Faculdade de 2 anos: 6 opções para você conhecer

faculdade de 2 anos

Você sabia que é possível fazer uma faculdade de 2 anos? Geralmente, os cursos de graduação de curta duração são do tipo tecnólogo, que tem como objetivo preparar o aluno para ingressar e se destacar no mercado de trabalho com conhecimentos específicos para a sua área.

Esse tipo de curso é ótimo para quem busca um rápido desenvolvimento de carreira e não vê a hora de começar a exercer as suas atividades no mercado de trabalho.

O tecnólogo se difere do bacharelado, que é uma graduação mais abrangente, e da licenciatura, que visa preparar o aluno para dar aulas no ensino básico. Assim, o tecnólogo foca na praticidade do conteúdo e na sua aplicação. No entanto, todos esses cursos são muito bem-vistos no mercado.

Neste post, vamos mostrar 6 opções de faculdades de 2 anos que você deveria conhecer. Continue a leitura e veja algumas carreiras que podem chamar a sua atenção!

1. Gastronomia

Se você é uma pessoa que adora inventar novas receitas e sabe apreciar uma culinária de qualidade, o curso de Gastronomia pode ser uma das melhores opções para seguir uma carreira na área.

Também chamada de arte da preparação de alimentos e bebidas, a Gastronomia ensina um dos mais antigos conhecimentos da humanidade. Durante o curso, o aluno vai ter contato com disciplinas teóricas, que falam sobre História, Cultura, Sociedade e Ética, além de Nutrição, Microbiologia, Bioquímica e conhecimentos específicos de Gestão de Negócios.

Nas aulas práticas, os estudantes têm a experiência de manusear diversos tipos de alimentos e bebidas para preparar pratos dos mais simples aos mais refinados, aprendendo técnicas que estimulam sempre a criatividade e a inovação.

2. Ciência de Dados

A área da Tecnologia da Informação teve um enorme crescimento nos últimos anos, sendo cada vez mais necessária a formação de profissionais aptos para assumirem cargos nesse nicho, em diversos setores do mercado de trabalho.

O tecnólogo de Ciência de Dados é um bom exemplo de cursos que surgiram para atender à nova demanda de processamento, armazenamento e tratamento de uma grande quantidade de informações, associada à Transformação Digital.

Durante esse curso, o aluno vai aprender a utilizar diversas ferramentas tecnológicas que estão em alta, como o Data Science, Big Data e Business Intelligence, que ajudam na organização e tratamento de dados.

O objetivo dessa graduação é formar um profissional preparado para realizar uma análise crítica de diversos contextos, a fim de processar e armazenar determinados dados de forma segura e para atender aos critérios das legislações vigentes — como a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

3. Design de Interiores

Agora, se você é uma pessoa criativa e que ama decoração, o curso de Design de Interiores certamente vai chamar a sua atenção. Engana-se quem pensa que deixar um ambiente com uma boa estética é algo simples. Por trás de um projeto bem estruturado, existe uma diversidade de conceitos importantes para gerar harmonia visual e trazer artigos modernos a um espaço.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

São esses conceitos que são estudados em uma graduação tecnológica de Design de Interiores. A ideia desse curso é preparar o aluno para fazer o planejamento da disposição dos espaços internos de casas, escritórios, estabelecimentos comerciais e até mesmo indústrias.

Um ambiente bem planejado e decorado pode fazer a diferença no bem-estar de quem passa por esses espaços, por isso é algo muito valorizado no mercado e procurado pelos mais diversos setores. Para formar um aluno com visão crítica sobre estética e decoração, o curso trabalha diversos assuntos relacionados com Arte, Arquitetura e Paisagismo.

4. Comércio Exterior

Você já notou quantos produtos importados tem em sua casa? Para muitos deles, você nem consegue imaginar por onde passaram, pois cada parte é produzida em um país diferente. Essa é uma realidade que os tempos modernos permitem: a de fácil negociação de compra e venda entre diversas nações.

O curso tecnólogo de Comércio Exterior estuda justamente as regras envolvidas nessas relações, compreendendo as leis que regem o processo comercial entre vários países e conceitos importantes da Economia e Logística.

Essa é uma boa opção de carreira para quem tem afinidade com disciplinas de Exatas, tem interesse por Economia e domina outros idiomas. O profissional formado em Comércio Exterior pode tanto trabalhar em cargos públicos como atuar em organizações privadas.

5. Moda

Quem se interessa por Moda acompanha as novas tendências, está sempre de olho nos maiores desfiles que acontecem por todo mundo e, até mesmo, faz as suas próprias roupas e acessórios. Por isso, com certeza essa pessoa vai se animar com esse curso.

A graduação em Moda é um curso que desperta muito a criatividade do aluno, passando conceitos de produção, modelagem e estilismo. Algumas aulas teóricas abordam também a gestão de negócios e desenvolvimento de carreira.

Além disso, o curso apresenta diversas disciplinas práticas que ajudam o aluno a desenvolver técnicas de desenho, costura, composição de tecidos, produção de eventos, entre outras atividades importantes para a área.

6. Empreendedorismo

Dentre os principais cursos para quem quer empreender, esse certamente se destaca. Construir um plano de negócios que leve um empreendimento ao sucesso não é uma tarefa fácil; por isso, viu-se a necessidade de criar uma graduação que prepara o aluno para ter uma visão ampla sobre a gestão de empresas.

Com um mercado cada vez mais acirrado, saber como se destacar é fundamental para qualquer negócio, e isso envolve processos de diversos setores, desde a área financeira até a que trabalha com o Marketing da empresa.

O curso tecnólogo de Empreendedorismo tem como objetivo estimular o aluno a desenvolver competências e habilidades para atuar com a gestão de negócios dos mais variados portes, de maneira inovadora e produtiva.

Como visto, é possível seguir uma faculdade de 2 anos, nas mais variadas áreas e com ótimas oportunidades no mercado de trabalho. Para melhorar as suas chances, nada melhor que contar com uma instituição de ensino de qualidade, independentemente do curso escolhido. Assim, é possível ter acesso a um conhecimento atualizado e aprender conceitos úteis para o seu campo de atuação.

Para saber mais sobre os nossos cursos e tirar as suas dúvidas sobre a graduação tecnológica, entre em contato conosco. Estamos sempre à disposição para conversar com você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Pra passar no vestibularPowered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0