Veja aqui 8 dicas para manter o foco nos estudos!

foco nos estudos

Não importa se você está se preparando para o vestibular ou se já entrou na faculdade: provavelmente, tem problemas para otimizar seus estudos, com o objetivo de dar conta de revisar toda a matéria pendente, não é mesmo?

De fato, muitos estudantes têm dificuldade de manter o foco nos estudos, seja por conta das distrações ao redor, seja pela quantidade de disciplinas que precisam ser revisadas. Porém, seguindo algumas dicas simples, é possível reverter esse quadro.

Se você também tem esse problema, continue a leitura deste post. Aqui, vamos explicar 8 dicas para que consiga manter o foco no seu aprendizado e melhorar o seu desempenho acadêmico. Confira!

1. Crie um cronograma

O primeiro passo para se concentrar nos estudos é definindo exatamente quais tópicos estudar em um determinado momento do seu dia ou da sua semana. Dessa forma, é possível garantir não apenas que nenhuma matéria deixará de ser revisada, mas que os exercícios e os trabalhos serão feitos e entregues no prazo estipulado pelo professor.

Isso porque um cronograma de estudos eficiente ajuda o estudante tanto a planejar quanto a organizar as horas disponíveis para estudar — considerando a própria concentração e o tempo de aprendizagem para elaborar a melhor rotina de acordo com os seus objetivos.

2. Estabeleça uma rotina de estudos

Para que o cronograma de estudos funcione, ele precisa fazer parte da sua rotina. Somente dessa forma você conseguirá criar o hábito de estudar e ter foco nessa tarefa, alcançando os resultados planejados e atingindo os seus objetivos.

Para estabelecer uma rotina de estudos, é importante definir os horários disponíveis com o máximo de critério possível. Lembre-se de considerar os momentos nos quais você sente que tem mais produtividade, de modo que a frustração por não conseguir avançar em um tópico como esperado não prejudique o seu rendimento.

Contando com uma boa rotina, é possível, até mesmo, conciliar trabalho e estudo sem perder a cabeça. Portanto, se essa jornada dupla fizer parte de sua vida, considere nossa dica atenciosamente.

3. Defina suas prioridades

Se você está tendo dificuldade para montar o seu cronograma de estudos e organizar nele todos os tópicos que precisam de atenção, uma boa dica é definir as suas prioridades durante esse futuro próximo.

Por exemplo, se tiver uma prova importante em breve, é importante focar os estudos nos assuntos cobrados nela, para garantir um bom desempenho no exame. Da mesma forma, caso perceba que está tendo muita dificuldade em uma disciplina em específico, seria uma boa ideia estudá-la com mais afinco e dedicação.

Contudo, se partir para essa tática ao montar o seu cronograma, não caia no erro de priorizar esses assuntos e deixar o restante do conteúdo de lado, certo? Lembre-se de que todos os tópicos precisam ser estudados em harmonia, a fim de que você não fique sobrecarregado mais para frente.

4. Desligue os eletrônicos

Para que a rotina e o cronograma de estudos funcionem em seus máximos potenciais, é fundamental eliminar todas as distrações do ambiente. Portanto, procure desligar todos os eletrônicos do local, como televisores e rádios. Aproveite e mantenha o seu celular longe do seu alcance e, de preferência, no modo silencioso.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Caso não precise do computador para fazer pesquisas, redigir trabalhos ou participar de um grupo de estudos online, o ideal é mantê-lo também desligado. Dessa forma, você evita se distrair com mensagens em redes sociais ou e-mails.

5. Use um espaço adequado

Além de eliminar as distrações, é preciso escolher um bom local de estudos, para que o seu aprendizado possa render o esperado. Pensando nisso, escolha um ambiente bem iluminado e arejado, assim como tranquilo e sossegado, sem um fluxo constante de pessoas.

Contar com uma boa mobília, principalmente uma cadeira ergonômica e confortável, é fundamental para conseguir estudar por longas horas sem prejudicar a sua saúde — sobretudo se você estiver cursando uma faculdade EAD.

Por fim, reúna todos os materiais necessários para os seus estudos e mantenha-os ao seu alcance, de modo que eles estejam sempre à mão quando necessário.

6. Faça pausas durante os estudos

Se você fazer uma boa gestão de tempo, conseguirá ter alguns momentos de pausa durante os estudos. Eles são fundamentais para relaxar o corpo e a mente, de forma a não se sobrecarregar com a quantidade de informação estudada.

Aproveite esses períodos para dar uma volta, mesmo que seja pela sua casa, esticar o corpo e ajustar a coluna, hidratar-se e, até mesmo, conversar um pouco com um amigo ou familiar. Lembre-se de que é importante ter foco nos estudos, mas essa prática deve ser realizada cautelosamente a fim de não causar uma sobrecarga mental no estudante.

7. Mantenha uma alimentação saudável

De nada adianta se dedicar com afinco aos estudos, se você não cuidar da sua alimentação. Afinal, ela é a encarregada por oferecer ao seu corpo as vitaminas e os nutrientes responsáveis pelo seu bom funcionamento — o que inclui, também, a memória.

Portanto, para garantir que o seu corpo tenha à disposição tudo o que precisa, procure manter uma alimentação leve e balanceada, sem excessos de gorduras, frituras, açúcares e bebidas gaseificadas.

8. Tenha uma boa noite de sono

Nossa última dica de estudo deste post é, também, uma das mais importantes: não abra mão das suas noites bem-dormidas. Afinal, é durante o sono que o organismo se regenera e o seu cérebro fixa na memória de longo prazo tudo o que você viu de importante durante o dia.

Portanto, manter o hábito de dormir a quantidade de horas recomendadas para a sua faixa etária auxilia não apenas a manter o corpo e a mente descansados, como também a memorizar o conteúdo estudado.

Como vimos, seguindo alguns passos simples, é possível aumentar o foco nos estudos de forma a melhorar o seu desempenho. Portanto, não perca mais tempo e coloque agora mesmo as nossas dicas em prática!

Se você achou este post útil, aproveite para seguir as nossas contas nas redes sociais. Estamos no YouTube, no Facebook, no Twitter e no Instagram!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Pra passar no vestibularPowered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0