste post!

Entenda mais sobre os 3 tipos de graduação

A depender dos seus anseios profissionais, é preciso pensar muito bem antes de se matricular em uma instituição de ensino superior, porque cada tipo de curso tem propósitos diferentes, inclusive, variando o seu tempo de duração.

No entanto, mesmo que o curso apresente uma carga horária menor, é totalmente possível alcançar sucesso na área escolhida e se destacar no mercado de trabalho. O que importa, nesse caso, é que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), tanto para as modalidades presencial quanto a distância.

Para isso, separamos a seguir os 3 tipos de graduação e suas principais características e diferenças. Confira!

Bacharelado

O bacharelado é uma formação de nível superior que oferece ao graduando o título de bacharel. Ele dura, em média, de 3 a 6 anos, podendo ser facilmente encontrado em universidades públicas e privadas, sob diferentes formatos.

O aluno tem contato com diversas possibilidades de atuação na profissão que deseja seguir, tendo acesso aos mais variados aspectos de uma determinada área.

O intuito é formar profissionais com uma ampla carga de conhecimento, servindo como fundamento para o futuro da carreira pretendida. Para entrar no bacharelado, é preciso que o estudante tenha finalizado o Ensino Médio e participado do Enem.

Licenciatura

Já a licenciatura dura entre 3 e 4 anos, a depender da instituição de ensino e da área de atuação. Algumas universidades podem estender a duração e definir uma grade curricular mais ampla de, no mínimo, 8 semestres, ou seja, 4 anos.

O maior objetivo desse tipo de curso é formar e preparar professores para atuar na rede de ensino, geralmente para lecionar nos níveis fundamental e médio. Na licenciatura, o aluno aprende sobre técnicas e métodos didáticos e pedagógicos, além das matérias relativas à área de conhecimento, como Matemática, História, Português etc.

Esse tipo de graduação é indicado, principalmente, para quem deseja seguir carreira como professor. No entanto, o diploma também pode ser utilizado para outros fins, por exemplo, para prestar concursos públicos de nível superior.

Tecnólogo

Os cursos tecnólogos têm uma duração menor do que o bacharelado e a licenciatura, levando em média de 2 a 3 anos para serem concluídos. Esse tipo de formação tem como objetivo capacitar pessoas para trabalharem em áreas específicas do mercado.

As disciplinas oferecidas, portanto, são mais focadas na atuação profissional. O curso de tecnologia também é indicado para quem já tem experiência em determinada área, mas deseja ampliar o conhecimento adquirido anteriormente.

Assim como o bacharelado e a licenciatura, o curso de tecnologia também é considerado uma graduação de nível superior, uma vez que o MEC reconhece e valida diplomas desse tipo por todo o país.

Agora que você já sabe as diferenças e características de cada graduação de curta duração, certamente será mais simples escolher por um dos 3 tipos de formação. Lembre-se de que cada universidade pode apresentar uma grade curricular e um método de ensino distintos, o que influencia diretamente o tempo de conclusão do curso.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita ao blog e confira também 5 cursos superiores em alta para os próximos anos!

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *