Gestão de carreira: confira 6 dicas de como aprimorá-la

gestão de carreira

Você já pensou em como quer que a sua vida esteja nos próximos 5 ou 10 anos? Essa é uma das ideias principais na hora de fazer a gestão de carreira. Afinal, tem tudo a contribuir no planejamento de seu desenvolvimento profissional.

Como o mercado está cada vez mais competitivo, é importante avaliar formas de crescer profissionalmente. Essa é uma estratégia fundamental para ter mais perspectiva de carreira e definir os seus objetivos, tanto pessoais quanto profissionais.

No entanto, é preciso seguir alguns passos para aprimorar a sua gestão de carreira. Neste post, confira 6 dicas essenciais para isso. Acompanhe!

O que é gestão de carreira?

A gestão de carreira é, primeiramente, o fruto de uma autoavaliação para definir quais são os seus principais sonhos. Com base nisso, é possível compreender o que você espera de sua vida profissional e o que pode ser feito para alcançar esses objetivos. Enfim, é realizado um grande planejamento, depois de muita pesquisa, para entender qual é o caminho que você deve seguir para ter realização pessoal e profissional.

A gestão de carreira pode começar ainda na universidade ou até mesmo antes de entrar nela. O ambiente universitário tem muito a colaborar para ter uma perspectiva maior da vida profissional, fazer um bom networking e estabelecer metas para atingir durante a sua vida.

No entanto, o maior desafio de todo esse processo é a análise interna que você precisa fazer, a fim de saber o que realmente é capaz de satisfazer os seus desejos no futuro. Ou seja, o passo principal é se entender melhor para saber quais são os seus principais sonhos e objetivos.

Por que a gestão de carreira é importante?

A vida profissional, na prática, é bem dinâmica. Isso faz com que algumas situações e períodos sejam desmotivadores. Contudo, a gestão de carreira pode ser vista como um guia para se adaptar às adversidades e continuar persistindo nos seus objetivos.

Além do mais, ela ajuda na sua autoestima e valorização de suas habilidades. Esses são fatores muito apreciados no mercado de trabalho, que podem conduzir você a boas posições de carreira.

A seguir, veja quais são as principais vantagens de fazer uma gestão de carreira e por que ela se torna cada vez mais importante para o sucesso profissional!

Define objetivos

Você não vai decidir qual caminho trilhar se não souber qual é o destino. Essa é uma das mais importantes vantagens da gestão de carreira, pois ela faz com que você defina os seus objetivos e estimula a criação de estratégias para alcançá-los. 

Influencia na tomada de decisões

Ao ter bem definido o que você espera de sua vida profissional, você consegue tomar decisões que conduzam ao caminho do sucesso. Ou seja, a gestão de carreira faz com que você faça escolhas que colaboram para atender às suas expectativas para o futuro.

Impacta a empregabilidade futura

Esse conceito também ajuda na sua empregabilidade. Afinal, com o gerenciamento de sua carreira, você consegue identificar quais são os empregos que auxiliam na sua realização profissional.

No entanto, lembre-se de que a gestão de carreira é construída pilar por pilar. Desse modo, é arriscado tentar pular etapas importantes no seu desenvolvimento profissional, tentando chegar ao seu objetivo sem ter uma preparação adequada.

Diminui riscos

Outro grande benefício da gestão de carreira é dar mais segurança à sua vida profissional. Isso diminui os riscos de fazer investimentos sem o devido planejamento e preparação.

Como fazer a gestão de carreira?

Chegou a hora de entender como a gestão de carreira pode ser feita na prática. Veja 6 dicas a seguir!

Powered by Rock Convert

1. Desenvolva inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das virtudes mais importantes para a sua vida. Ela vai ajudar a identificar melhor os seus sentimentos e a saber lidar com eles. Além disso, contribui para a compreensão das emoções alheias, sem julgamentos ou mal-entendidos.

Dessa maneira, ao trabalhar a inteligência emocional, você não apenas melhora o seu autoconhecimento, como é capaz de estabelecer melhores relações interpessoais. Ambas características têm muito a oferecer no desenvolvimento de sua carreira.

2. Aprimore suas habilidades

Independentemente da área de atuação, é necessário ter habilidades desenvolvidas, não apenas para se destacar, como também para realizar o seu trabalho da melhor maneira. Para fazer isso, nada melhor que aprimorar o que você já sabe.

Uma das melhores formas de desenvolver as suas habilidades é por meio do conhecimento. Por isso, busque um diploma no Ensino Superior, participe de palestras e demais eventos, tire as suas dúvidas e esteja sempre à disposição para aprender mais.

Além disso, vale a pena abrir os horizontes para aprender coisas simples de outras áreas. A interdisciplinaridade é outra característica valorizada no mercado de trabalho, sendo um ótimo destaque em seu currículo.

3. Atualize-se

Engana-se quem pensa que basta concluir um curso no Ensino Superior para ter a carreira garantida. Como visto, a vida profissional é dinâmica, e isso se deve ao fato de que o mercado de trabalho passa por diversas atualizações.

Isso é ainda mais evidente atualmente, com a transformação digital. A participação integral da tecnologia em todas as áreas da nossa vida faz com que tenhamos que aprender a lidar com ela, mesmo em profissões menos ligadas aos meios tecnológicos.

E apenas acompanhar as inovações não é suficiente, pois o profissional do futuro sabe como é fundamental atualizar os conhecimentos na sua área de formação. Por esse motivo, os cursos de pós-graduação estão sendo muito procurados.

Além do mais, é importante estar de olho nas tendências mundiais e nacionais. Acompanhar as notícias, ler livros recentes, conversar com pessoas da área: todas essas são maneiras de se atualizar constantemente e não perder informações importantes para o seu desenvolvimento pessoal.

4. Cultive bons relacionamentos

Você conhece o termo networking? É uma das palavras-chave para a sua gestão de carreira. Trata-se de estabelecer relações positivas com pessoas da sua área de trabalho, a fim de construir uma rede de apoio.

Utilizar as redes sociais, participar de workshops e conferências e manter um relacionamento saudável dentro do ambiente de trabalho são atitudes promissoras para criar um bom networking.

5. Capriche no marketing pessoal

Ter uma boa imagem profissional também é uma maneira de mostrar a sua competência. Para isso, o marketing pessoal atua na criação de uma identidade que realce as suas principais habilidades, evidenciando os seus diferenciais.

Investir nisso é fundamental na hora de competir por uma vaga de emprego ou tentar subir de cargo dentro da organização onde trabalha. No entanto, é preciso prezar por um marketing pessoal honesto e que condiz com a sua realidade. Por isso, não tente impressionar demais e acabar colocando em risco a confiabilidade de suas informações.

6. Faça uma análise SWOT

A análise SWOT é uma técnica muito utilizada na gestão de empresas, que busca identificar os pontos fortes (strengths), as fraquezas (weaknesses), as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threads) de um negócio. Esse conceito pode se expandir para a sua carreira e permite uma boa análise para encontrar pontos de melhoria e habilidades que merecem atenção.

Com essas dicas, é possível melhorar a sua gestão de carreira e conquistar os seus maiores sonhos, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Portanto, tire as ideias do papel e comece a colocar em prática o que você aprendeu aqui.

Aproveite e acompanhe os nossos perfis nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0