Futuro profissional dos jovens: como estar pronto para ele?

futuro profissional dos jovens

O futuro profissional dos jovens é um tema muito discutido tanto por quem está nessa faixa etária quanto por adultos que se importam em auxiliá-los de alguma maneira. É nesse contexto repleto de informações que muitos ficam em dúvida e confusos, pois essa é uma fase marcada por inúmeras possibilidades e desafios. E, então, eles se perguntam com frequência: qual é o melhor caminho? Como é possível ser mais feliz e ter realizações?

Para aqueles que ainda não têm experiência em lidar com o mercado de trabalho, provavelmente qualquer situação mais difícil poderá se tornar um problema gigantesco, por isso, buscar informações, ler sobre o assunto pode trazer acolhimento e compreensão para lidar com as adversidades de uma forma natural. Afinal, aparecerão eventos que são desafiadores, porém eles fazem parte do percurso dos estudantes e dos profissionais de inúmeras áreas.

É pensando em todo esse contexto que desenvolvemos este conteúdo. Aqui, você verá dicas sobre como estar preparado para o seu futuro profissional de forma mais leve e tranquila. Boa leitura!

Quais são os desafios relacionados ao futuro profissional?

Em cada fase, nossa vida pede que enfrentemos diversos desafios. Isso tem início lá no período quando ainda somos bebês: aprendemos a andar, falar, expor nossas vontades, a esperar, ter paciência, modular nossas ações, entre outros. 

Quando vamos para a escola, os desafios sociais aparecem com mais intensidade. Aprendemos a nos relacionar com colegas da mesma idade, enfrentamos adversidades, lidamos com pessoas diferentes, aprendemos a seguir regras para o bem coletivo. 

Quando jovens somos chamados a decidir o nosso futuro e pensarmos em qual profissão queremos seguir. Isso pode ser um tanto assustador e trazer um certo peso para as nossas costas, mas é importante ter em mente que se nos enganamos ou se acertamos em nossas escolhas dependerá das nossas vivências futuras. Percebe que falamos “engano” em vez de “erro”? Isso porque tudo o que aprendemos fica para nós como conhecimento e experiência.

Como essa é uma etapa de grandes transformações, é normal que a gente fique deslumbrado com o futuro e, por isso, acabamos criando muitas expectativas, isso pode ser algo prejudicial, pois quando algo não sai como imaginamos, a frustração pode ser maior. Por essa razão é muito significativo trabalhar a inteligência emocional.

Veja quais são os desafios que você jovens podem encontrar no mercado de trabalho: 

  • muitas pessoas acreditarão que você é novo demais para um determinado cargo;
  • o contrário também pode acontecer, por ter se formado recentemente as pessoas podem esperar muito de você;
  • os salários podem não ser os melhores;
  • você terá que lidar com uma rotina regrada para cuidar da sua saúde mental e física;
  • as relações interpessoais pedirão de você mais compreensão e abertura, afinal muitas ideias diferentes atuarão em um mesmo objetivo.

Quais são os perigos da pressão que os jovens sentem?

Quando estamos entrando no mercado de trabalho, é importante se lembrar que todos já foram iniciantes, até aquele profissional que é referência de conhecimento para você. Muitas pessoas podem crescer dentro de uma empresa e vários serão os motivos para que isso aconteça, mas é importante não se sentir intimidado pelos colegas de trabalho mais experientes ou com a complexidade do trabalho que é apresentado. Procure realizar suas tarefas da melhor maneira possível, sendo coerente com os seus valores e os valores da empresa.

Quando as adversidades chegam, às vezes colocamos mais pressão do que é necessário em nós mesmos. Isso pode gerar muitos problemas, alguns deles são pautas muito discutidas atualmente: 

Diante de todos esses problemas, é muito importante que você coloque em primeiro lugar a sua saúde. Então, diante da pressão, fique atento aos sinais do seu corpo: 

  • você está dormindo bem?
  • Você se sente bem quando se alimenta? 
  • Seu coração acelera quando as pessoas falam de futuro ou de trabalho? 

Essas perguntas são relevantes para ter atenção aos seus sentidos e, caso perceba que algo não está interessante, tente procurar a ajuda qualificada de um profissional.

Como se preparar para o futuro?

Para se preparar bem para o futuro é importante investir em seu aprendizado e também na sua saúde mental. Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar muito nesse processo!

Diversifique seus horizontes

Quando deixamos o ensino médio ou a graduação, acabamos tendo uma visão limitada da nossa carreira. Isso pode nos fazer perder oportunidades. Sendo assim, lembre-se que se algo não saiu como você imaginava, existem outros lugares, outras situações em que você é altamente necessário. Então, esteja aberto para o novo e para as conquistas inesperadas.

Controle a ansiedade

A ansiedade é algo normal para o ser humano. Ela é responsável por nos proteger de diversas situações perigosas, pois podemos pensar rápido e agir de imediato. Por exemplo, se você está atravessando a rua e o sinal abre para os carros, é a sua antecipação — ansiedade — que avisará do perigo e, dessa forma, você poderá reagir. 

Porém, a ansiedade se torna problemática quando ela aparece de maneira exagerada diante de situações que não trazem perigo. Tente estar atento ao seu corpo e aos seus sentimentos, quando perceber que a ansiedade está fora de controle, respire e converse consigo: “essa não é uma situação de perigo, é mais um momento da vida em que me disponho a viver novas experiências.”

Trace um plano

Quando temos um planejamento para o futuro e metas a serem atingidas, nos sentimos menos ansiosos e evitamos a procrastinação. Sendo assim, sente e escreva em um papel quais são os seus principais objetivos e onde buscá-los. Dessa maneira, você terá uma rota e um caminho que trará mais certeza para o seu futuro profissional.

Cuide dos seus hábitos

Se queremos que as situações funcionem para nós, é vantajoso cuidar da nossa saúde. Portanto, cuide de seus hábitos: procure fazer exercícios físicos pelo menos três vezes na semana, alimente-se com produtos de boa procedência — evite industrializados —, chame os amigos para uma caminhada ou para um café. Todos esses cuidados ajudarão a manter o equilíbrio.

Identifique seus pontos fortes e fracos

Todos nós temos pontos fortes e pontos fracos. O autoconhecimento é a chave para você identificá-los e investir naquilo que você se destaca de maneira positiva e trabalhar para a melhoria dos seus pontos fracos.

Sendo assim, liste quais são as suas habilidades positivas e em uma entrevista de emprego, por exemplo, destaque-as e liste quais são os seus pontos mais fracos, dessa maneira você poderá procurar por lugares e profissionais que podem ajudar a melhorá-los.

Qual a importância de cursar uma faculdade?

Quando jovens, escutamos muitas pessoas que querem o melhor para nós. Elas nos dão as orientações a partir da própria experiência de vida. Geralmente, esses conselhos ajudam muito. Porém, não se sinta pressionado ao ouvi-los. Escute-os com atenção, agradeça-os, porém saiba que no final a decisão é sua. Nesse contexto, saiba que a faculdade é algo muito importante e não pode ser deixada de lado. 

Com um ensino superior, você terá acesso a tantas oportunidades que trarão perspectivas para um futuro profissional promissor. Por exemplo:

  • você trabalhará com o que gosta;
  • terá oportunidades de encontrar bons salários;
  • terá seus direitos garantidos;
  • encontrará uma oportunidade ampla de concursos;
  • participará de vários projetos acadêmicos;
  • a faculdade será um campo para você começar o seu networking.

As vantagens são muitas e quando você ingressar nesse ramo, compreenderá a dimensão do conhecimento que poderá encontrar ao entrar em contato com tanta diversidade de informações.

O futuro profissional dos jovens é importante de ser pensado no presente. No entanto, conscientizar-se sobre a pressão e sobre os desafios que podem aparecer é fundamental para que saibamos lidar com as adversidades mantendo a nossa saúde mental.

Gostou do nosso conteúdo? Então, entre em contato! Estamos disponíveis para auxiliar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0