Quais as vantagens da faculdade semipresencial? Confira!

faculdade semipresencial

A escolha de um curso superior envolve muitas questões que vão além da área de conhecimento que mais desperta o seu interesse. Também é preciso selecionar onde vai estudar e decidir entre as modalidades de ensino disponíveis no mercado. Uma delas é a faculdade semipresencial, um formato que vale a pena conhecer e levar em consideração.

A modalidade semipresencial oferece diversas vantagens que tornam a experiência universitária bastante rica, mas é importante entender como ela funciona para ter certeza de que combina com o seu perfil. Assim, você vai fazer a melhor escolha para obter a formação que tanto deseja.

Por esse motivo, preparamos este post para apresentar a você as principais vantagens da faculdade semipresencial, além de trazer outras informações imperdíveis sobre o assunto. Acompanhe!

Como a faculdade semipresencial se diferencia das outras modalidades?

Para começar, é interessante que você entenda como funciona uma graduação semipresencial e o que a diferencia das outras modalidades mais conhecidas — a presencial e a Educação a Distância (EAD). De modo bem simplificado, é correto afirmar que a faculdade semipresencial inclui características das outras duas.

Isso porque, na modalidade semipresencial, os estudantes têm aulas e realizam atividades no espaço físico da instituição de ensino, assim como em qualquer curso presencial, e também no ambiente virtual, como na EAD. A carga horária de aulas presenciais e a distância pode variar de acordo com as necessidades de cada curso.

Desse modo, a faculdade semipresencial é ideal para quem tem o perfil de aluno que faz questão de interação presencial, mas não tem disponibilidade para frequentar a instituição todos os dias. Ela também possibilita que cursos que precisam de aulas práticas e em laboratório sejam ofertados em mais uma modalidade além da presencial tradicional.

Quais são as vantagens de fazer uma faculdade semipresencial?

A seguir, destacamos os principais benefícios de cursar uma graduação semipresencial. Confira!

Economia de tempo e dinheiro

Quando você tem que frequentar a faculdade obrigatoriamente todos os dias, é necessário ter uma boa disponibilidade de tempo, não só para assistir às aulas, mas para se deslocar até a instituição de ensino. Além disso, também há gastos com transporte e alimentação no local.

Na faculdade semipresencial, você só precisa fazer isso uma vez por semana, já que o restante das atividades ocorre no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Assim, há uma importante economia de tempo e de recursos financeiros.

Flexibilidade de horário

Como boa parte do curso semipresencial é feito pela internet, outra vantagem dessa modalidade é a flexibilidade de horários que ela proporciona. Você tem bastante liberdade para organizar a sua rotina de estudos da maneira que for mais conveniente no seu dia a dia.

Isso faz toda a diferença, principalmente para quem precisa conciliar os estudos e o trabalho ou outras atividades. Basta conseguir encaixar os estudos em algum momento do seu dia, que não precisa ser sempre o mesmo como ocorre nos cursos presenciais.

Excelência no aprendizado

Caso você tenha alguma dúvida quanto à qualidade da faculdade semipresencial, já pode se tranquilizar. A modalidade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e os cursos ofertados nesse formato passam pelos mesmos processos de avaliação periódica que aqueles disponibilizados nas demais modalidades.

Por isso, para ter certeza de que vai fazer um curso de qualidade, você só precisa se certificar de que a graduação escolhida foi autorizada e bem avaliada pelo MEC. Existem graduações excelentes em todas as modalidades de ensino.

União de teoria e prática

Muita gente tem dúvidas quanto à existência de aulas práticas para cursos EAD. A faculdade semipresencial é exatamente a modalidade em que a graduação pode ter uma boa carga horária de práticas sem que seja preciso comparecer à instituição de ensino todos os dias.

Dessa maneira, é possível unir teoria e prática sem abrir mão da flexibilidade que permite estudar também em casa, em qualquer dia e horário. Só é necessário ter disponibilidade na agenda nos dias e horários marcados para os encontros presenciais semanais.

Modalidade de ensino acessível

Cursos semipresenciais, assim como os da modalidade EAD, não precisam da mesma infraestrutura física que os presenciais. Afinal de contas, os estudantes não têm que estar na sala de aula todos os dias, utilizando os espaços da instituição de ensino, o que gera uma despesa importante.

Como a instituição gasta menos para manter o curso funcionando, as mensalidades da faculdade semipresencial conseguem ser mais baratas. Isso torna as formações ofertadas nessa modalidade de ensino mais acessíveis para quem precisa fazer seu custo caber no orçamento pessoal.

Desenvolvimento de habilidades

A modalidade semipresencial faz como que os estudantes tenham mais autonomia no seu aprendizado, pois oferece bastante liberdade na organização da rotina de estudos. Os graduandos precisam ter a responsabilidade de acompanhar os conteúdos e realizar as atividades a distância, além de comparecerem aos encontros presenciais.

Essa experiência ajuda a desenvolver habilidades que são muito importantes no mercado de trabalho, como a gestão de tempo, a disciplina e a proatividade. Assim, a formação se torna ainda mais completa.

Como é a modalidade semipresencial da Cruzeiro do Sul?

Na Cruzeiro do Sul, essa modalidade de ensino é ofertada de duas formas — semipresencial 4.0 e semipresencial 4.0i. A versão 4.0 funciona como descrevemos até aqui, com um encontro presencial por semana para participar de aulas com os professores, atividades práticas e em laboratórios, e o restante do curso seguindo o formato EAD.

Já a semipresencial 4.0i foca mais o uso das tecnologias educacionais e a inovação. As aulas são sempre online, mas também incluem uma aula remota ao vivo por semana, que o aluno pode agendar para o horário mais conveniente. Isso possibilita sua participação em debates e a interação para tirar dúvidas e expandir os conhecimentos.

A faculdade semipresencial é tão versátil que já é possível encontrar até mesmo graduações da área da Saúde e das Engenharias nessa modalidade — é o caso da semipresencial 4.0 da Cruzeiro do Sul. Como você viu, são várias vantagens e a garantia de um ensino completo e de qualidade.

Quer saber ainda mais sobre os nossos cursos e as modalidades de ensino em que são ofertados? Acesse o site da Cruzeiro do Sul Educacional e confira todos os detalhes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0