Vale a pena fazer simulado? Veja como te ajuda a passar no vestibular

fazer simulado

Se você está se perguntando se vale a pena fazer simulado, saiba, desde já, que a resposta é: sim! Esse é um tipo de exercício que ajuda muito a se preparar para o Enem e a se acostumar com os estilos de provas de diferentes vestibulares.

Não é à toa que é interessante fazer pelo menos um simulado por mês durante o período de preparação, até as avaliações. Assim, você pode acompanhar seu progresso e chegar mais confiante na hora da prova.

Quer saber o que mais é possível obter ao fazer simulado com frequência? Veja, a seguir, os principais benefícios dessa prática!

Controle de tempo

Um dos principais inimigos de exames que ajudam a passar na faculdade é o tempo. No Enem, por exemplo, você tem apenas cerca de 3 minutos para fazer cada questão, sem mencionar a redação, junto do rascunho, e os minutos gastos para preencher o gabarito.

Por isso, é importante treinar para responder às questões rapidamente e terminar a prova dentro do tempo definido. Para isso, nada melhor do que praticar bastante, e isso o simulado garante.

Autoavaliação

Como saber se você aprendeu realmente um conteúdo? Uma das táticas mais utilizadas são os testes. Após realizar um simulado, você consegue fazer uma autoavaliação dos assuntos que realmente domina e daqueles que ainda precisam de um reforço, com base nas questões acertadas.

Autocontrole

O controle emocional e de tempo são peças-chave para se sair bem em um vestibular. E sabia que essas também são habilidades que podem ser treinadas? Simular todo o contexto de prova ajuda bastante nisso.

Diminuição da ansiedade

A ansiedade antes das provas é comum. O que não pode acontecer é você deixar que ela se sobressaia a ponto de causar mal-estar. Por isso, fazer um controle do estresse e do nervosismo também é importante.

A boa notícia é que com uma boa preparação, é possível lidar melhor com a ansiedade. O simulado também auxilia a se acostumar com a dinâmica de prova e se tranquilizar ao se deparar com o momento do vestibular.

Método de estudos

Fazer exercícios é uma excelente maneira de reforçar o seu aprendizado e ter um retorno sobre o que aprendeu até o momento. É por isso que os simulados podem ser considerados técnicas de estudo muito valiosas.

Ainda, é possível aplicar vários outros métodos de estudo enquanto você realiza uma prova simulada. A técnica do estudo intercalado, por exemplo, pode ser aplicada para responder a questões de diferentes assuntos, a fim de melhorar a concentração durante um longo exame.

Definição de estratégias

Viu só o exemplo que acabamos de dar? Ele mostra como é possível definir estratégias para responder à prova. Outra sugestão clássica é sinalizar as questões, após ler o enunciado, como fáceis, médias e difíceis. A partir disso você pode escolher se prefere começar por aquelas perguntas que sabe responder e deixar para resolver as mais complicadas por último, ou não.

Só que dá para notar que essas táticas são bastante subjetivas, não é? Por isso, é importante testar diferentes estratégias até que você encontre as suas próprias.

Entendeu como fazer simulado é um excelente recurso para ajudar você a passar no vestibular? Então, não perca tempo e comece a se organizar agora mesmo para enfrentar as provas com confiança e preparação.

Que tal dar o primeiro passo? Veja as nossas dicas e não deixe de fazer o nosso simulado!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0