Descubra como fazer a sua gestão de carreira com essas 6 dicas

gestão de carreira

Já pensou em como você gostaria de estar, profissionalmente, dentro de alguns anos? Uma ferramenta importante para conseguir os resultados esperados é a gestão de carreira. No entanto, como saber se está fazendo planos estratégicos?

Para começar, é preciso entender o que é fazer a gestão de carreira. Basicamente, trata-se de montar um plano bem estruturado dos rumos que você deseja seguir na vida profissional. Na prática, significa definir um objetivo e os passos necessários para alcançá-lo.

A gestão de carreira é importante mesmo em tempos de crise, nos quais não se sabe muito bem o que esperar do futuro. Assim, você mantém o foco nas suas expectativas profissionais e, quando o cenário se estabilizar novamente, faz ajustes realistas no seu planejamento.

Quer saber como caprichar na gestão de carreira e alcançar o sucesso profissional esperado? Então, acompanhe este post e fique por dentro de 6 ótimas dicas!

1. Busque o autoconhecimento

O primeiro passo para entender o que seria bom para a sua carreira é o autoconhecimento. Ao se conhecer cada vez mais, você consegue identificar quais são os seus principais desejos e as suas expectativas.

Como a vida profissional é uma parte fundamental para a realização de diversos sonhos, a gestão de carreira ajuda a alcançar também a satisfação pessoal. Por isso, é importante buscar, acima de tudo, conhecer e compreender quem você é.

Assim, é possível até mesmo descobrir novos desejos e, por exemplo, fazer uma transição de carreira bem planejada, para ir em busca dos seus reais objetivos. Uma boa gestão de carreira promove também uma nova motivação, organização e mais chances de obter sucesso na jornada profissional. 

2. Faça um planejamento

Outro ponto fundamental para a sua gestão de carreira é a realização de um planejamento. Uma opção é estruturá-lo de acordo com cada passo que você precisa dar, por exemplo:

  • primeiro, faça um planejamento geral, definindo os objetivos principais para a sua vida profissional e quanto tempo eles levam para serem atingidos;
  • em seguida, baseie-se nesse planejamento geral para montar planos específicos, de médio prazo, organizando-os em pares de anos, por exemplo;
  • por fim, faça planejamentos de curto prazo, como anuais e mensais.

Dessa maneira, você consegue ter um maior controle sobre os seus objetivos e se organizar para colocar o planejamento em prática. Quer um exemplo para entender melhor como planejar a sua carreira pode ajudar a conquistar maiores realizações?

Pense, por exemplo, que você deseja se tornar especialista em Recrutamento e Seleção, na área dos Recursos Humanos. O primeiro passo para isso é ter uma formação superior. Desse modo, no planejamento de longo prazo, você pode colocar o fim da graduação, enquanto nos de médio e curto prazo é possível definir um plano de ação para pesquisar uma universidade, estudar para o vestibular e fazer a matrícula.

Para se tornar especialista em uma área, é preciso também buscar uma pós-graduação e formações complementares. Dessa maneira, planeje-se para pegar disciplinas optativas relacionadas aos seus objetivos de carreira e faça planos para iniciar uma especialização após o término da graduação.

É importante ter em mente que o planejamento é apenas uma base para nortear as suas ações. Sendo assim, nem sempre ele vai conseguir ser seguido à risca, pois podem surgir imprevistos e mudanças. Por isso, é fundamental colocar em prática a adaptabilidade e estar sempre ajustando as ideias de acordo com as suas novas expectativas.

3. Tenha objetivos

Para fazer um planejamento e uma gestão de carreira eficientes, é preciso ter objetivos bem definidos. Para isso, é essencial alinhar as metas com os planos de ação criados para a sua vida profissional. Como fazer isso na prática?

Uma opção é definir um objetivo principal e fragmentá-lo em várias metas. Desse modo, é possível incluí-las no seu planejamento de carreira, de acordo com o prazo que podem levar para serem cumpridas.

Essa é uma estratégia para dar pequenos passos em busca dos seus sonhos de carreira, aproveitando bem as oportunidades que aparecem pelo caminho e tomando decisões baseadas nas suas perspectivas profissionais.

4. Busque sempre o conhecimento

O conhecimento será o fator fundamental para conquistar todas essas realizações. A educação é uma forte aliada para a construção de uma carreira de sucesso e na obtenção de qualidades profissionais e formações essenciais para seguir em uma área de atuação.

Desse modo, esteja sempre em busca de fontes de conhecimento, seja uma graduação, pós-graduação, cursos livres, eventos da área, notícias, artigos, entre várias outras. Assim, é possível se tornar um profissional cada vez mais completo. 

5. Faça networking

Uma carreira consegue ser construída de maneira muito mais eficiente com o apoio de profissionais de qualidade. É por isso que o networking é um componente importante da sua vida profissional.

Trata-se de ter uma rede de contatos profissionais, com a qual você pode contar para formar parcerias, descobrir novas ideias, atualizar-se e, até mesmo, conseguir boas oportunidades de emprego.

O networking pode ser feito desde o período da graduação, com os colegas e professores. Além disso, participar de eventos da sua área de atuação permite conhecer diversos profissionais com interesses em comum, contribuindo para a formação de uma boa rede de contatos.

6. Tenha foco e responsabilidade

Por fim, outra dica fundamental é manter o foco na sua gestão de carreira, sem deixar de lado a responsabilidade com a sua vida pessoal e profissional. Essas são soft skills essenciais para garantir um bom desenvolvimento. Afinal, encontrar o equilíbrio é um passo importante para administrar as demandas e tomar decisões bem pensadas.

Além disso, é importante se concentrar nos seus objetivos profissionais, a fim de não perder o ânimo mesmo nas situações difíceis, aprendendo a analisar cada uma delas de forma estratégica.

Com essas dicas, você tem de tudo para começar a fazer uma boa gestão de carreira. Lembre-se de que esse pode ser o diferencial necessário para se destacar no mercado de trabalho e ter acesso a ótimas oportunidades de emprego. Por esse motivo, é hora de colocar em prática o que aprendeu e ir em busca da sua realização profissional!

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