Gestão Hospitalar: veja por que esse curso tem tudo a ver com você!

gestao-hospitalar

Um hospital funciona de maneira ininterrupta e, por isso, as demandas administrativas são muito maiores. O trabalho de Gestão Hospitalar inclui cuidar da contabilidade, fazer o planejamento dos recursos, controlar o estoque de medicamentos e outros insumos, entre várias atividades que só podem ser realizadas por alguém com uma visão bastante estratégica.

Portanto, se você está em fase de vestibular e apresenta tal olhar estratégico e algum senso de liderança, esse pode ser o curso certo para sua jornada. Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura e conheça em detalhes as funções do cargo, o mercado de trabalho na área e as vantagens de investir nessa profissão!

Afinal, o que é a Gestão Hospitalar?

Também conhecido como Administração Hospitalar, tal setor é responsável por gerenciar todas as demandas administrativas da área da saúde, sobretudo o planejamento de gastos e o uso correto dos recursos da instituição prestadora do serviço. Sem esse controle, muito provavelmente a unidade não conseguiria atender os pacientes com a qualidade que se espera dos hospitais.

O trabalho de gestão normalmente é dividido em subáreas, como administração financeira, de documentos, de estoque, de recursos humanos, etc. Isso otimiza a rotina no ambiente corporativo, já que cada setor de um hospital necessita de procedimentos específicos para um funcionamento adequado e uma boa logística.

Como é o mercado de trabalho?

Pessoas graduadas em Gestão Hospitalar podem atuar tanto em hospitais públicos quanto privados, assim como em consultórios médicos e laboratórios de análise. Mas se engana quem pensa que esses gestores ficam restritos aos centros hospitalares e laboratoriais, embora esse seja o foco mais comum de atuação profissional.

Hoje em dia, a presença desses profissionais também é bastante requisitada em SPAS, clínicas de estética, lares de repouso, farmácias e quaisquer outras empresas que prestem serviços de saúde. Afinal, quando a gestão é feita por um profissional especialista no ramo (em vez de alguém somente formado em Administração), as chances de o negócio prosperar são muito maiores.

Como é a graduação em Gestão Hospitalar?

A graduação em Gestão Hospitalar tem duração média de dois anos e meio. Os conteúdos da grade curricular reúnem conhecimentos da área de administração e dos negócios aplicados ao universo da Medicina. O objetivo do curso é formar profissionais habilitados para conduzir com excelência a rotina de um hospital ou outro setor da saúde.

Caberá ao gestor a tomada de decisões que influenciam diretamente a logística da instituição, aperfeiçoando aspectos como a infraestrutura do local, a composição das equipes de trabalho, as tarefas de limpeza, o destino dos resíduos hospitalares, entre outras atribuições que visam melhorar a qualidade do serviço prestado.

6 motivos para investir neste curso

Em seguida, listamos as vantagens que vão convencê-lo de que vale a pena investir nessa profissão.

1. Capacitação profissional na área da saúde

O serviço de saúde é indispensável à população, tanto do ponto de vista do diagnóstico e tratamento de doenças, quanto para a manutenção do bem-estar das pessoas, independentemente de idade ou classe social. Porém, para que todos recebam a melhor assistência possível, o hospital precisa ter processos estratégicos bem-definidos e organizados.

Quem faz um curso de gestão hospitalar, além de se capacitar profissionalmente na área da saúde e prestar um serviço essencial no mercado de trabalho, adquire o conhecimento técnico necessário para gerir todos os setores de forma impecável. O resultado é um trabalho de excelência com enorme grau de satisfação por parte do público.

2. Competência administrativa

Além de conhecimentos sobre a rotina médica, o profissional que trabalha na gestão hospitalar precisa entender bastante de contabilidade, legislação, marketing, entre outros assuntos relacionados à administração do local. Um bom curso é focado em desenvolver essas competências, contribuindo para uma formação especializada, com visão crítica e postura ética.

3. Alta demanda de mercado

A grande demanda por esses profissionais no mercado é um dos fatores que mais desperta a busca por um curso de Gestão Hospitalar. Afinal, seja nos hospitais públicos, seja nos privados, a presença de um bom gestor é imprescindível para a condução adequada dos processos. Como dissemos, não basta entender de Administração sem ter o conhecimento especializado para lidar com as particularidades da área da saúde.

4. Diversas possibilidades de atuação

Essa é outra vantagem indiscutível da carreira em Gestão Hospitalar. Apesar de o próprio nome do curso fazer referência aos hospitais, os gestores têm vaga garantida também em outros centros prestadores dos serviços de saúde. SPAs e clínicas de estética são exemplos de empresas onde a presença de um bom gestor faz toda a diferença na administração do negócio, ainda sendo apenas serviços complementares à saúde.

5. Pensamento estratégico

Essa é uma das grandes habilidades profissionais que o curso de Gestão Hospitalar desenvolve nos alunos. Pensar de forma estratégica é a base para desenvolver práticas administrativas eficientes e compatíveis com a rotina daquele local específico. Além disso, esse tipo de pensamento inclui raciocínio rápido e um sofisticado senso crítico para tomar decisões assertivas a curto prazo e em contextos desafiadores.

6. Habilidade de liderança

No início do post falamos que é necessário ter postura de líder ainda que essa não seja a sua maior qualidade. Como a atividade de gestão envolve conduzir equipes, delegar e redirecionar tarefas, é importantíssimo apresentar algum senso de liderança para que os grupos se mantenham alinhados e produtivos.

Não será difícil desenvolver tal habilidade em um curso de Gestão Hospitalar, aperfeiçoando suas competências comunicativas para que possa se relacionar bem com todos os profissionais do quadro de hospital, desde os médicos e enfermeiros aos demais prestadores de serviços essenciais e funcionários, como o pessoal da recepção, da limpeza e os responsáveis pelo descarte correto dos resíduos.

Com tantos benefícios, ficou fácil entender por que a carreira de gestão na área da saúde é uma das mais promissoras nos dias de hoje. Apenas lembre-se de que, como em qualquer curso superior, escolher uma boa universidade é pré-requisito para ser um profissional de sucesso.

Ficou interessado? Confira mais detalhes sobre essa graduação cheia de vantagens!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0