8 filmes sobre Medicina que todo futuro médico deve assistir

filmes sobre medicina

Quando estamos na universidade, costumamos passar boa parte do tempo estudando; afinal, há uma grande quantidade de conteúdo que precisa ser revisada.

Para o estudante de Medicina, então, essa realidade é ainda mais presente. Por isso, torna-se extremamente importante reservar momentos de descanso para cuidar da saúde mental e relaxar o corpo.

Esse tempo livre é uma ótima oportunidade para assistir a filmes ou séries sobre Medicina. Assim, você pode ter um gostinho da prática em um hospital e ainda se encantar com as belas histórias mostradas. Afinal, elas são inspiradas na vida e na carreira na área da saúde.

Pensando nisso, neste post, vamos indicar 8 filmes sobre Medicina para você se entreter durante o seu período de descanso. Continue a leitura e confira!

1. Bem-vindo a Marly-Gomont (2016)

O filme “Bem-vindo a Marly-Gomont” (The African Doctor) conta a história real do Dr. Seyolo Zantoko, único africano a se graduar na turma de 1975 da Faculdade de Medicina de Lille, na França. 

Ao ser contratado pelo prefeito de Marly-Gomont, uma cidadezinha ao norte do país, para trabalhar lá, Zantoko e sua família vão sofrer o preconceito de um povo que nunca viu um homem negro naquelas terras, até que ele faz o parto do filho de um fazendeiro local.

Dirigido por Julien Rambaldi e estrelado por Mark Zinga, Aïssa Maïga e Bayron Lebli, o filme está atualmente disponível na Netflix.

2. Mãos Talentosas: A História de Ben Carson (2009)

Dirigido por Thomas Carter e estrelado por Cuba Gooding Jr. e Kimberly Elise, “Mãos Talentosas: A História de Ben Carson” (Gifted Hands: The Ben Carson Story) conta a história de Ben, da infância até se tornar o melhor neurocirurgião pediátrico do mundo, famoso por conseguir separar, sem grandes complicações, gêmeos siameses ligados pela cabeça.

O filme — disponível na Netflix e no iTunes — rendeu a Gooding Jr. uma nomeação ao prêmio de Melhor Ator em Minissérie ou Filme para a TV, do Screen Actors Guild Awards. Carter, por sua vez, esteve entre os finalistas para o prêmio de Melhor Direção oferecido pelo Directors Guild of America Award.

3. Patch Adams — O Amor é Contagioso (1998)

O filme “Patch Adams — O Amor é Contagioso” (Patch Adams) é baseado na história de vida do Dr. Hunter Adams. Ao ser internado em um hospital psiquiátrico, ele descobre que tratar os pacientes com humor, em vez da psicoterapia comumente usada, gerava resultados melhores.

Estrelado por Robin Williams, Daniel London e Philip Seymour Hoffman, e dirigido por Tom Shadyac, foi nomeado a dois Globos de Ouro: Melhor Filme de Musical ou Comédia e Melhor Ator de Musical ou Comédia. Atualmente, está disponível na Netflix, no Looke e no iTunes.

4. Tempo de Despertar (1990)

Estrelado por Robert De Niro, Robin Williams e John Heard, “Tempo de Despertar” (Awakenings) é baseado em um livro de mesmo nome escrito por Oliver Sacks, em 1973. Apesar de contar a história de um personagem fictício, a obra é inspirada pelos trabalhos do próprio Heard que, em 1969, descobriu uma forma de “acordar” pacientes catatônicos que sobreviveram à epidemia de encefalite letárgica ocorrida entre 1917 e 1928.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Dirigido por Penny Marshall, o filme foi nomeado a três Oscars: Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. Está disponível nas plataformas HBO GO e iTunes.

5. Clube de Compra Dallas (2013)

O “Clube de Compra Dallas” (Dallas Buyers Club) conta a história do eletricista Ron Woodroof. Após ser diagnosticado com AIDS, ele começa a contrabandear medicamentos não aprovados para outros pacientes, dando início ao clube de compras. Apesar do tema controverso, foi aclamado pelo público e pela crítica, recebendo 6 indicações ao Oscar e levando 3 estatuetas: Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Maquiagem.

O filme é dirigido por Jean-Marc Vallée e estrelado por Matthew McConaughey, Jared Leto e Jennifer Garner. Está disponível no Telecine Play, no Looke e no iTunes.

6. O Físico (2013)

A produção alemã “O Físico” (Der Medicus) é dirigida por Philipp Stölzl e baseada na obra de mesmo nome escrita por Noah Gordon. O filme mostra a história de um jovem do século 11 na Inglaterra que, ao ver sua mãe morrer por conta de uma apendicite, decide estudar Medicina. Porém, para isso, ele precisará viajar para a Pérsia, pois tal estudo é proibido pela Igreja Católica.

Com Tom Payne e Emma Rigby no elenco, o filme está disponível no Telecine Play, no Globoplay e no iTunes.

7. Um Homem entre Gigantes (2015)

Estrelado por Will Smith, Alec Baldwin, Gugu Mbatha-Raw, Arliss Howard e Luke Wilson, “Um Homem entre Gigantes” (Concussion) mostra a história do Dr. Bennet Omalu, um patologista forense que começa a brigar com a NFL (National Football League, a liga de futebol americano nos Estados Unidos) por conta de sua pesquisa sobre um tipo de degeneração cerebral sofrida por jogadores profissionais.

Dirigido por Peter Landesman e com Ridley Scott na equipe de produtores, o filme foi nomeado ao Globo de Ouro na categoria Melhor Ator Dramático. Está disponível na Netflix e no iTunes.

8. Primeiro Ano (2018)

Nossa última indicação deste post é o filme francês “Primeiro Ano” (Première Année), com direção e roteiro de Thomas Lilti. A obra acompanha dois jovens que entraram na faculdade de Medicina: Benjamin, que acabou de terminar o Ensino Médio; e Antoine, que está cursando o primeiro ano pela terceira vez. 

O filme, portanto, vai mostrar as dificuldades que os dois rapazes vão enfrentar para se destacar em um ambiente competitivo, sobreviver às noites de estudos intensos e encontrar o equilíbrio entre vida social e aprendizado para alcançar os objetivos para o futuro.

Com um elenco composto por Vincent Lacoste, William Lebghil e Darina Al Joundi, o filme está disponível no Telecine Play, no Looke e no iTunes.

Como vimos, há vários filmes sobre Medicina excelentes para você assistir enquanto tira aquele merecido descanso. Por isso, não perca mais tempo: prepare a pipoca e utilize as nossas dicas para escolher a próxima atração e conhecer um pouco mais sobre as profissões da saúde!

Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus amigos a conhecerem esses filmes incríveis!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0