Separamos 8 filmes sobre Direito que vão incentivar você a fazer o curso

filmes sobre direito

O trabalho na área jurídica é um pensamento recorrente em seu dia a dia? Se sim, é bem provável que você já tenha pesquisado sobre a carreira na advocacia ou até conversado com profissionais atuantes. Ambas são práticas recomendadas para obter referências e compreender os desafios envolvidos.

Também há, no entanto, formas divertidas de aprender sobre a profissão que você pretende seguir. Uma delas é assistir filmes sobre Direito que tenham foco em temas e problemas distintos. Quanto mais variada for a lista de opções, mais aprendizados serão obtidos durante os programas.

Que tal conferir os títulos que preparamos para você? Veja todos e descubra se está no caminho certo para escolher o curso e garantir a realização profissional!

1. A vida de David Gale

Lançado em 2003, conta a história de um professor que trabalha na Universidade do Texas e exerce papel de ativista contra a pena de morte. Trata-se de David Gale (Kevin Spacey), um homem respeitado por muitas pessoas de seu círculo e que sempre foi considerado um bom pai de família.

Tudo muda drasticamente quando o protagonista se torna alvo de uma acusação grave. A partir de circunstâncias bizarras, ele passa a ser vítima de algo que sempre combateu. Ao longo da trama, você verá como as decisões interferem no andamento do caso e poderá refletir sobre esse tipo de penalidade.

2. As duas faces de um crime

O foco aqui é a atuação de Richard Gere, que interpreta um homem rico e bem-sucedido chamado Martin Vail. É interessante que a personagem tem na advocacia sua profissão e a oportunidade de manter a própria imagem na mira dos holofotes, afinal, seu objetivo é sempre aparecer nas principais manchetes.

O filme é de 1996 e apresenta uma situação recorrente em várias áreas do Direito: a representação de pessoas ou empresas em casos complicados. Aos poucos, no entanto, o protagonista vai percebendo que as coisas nem sempre são o que parecem e descobre detalhes perturbadores.

3. Questão de honra

Embora já tenha mais de duas décadas (lançado em 1992), merece lugar entre os filmes sobre Direito por abordar o militarismo e o sistema judiciário dos Estados Unidos. Parte do destaque também ocorre graças ao elenco de peso, composto por nomes como Jack Nicholson, Demi Moore, Kevin Bacon e Tom Cruise.

O enredo gira em torno de um jovem advogado que se dedica a explorar todos os detalhes relacionados à morte de um soldado. Como isso ocorre dentro de uma base militar, o profissional suspeita que o rapaz tenha sido vítima de punição extraoficial (alerta vermelho) aplicada por um oficial superior. A partir daí, começa a ir atrás da verdade.

4. Legalmente loira

Ótima opção para quem gosta de uma comédia e quer aproveitar o momento de lazer para entender um pouco da rotina dos advogados. Isso porque Legalmente Loira (2001) mostra uma reviravolta na vida da jovem Elle Woods (Reese Whiterspoon), considerada fútil por várias pessoas ao seu redor.

Quando o parceiro da protagonista resolve fazer uma graduação em Direito, acaba conhecendo outra moça e abandona a sua namorada. Elle encara o término de cabeça erguida e também resolve investir na carreira jurídica para provar que tem inteligência de sobra. Você certamente dará boas risadas.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

5. Hurricane

Lançado em 2000 no Brasil, conta a trajetória de Rubin “Hurricane” Carter (Denzel Washington) na busca pelo título mundial de boxe. A quase conquista do candidato é interrompida quando três pessoas são assassinadas dentro de um bar localizado em Nova Jersey.

Como passava perto do local do crime durante o ocorrido, o protagonista acaba preso por engano. Ele é condenado à prisão perpétua e, alguns anos depois, publica um memorial para contar sua complicada história. O documento foi intitulado como “The 16th round” e inspirou um grupo de ativistas a lutar para provar sua inocência.

6. 12 homens e uma sentença

É um clássico entre os filmes sobre Direito, já que tem a versão original de 1957 e foi refilmado em 1997. Apesar de antigo, ele tem ótimos ensinamentos para quem deseja entrar no mercado de advocacia, entre eles está a importância de valorizar a interpretação das leis (hermenêutica jurídica).

Na trama, somos apresentados a um jovem acusado de matar o próprio pai e que, por isso, precisa convencer 12 jurados de que não foi responsável por cometer o bárbaro crime. Desse grupo, 11 pessoas acreditam que o suspeito é culpado.

A figura restante, por outro lado, tem vários motivos para aprimorar a investigação e, quem sabe, provar que está lidando com um inocente. Para isso, ela utiliza habilidades essenciais a qualquer advogado, o que inclui boa argumentação e capacidade de persuasão.

7. A firma

Esse título, estreado em 1993, apresenta situações e cenários não tão glamourosos da profissão. Ele foca a atenção na rotina de uma empresa localizada em Memphis (EUA) e que ficou conhecida por oferecer salários altos e uma série de vantagens aos seus colaboradores.

Um dos profissionais chamados para trabalhar na firma é Mitch McDeere (Tom Cruise), um advogado que logo percebe coisas estranhas envolvendo os negócios. É um filme interessante para ver o lado negativo de alguns escritórios de advocacia, que cometem atos ilícitos em troca de poder e dinheiro.

8. Carandiru

Essa produção brasileira explora características importantes do sistema penitenciário de nosso país, sendo, portanto, ótima pedida para quem deseja trabalhar com Direito Penal. O enredo mostra o atendimento voluntário de um médico sanitarista no maior presídio da América Latina.

O filme retrata a dura realidade vivida pelos encarcerados. No local, o profissional da Medicina presencia as consequências da superlotação, dos serviços precários e da violência cometida dentro das instalações. Em algum momento, o espectador percebe a existência de um código penal paralelo que determinava as condições de vida de cada detento.

E então, o que achou da lista? Tivemos o cuidado de deixá-la bem variada para que você obtenha o máximo de informações a partir dos filmes sobre Direito. Agora, é só pegar a pipoca e o controle remoto, sentar confortavelmente e aprender um pouco mais sobre essa profissão tão necessária à sociedade.

Caso tenha gostado do post, compartilhe-o nas redes sociais para que mais pessoas se inspirem com os títulos sugeridos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0