Final de semestre: 9 dicas para fechar o período com chave de ouro!

Quem já entrou na universidade sabe bem como o final de semestre pode ser difícil. Essa é a época em que provas e trabalhos se acumulam — e ainda pode existir a necessidade de colocar os estudos em dia e recuperar a nota nas matérias mais complicadas.

Diante de tudo isso, as semanas que finalizam o semestre podem ser muito estressantes para os estudantes. Ainda assim, é possível se organizar para passar por esses dias com mais tranquilidade e conseguir os resultados que você busca.

Quer saber como fazer isso? Confira as dicas que reunimos neste post!

1. Organizar a rotina

Todos os professores precisam realizar avaliações e fechar a nota das turmas no final do semestre. Assim, é comum que os alunos se percam diante de tantas atividades e prazos.

Por isso, a primeira dica é listar tudo o que precisa ser feito, assim como os dias e horários que estão disponíveis. Se você concilia trabalho e estudos, monte uma tabela com os momentos que pode dedicar às atividades.

Lembre-se também de incluir os prazos de cada prova e trabalho. Dessa forma, um cronograma começa a se desenhar. Então, será hora de organizar os períodos para estudar e terminar os trabalhos.

2. Fazer um checklist de tarefas

Muitas vezes, anotar o dia das provas e entregas de tarefas não é suficiente, já que cada um deles pode exigir pequenos passos. Por exemplo, procurar bibliografia para um trabalho, preparar slides, estudar vários conteúdos para uma avaliação etc.

O que fazer então? A melhor estratégia é dividir cada obrigação em uma lista de tarefas menores. Utilize a data de entrega para organizar os prazos das etapas. Quem tem uma semana para estudar antes de uma prova pode separar o conteúdo e revisar um pouco dele a cada dia.

3. Estabelecer prioridades

Estamos falando sobre lista de tarefas e organização de horários, mas você pode ficar em dúvida sobre como administrar tantas demandas no final de semestre. De fato, se isso não for pensado, há o risco de não aproveitar bem o tempo e até se atrapalhar nas matérias da graduação.

Por isso, depois de montar a sua lista é necessário estabelecer prioridades. Elas podem se basear em alguns critérios. O mais importante deles é a data de entrega: as atividades mais urgentes devem receber maior atenção.

Além disso, você pode escolher como coordenar seus estudos. Algumas pessoas preferem estudar primeiro o mais fácil, enquanto outras se dedicam logo às matérias em que precisam recuperar nota.

4. Manter o foco

Ficar totalmente concentrado nos estudos durante o período de final de semestre é um desafio, porque, muitas vezes, o ritmo intenso pode atrapalhar o foco. Nesses momentos, procure pensar que logo as férias chegarão para possibilitar que você reponha as energias.

Uma orientação para aproveitar melhor o tempo e aumentar seu foco é preparar um ambiente silencioso e confortável para estudar. Se em casa não der para encontrar isso, você pode ir para a biblioteca da universidade ou outros locais tranquilos — como um coworking.

Manter a organização e fazer pequenos intervalos são outras dicas que auxiliam a continuar concentrado. Também pode colocar uma música instrumental para tocar se isso funcionar para você, por exemplo.

5. Evitar distrações

Quando se fala sobre foco é fundamental comentarmos acerca das distrações. Conferir as mensagens no celular, assistir a um programa de TV ou conversar com um familiar no meio do horário de estudos são exemplos de coisas que podem gerar dificuldade.

Afinal, mesmo que durem pouco tempo, elas tiram seu foco e tornam mais difícil voltar para o que estava fazendo. Logo, evitar se distrair ainda é a melhor escolha. Tente manter a concentração durante o tempo em que estuda.

Tirar pequenos intervalos ao longo do dia ajuda nisso. Por exemplo, 5 minutos a cada meia hora de estudo ou 10 minutos depois de um período maior. Nesse tempo, você pode levantar, tomar água, comer algo e se distrair um pouco.

6. Não deixar nada pela metade

Diante de tantas coisas que precisam ser feitas, não é incomum que os estudantes se desorganizem e acabem deixando várias tarefas pela metade. Ir fazendo diversos trabalhos ao mesmo tempo pode até ser algo comum para você, mas nem sempre isso é bom.

Um aspecto negativo disso é que dá a sensação de que nenhum progresso está sendo feito. Assim, sua motivação pode ser prejudicada. O contrário acontece quando você prioriza uma tarefa e a termina: o sentimento de já ter acabado uma o deixa mais motivado para o início de outra.

7. Fazer resumos

Essa é uma dica de metodologia de estudos, mas que também tem tudo a ver com a organização nos estudos perto do final de semestre. Fazer resumos para suas provas e trabalhos é útil para não ficar perdido no meio de tantas matérias.

Ao ler artigos, conferir anotações das aulas e analisar outros materiais, vá resumindo as principais informações no seu caderno ou computador. Dessa maneira, os registros ficam guardados para uma revisão antes da prova ou da apresentação de um trabalho.

8. Cuidar da saúde

Talvez você esperasse que um post com dicas sobre como estudar no final de semestre trouxesse apenas dicas para dedicação máxima aos estudos. Entretanto, não podemos defender que um estudante passe 24 horas do seu dia em volta de livros, não é mesmo?

Cuidar da saúde é essencial para que seu corpo funcione bem e sua mente se lembre de tudo o que foi estudado. Então, não vale a pena deixar isso de lado e se render ao estresse achando que está fazendo o melhor.

Por mais difícil que seja, é preciso dormir bem, alimentar-se corretamente e ter momentos de lazer também no período de provas e trabalhos. Se isso não for feito, pode ficar ainda mais complicado conquistar boas notas.

9. Descansar

Além de cuidar da sua saúde, lembre-se de incluir momentos de descanso na rotina. Abusar de bebidas energéticas e esticar muito as horas de estudo pode trazer o efeito oposto ao que você deseja, pois o cérebro fica cansado com tanto estímulo.

Lembre-se: seu maior aliado no final de semestre é a organização. Montando uma rotina de estudos, não será preciso sacrificar seu descanso para colocar as matérias em dia. Com um pouco de dedicação por vez, é possível vencer mais um período do curso e tirar ótimas notas!

Essas dicas ajudaram você a se planejar melhor? Que tal compartilhá-las com os amigos nas suas redes sociais?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.