Estudar Gestão de Recursos Humanos pode ser para você: veja mais!

gestão de recursos humanos

Você tem organização para lidar com tarefas administrativas e facilidade para se relacionar com outras pessoas? Então, o curso de Gestão de Recursos Humanos se mostra como uma ótima graduação para o seu perfil.

A área de Recursos Humanos vem sendo cada vez mais procurada devido à sua diversidade de nichos de atuação. Além disso, é um setor que carrega bons índices de empregabilidade e garante uma remuneração atrativa.

A área de RH parece interessante para você? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o que a faculdade de Gestão de Recursos Humanos tem a oferecer para a sua carreira!

O que vou estudar na faculdade de Gestão de Recursos Humanos?

Antes de tudo, é preciso ressaltar que o setor de Recursos Humanos é uma das áreas da Administração. Sendo assim, você pode esperar diversas disciplinas relacionadas com a gestão de empresas, sobretudo do Departamento Pessoal.

Portanto, as matérias do curso de Gestão de Recursos Humanos visam capacitar os alunos para atuarem nos setores responsáveis pelos cuidados com o quadro de colaboradores das organizações.

Habilidades como liderança, organização, comunicação e gerenciamento de conflitos são desenvolvidas ao longo da graduação e contribuem consideravelmente para o desenvolvimento pessoal e profissional. Saiba mais!

Principais matérias

Os alunos desse curso têm contato com diversos conteúdos legislativos a fim de compreenderem detalhadamente as leis trabalhistas e de segurança no trabalho. Isso permite que, no mercado de trabalho, você consiga direcionar melhor as funções dos colaboradores de cada setor, cuidando de responsabilidades como salário e benefícios, carga horária, treinamento e bem-estar dos profissionais.

Ao longo da faculdade de Gestão de Recursos Humanos, você verá conteúdos relacionados ao recrutamento e à seleção de novos talentos para as organizações. Assim, profissionais do RH chegam ao mercado com uma base teórica e conhecimentos técnicos excelentes para identificar os profissionais adequados para cada cargo e fazer uma boa contratação.

Todas essas competências e habilidades são desenvolvidas por meio de disciplinas que abordam assuntos como:

  • Psicologia;
  • Desenvolvimento Organizacional;
  • Diversidade Étnico-cultural;
  • Gestão de Negócios;
  • Comunicação Empresarial;
  • Relações Trabalhistas.

Quanto tempo leva a graduação?

O curso de Gestão de Recursos Humanos leva, em média, 4 semestres para ser concluído. Desse modo, espera-se que o aluno conclua a faculdade em 2 anos. Não sabia que isso era possível?

Essa é uma graduação de tipo tecnólogo. Sendo assim, visa capacitar os estudantes em menos tempo, de modo a prepará-los para uma entrada rápida no mercado de trabalho, atendendo às principais demandas nas mais diversas áreas.

Outro fato interessante desse curso é que, por contar com diversas disciplinas teóricas, é possível realizá-lo inteiramente a distância, nas faculdades EAD. Essa é uma grande vantagem para quem tem pouca disponibilidade de tempo na rotina ou mora em regiões em que não há instituições de ensino que ofereçam essa graduação.

No entanto, se você prefere ter toda a experiência de sala de aula no campus da instituição de ensino, também há a possibilidade de realizar esse curso de modo presencial. Ou seja, você tem diversas formas de obter o seu diploma de Gestão de RH — basta encontrar a modalidade de ensino que mais se encaixa com as suas necessidades e sua rotina.

Qual é o perfil do graduando em Gestão de Recursos Humanos?

Mas será que o curso de Gestão de Recursos Humanos, de fato, combina com você? Uma dica para fazer escolhas profissionais com mais facilidade é buscar um coaching de carreira, para receber orientações adequadas e identificar as possíveis áreas relacionadas às suas habilidades e aos seus objetivos.

No entanto, existem algumas pistas que vão ajudar você a saber se combina ou não com essa profissão. Veja as principais características de um gestor de Recursos Humanos!

Comunicação e organização

Tendo em vista que o profissional de RH se relaciona com funções que podem ser delicadas, como a contratação, demissão, delegação de tarefas e ajustes de salários, é preciso ter facilidade de comunicação com outras pessoas. Assim, você passará as informações de forma clara e objetiva.

Gestão de conflitos

Ter inteligência emocional, junto da capacidade de resolver problemas, principalmente envolvendo outras pessoas no ambiente de trabalho, é um diferencial. Essas competências se mostram muito importantes para o dia a dia no cargo de gestão de RH.

Liderança

Também é importante que saiba manter uma comunicação empática, sem deixar de ser firme nas decisões. Afinal, o senso de liderança e de engajamento é importante para seguir nessa profissão, de modo a incentivar os profissionais a darem o seu melhor e a se destacarem no mercado.

Olhar analítico

Ser uma pessoa analítica também vai oferecer uma série de vantagens ao profissional do RH. Essa habilidade ajuda a identificar talentos e caprichar na seleção, contratação, promoção e retenção de colaboradores dentro de uma organização.

Quais são as possibilidades de atuação?

Um dos maiores atrativos da carreira de Recursos Humanos é a possibilidade de atuar em diversas áreas, como:

  • treinamento, recrutamento e seleção;
  • orientação de carreira;
  • administração de Departamento Pessoal;
  • gestão de cargos e salários;
  • segurança no trabalho e relações trabalhistas.

Sendo assim, é possível encontrar variadas vagas de emprego, para cargos de tipo analista de RH, consultoria, supervisão, entre vários outros. Não é à toa que o mercado de trabalho está sempre em busca de profissionais capacitados para atender a essas demandas e oferece cada vez mais oportunidades interessantes na área.

A remuneração para os profissionais formados em Gestão de Recursos Humanos também costuma ser bastante atrativa. A média salarial é no valor de R$ 3.801,00, embora esse número possa aumentar consideravelmente conforme o cargo ocupado em uma organização, experiência profissional, região e jornada de trabalho.

E agora, já sabe dizer se o curso de Gestão de Recursos Humanos é para você? Além da graduação, é muito importante fazer uma boa escolha sobre a instituição de ensino. Estudar onde os seus sonhos são incentivados, com qualidade e inovação no ensino, é outro fator que vai contribuir muito para o desenvolvimento de sua carreira.

Quer saber onde encontrar esse apoio para investir na sua educação? Então, entre em contato com a Cruzeiro do Sul Educacional e saiba mais sobre os nossos cursos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0