Fui demitido, e agora? Dicas para se realocar no mercado de trabalho rapidamente

fui demitido e agora

“Fui demitido, e agora?” É essa a frase que está passando pela sua cabeça neste exato momento? Então, saiba que é possível se tranquilizar e começar a apostar em algumas estratégias para superar a demissão.

Sabemos que não é nada fácil passar por um processo de recolocação profissional, contudo, é possível conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho em pouco tempo.

Neste post, queremos ajudar você a pensar em algumas soluções. Acompanhe e confira algumas dicas do que fazer depois da demissão!

Reative ou crie uma rede de contatos

Como está a sua relação com os antigos colegas de trabalho, da escola ou da faculdade? Ter uma rede de contatos é fundamental para criar um networking profissional e, assim, receber ajuda para se realocar no mercado.

Por meio do networking, é possível receber indicações, iniciar parcerias, trocar experiências, entre várias outras vantagens para a sua carreira. Por esse motivo, caso você ainda não tenha uma rede de contatos, vale a pena começar a investir nisso.

Atualize seu currículo

Aproveite também para tirar algumas horas para atualizar o seu currículo. Confira se as suas novas formações e experiências profissionais estão bem descritas e veja como fazer para que o seu perfil se torne mais atraente em sua área de atuação. Nesse momento, podem surgir algumas ideias de cursos para complementar os seus conhecimentos.

Defina novas metas e objetivos profissionais

Depois que você saiu do emprego mais recente, já teve um tempo para pensar no que você espera alcançar com a sua carreira? Então, aproveite esse momento para definir novas metas e objetivos profissionais.

Assim, você já pode começar a investir nesses caminhos ao procurar novas oportunidades nas áreas em que você tem mais interesse, além de planejar como alcançar os objetivos profissionais traçados.

Cadastre-se em sites de vagas e atualize suas redes sociais

Você sabia que as redes sociais também ajudam a conseguir um bom emprego? Por exemplo, o LinkedIn tem aberto ótimas portas para várias parcerias profissionais muito vantajosas.

Por esse motivo, lembre-se de atualizar os seus perfis profissionais nas redes sociais e procure alguns sites de vagas de empregos para acompanhar as divulgações. Com isso, é possível encontrar rapidamente ótimas oportunidades.

Atualize seus conhecimentos

Que tal investir tempo na educação? Faça cursos, participe de palestras e visite eventos relacionados à sua área de atuação para atualizar os conhecimentos e apresentar um diferencial no mercado.

Inclua experiências voluntárias no currículo

O voluntariado, muitas vezes, pode ser visto como perda de tempo por algumas pessoas, mas isso é um erro. Por mais que algumas experiências não tragam retorno financeiro, elas podem agregar muito no seu currículo.

Afinal, ao se engajar com novas atividades, você tem a oportunidade de desenvolver novas competências e habilidades, além de conhecer melhor uma nova área, expandindo os seus conhecimentos.

Prepare-se bem para as entrevistas

Já sabe o que fazer quando receber o convite para um processo seletivo? Preparar-se para mandar bem nas entrevistas de emprego também é importante. Assim, as suas chances de conseguir a vaga aumentam.

A partir de hoje, sempre que você pensar “Fui demitido, e agora?”, lembre-se dessas dicas. Além disso, tenha em mente que ótimos caminhos podem surgir após a demissão, sendo possível retomar os estudos, fazer um curso profissionalizante, mudar os rumos da carreira e, inclusive, investir no empreendedorismo. Por esse motivo, aproveite as novas possibilidades para ir em busca do seu sucesso.

Gostou da ideia de apostar na educação para se realocar no mercado de trabalho? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar você nessa missão!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0