Afinal, faculdade EAD vale a pena? Saiba mais sobre a modalidade!

faculdade ead vale a pena

A flexibilidade para montar seu próprio cronograma e poder conciliar trabalho e estudo é uma das grandes vantagens de estudar a distância. Mas existem outros benefícios que comprovam que fazer faculdade EAD vale a pena, entre eles o fato de contar com professores qualificados e instituições que são referência no país.

Essa modalidade de estudo tem se tornado cada vez mais presente no ensino superior, contribuindo de maneira valiosa para a formação de quem leva uma jornada dupla de trabalho e não pretende abrir mão do sonho de ter um diploma.

Se esse é o seu caso, continue a leitura e veja por que vale a pena investir no EAD!

O que é EAD?

Em linhas gerais, trata-se de uma modalidade de ensino que não exige que os estudantes e os professores estejam reunidos em um mesmo local. As aulas e demais atividades acadêmicas são mediadas pela internet. Essa modalidade é devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação e está regida pelo Decreto nº 5.622/2005.

Assim como na modalidade tradicional, o ingresso pode ser feito por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou um vestibular específico da instituição. Também é possível obter financiamentos estudantis e bolsas de estudo da própria universidade. A principal diferença é que esse tipo de ensino depende do acesso a tecnologias de informação e comunicação.

Geralmente, as instituições que oferecem cursos EAD dispõem de uma plataforma virtual própria onde os conteúdos são ministrados. É dever da universidade garantir a mesma qualidade de ensino das graduações presenciais, por meio de um projeto pedagógico consistente e com um quadro de professores mestres e doutores.

Existem ainda as graduações semipresenciais. Nesse caso, a metodologia mescla aulas online com alguns encontros presenciais. O compromisso com a educação se mantém, porém a vantagem é proporcionar uma rotina mais compatível com a realidade dos estudantes que precisam trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Universidade EAD vale a pena?

Existe um grande mito por trás da modalidade EAD que, felizmente, vem sendo desconstruído com o passar dos anos. Em 2017, o MEC editou a Portaria Normativa nº 11, que atualizou as regras para esse tipo de curso, prezando por uma qualidade ainda maior no ensino; tanto é que hoje em dia diversas universidades de renome oferecem uma série de graduações EAD.

Isso prova que fazer faculdade EAD vale a pena, caso contrário não haveria tantos profissionais formados nessa modalidade assumindo posições de destaque no mundo do trabalho. Vale ressaltar, inclusive, que a resiliência e a organização do aluno que faz um curso EAD são características muito requisitadas no mercado.

Pensemos juntos: é preciso muita dedicação e disciplina para cumprir os créditos nesta modalidade que depende diretamente do esforço do aluno. Isto é, se ele não se dedicar ao seu próprio cronograma de estudos, não conseguirá se formar. Por outro lado, ao se organizar para assistir às aulas e cumprir todas as demandas do curso, é certo que o diploma será valorizado.

É por isso que não há qualquer distinção entre os diplomas das graduações presenciais, semipresenciais e EAD. Todos eles têm exatamente o mesmo peso no mundo corporativo. Isso sem falar que, nessa relação entre EAD e mercado de trabalho, mais importante do que o diploma em si é o modo como o profissional mostra suas competências e habilidades diante de determinada função.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Além disso, conseguir uma posição de destaque tem muito a ver com o fato de manter-se atualizado frente às demandas da sua área de atuação. Não basta ter o diploma em mãos e achar que pode parar por aí. Uma carreira de sucesso exige atualização constante, cursos complementares e, claro, um bom networking.

Por que considerar essa modalidade?

Vamos agora aos principais benefícios da modalidade EAD que fazem valer a pena o investimento.

Mais flexibilidade

Nada como assistir às aulas no seu tempo e poder ver as gravações quantas vezes quiser, não é mesmo? Essa flexibilidade faz toda a diferença para quem trabalha e estuda ao mesmo tempo, permitindo estruturar uma rotina que seja compatível com todos os compromissos do dia.

Além disso, o fato de poder estudar no local de sua preferência também é uma vantagem indiscutível, pois muitas vezes conseguimos ser mais produtivos no nosso próprio ambiente de estudos. Também dá para aproveitar até aquele tempinho que sobrou do horário de almoço para reler com calma algum conteúdo.

Menos custos

A mensalidade dos cursos a distância costuma ser mais barata do que nas graduações presenciais. Isso por si só já explica por que fazer faculdade EAD vale a pena, além de permitir que pessoas com orçamento mais apertado possam ter acesso ao ensino superior de qualidade.

Os custos também são menores se a gente considerar questões práticas do dia a dia, como os gastos com transporte e alimentação na universidade. Estudando a distância, você não terá que se preocupar com nada disso.

Diploma valorizado

Como dissemos, o MEC não faz qualquer distinção entre o diploma da modalidade EAD e presencial. Até mesmo o mercado de trabalho vem valorizando cada vez mais os profissionais que se formaram na modalidade a distância. Isso porque eles têm o perfil ideal para muitas empresas, reunindo virtudes como disciplina, maturidade e muita responsabilidade.

Quanto aos conteúdos dos cursos EAD, a grade curricular também é a mesma dos cursos presenciais. Portanto, as habilidades e competências trabalhadas ao longo da formação atenderão igualmente às exigências e demandas do mercado de trabalho.

Professores qualificados

O corpo docente é extremamente qualificado. Geralmente, os professores que ministram aulas na modalidade EAD são os mesmos dos cursos presenciais — todos com excelente formação no currículo, incluindo especializações, mestrados e doutorados.

Eles estão sempre de prontidão para tirar as dúvidas dos alunos e fazer o acompanhamento individual nas avaliações e demais trabalhos acadêmicos; tudo isso, é claro, desde que você esteja fazendo o curso em uma instituição de qualidade.

Esse é o segredo para você que está se perguntando se faculdade EAD vale a pena: escolher uma universidade de referência na educação e ensino. Isso é imprescindível para que o aluno disponha de uma grade curricular alinhada com o mercado e conte com professores altamente comprometidos com o desenvolvimento dos futuros profissionais.

Se interessou pela modalidade? Visite nosso site e conheças as melhores opções de cursos EAD!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Pra passar no vestibularPowered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0