Tudo o que você precisa saber sobre a faculdade de Empreendedorismo

faculdade de empreendedorismo

Você sabia que existe faculdade de Empreendedorismo e que essa pode ser uma ótima escolha de curso superior? Os empreendedores bem-sucedidos não são presenteados com sorte ou talento inato para os negócios, mas aprendem a explorar seus pontos fortes para ter os melhores resultados no que fazem — e uma graduação nessa área pode ajudar a desenvolver tal postura.

De forma resumida, empreendedorismo é a capacidade de enxergar novas soluções para situações conhecidas e fazer disso uma oportunidade para recriar projetos ou investir em novidades. Pessoas com essa mentalidade podem arriscar no desenvolvimento de um negócio próprio ou propor melhorias em cenários já existentes. Para ter esse perfil, é preciso adotar um conjunto de hábitos que orientam ações realizadoras.

Ficou interessado? Confira este conteúdo na íntegra para saber mais sobre as características que levam ao sucesso do empreendedor e conhecer a faculdade de Empreendedorismo!

A ascensão do empreendedorismo

Para muitas pessoas, essa palavra ainda está relacionada a grandes nomes do mundo dos negócios, mas o conceito de empreendedorismo é bem mais abrangente do que parece. As transformações no mercado de trabalho revelaram que um jovem empreendedor pode emergir de qualquer nível socioeconômico e setor de trabalho.

Nos últimos anos, foi possível ver a ascensão do empreendedorismo, seja em resposta às crises do mercado formal, seja pela vontade de conduzir o trabalho com autonomia. Os números mostram que, em 2018, 38% dos brasileiros economicamente ativos faziam parte do grupo dos empreendedores. Isso revela que cerca de 52 milhões de pessoas lideram algum tipo de negócio próprio.

Nesse cenário, o sonho de colocar ideias em prática e transpor os limites do tradicionalismo ganhou vida para muitos profissionais. No entanto, o sucesso tem seu custo e os verdadeiros empreendedores sabem bem disso. Afinal:

  • eles trabalham muito;
  • investem em suas ideias;
  • ousam dar passos arriscados;
  • mantêm uma postura otimista e proativa;
  • desenvolvem o foco e a gestão de seus compromissos;
  • aprendem a lidar com os fracassos.

Esses pontos determinam a distância entre aqueles que desejam liberdade profissional e os que realmente se mobilizam para percorrer um novo caminho e alcançar resultados diferentes. Assim, o empreendedor se torna autor da própria história e tem apreço pelo que faz, o que leva à satisfação pessoal e à dedicação contínua por seus objetivos.

As principais características de um profissional empreendedor

Vamos um pouco além para refletir que ter um negócio próprio também não é garantia de mentalidade empreendedora. Isso porque muitos dos profissionais autônomos ainda encontram dificuldade para prosperar em seu trabalho e levantam apenas o suficiente para as despesas principais.

Um empreendedor bem-sucedido amplia as estratégias para manter seu negócio de forma sustentável e obter retorno além do básico. Uma dessas medidas estratégicas é justamente a busca por desenvolvimento profissional em uma faculdade de Empreendedorismo.

Manter-se atualizado é uma das características necessárias para se dar bem nesse cenário. No entanto, existem várias outras habilidades que podem ser desenvolvidas para moldar o perfil de um empreendedor de sucesso, como:

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert
  • abertura às novidades;
  • facilidade de adaptação;
  • capacidade de resolução de problemas;
  • valorização dos próprios pontos fortes;
  • otimismo e autoconfiança;
  • coragem para correr riscos;
  • tolerância à frustração e persistência;
  • criatividade e inovação;
  • gestão eficiente das finanças;
  • apreço pela autonomia e coragem de assumir a responsabilidade pelas próprias escolhas, fracassos e sucessos — o que podemos chamar de protagonismo.

Portanto, o empreendedorismo em si não é uma característica da personalidade ou um talento inato, como muitos pensam. Trata-se de um comportamento que pode ser aperfeiçoado e direcionado aos objetivos que se pretende alcançar.

A importância de fazer uma faculdade de Empreendedorismo

Até aqui, você conseguiu identificar se tem o perfil de um profissional empreendedor? Se notou algumas semelhanças, mas também descobriu que ainda há um longo caminho pela frente para moldar sua mentalidade e seu comportamento, não se preocupe, pois uma faculdade de Empreendedorismo pode ajudar.

Não é de hoje que esse conceito tem sua importância na formação acadêmica de diferentes profissionais. Vários cursos superiores já trazem o Empreendedorismo como uma disciplina obrigatória da grade curricular. Contudo, devido ao aumento na quantidade de microempreendedores individuais (MEI) e donos de microempresa (ME), as instituições perceberam a necessidade de mercado para elaborar uma graduação específica.

Assim, a faculdade de Empreendedorismo amplia a visão dos estudantes, enquanto oferece todo preparo profissional para quem planeja conduzir o próprio negócio. Além do conhecimento focado, a graduação ainda ajuda a desenvolver as características necessárias para o enriquecimento de um perfil empreendedor.

A faculdade de Empreendedorismo é destinada não somente ao público que já tem ou pretende abrir uma empresa, mas também aos que buscam um aprendizado centralizado no conceito de inovação. Colaboradores de organizações maiores podem se beneficiar dessa formação, visto que empreender também significa desenvolver um olhar abrangente e ser capaz de propor ideias e projetos inovadores.

O curso tecnológico de Empreendedorismo

O aluno que se forma na faculdade de Empreendedorismo recebe o título de tecnólogo. As graduações tecnológicas são cursos de menor duração, com conteúdo focado nas exigências do mercado de trabalho atual. O curso tem 4 semestres de duração e pode ser realizado na modalidade EAD.

Os cursos a distância ganharam popularidade crescente nos últimos anos, em razão da flexibilidade que oferecem aos alunos. A modalidade é ideal para quem divide a rotina entre estudos, trabalho e família, mas também apresenta vantagens para o público mais jovem — que pode, inclusive, aproveitar o tempo livre para se dedicar a atividades extracurriculares.

O tecnólogo em Empreendedorismo oferecido pela Cruzeiro do Sul Virtual conta com atividades interativas com tutores e professores por meio da Plataforma Blackboard. Os recursos para aprendizagem dos alunos, como o material didático digital, ficam disponíveis 24 horas por dia, garantindo flexibilidade e suporte sempre que o estudante precisar.

A grade curricular do curso inclui as seguintes disciplinas:

  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão Estratégica de Negócios;
  • Gestão da Inovação nas Organizações;
  • Gestão de Marketing;
  • Modelos Inovadores em Negócios;
  • Intraempreendedorismo e Liderança;
  • Administração Financeira e Orçamentária;
  • Planejamento Logístico;
  • Fontes de Financiamentos;
  • Economia;
  • Princípios de Administração e Marketing;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas aos Negócios.

Agora, você já tem as informações que precisa para colocar a faculdade de Empreendedorismo na sua lista de opções de curso superior, certo? Então, comece a trabalhar a mentalidade empreendedora, explore suas potencialidades e torne-se autor de sua trajetória profissional!

Pronto para se tornar um empreendedor de sucesso? Conheça mais sobre a graduação tecnológica em Empreendedorismo da Cruzeiro do Sul e considere essa opção para o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Pra passar no vestibularPowered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0