Exatas, Humanas e Biológicas: saiba quais as matérias de cada uma

exatas, humanas e biológicas

Você conhece as diferenças entre as ciências Exatas, Humanas e Biológicas? Isso é importante para direcionar sua escolha do curso ideal, que seja de uma área compatível com as suas habilidades.

Ainda no Ensino Médio, você já tem contato com essas diferentes áreas de conhecimento e, provavelmente, tem disciplinas que despertam mais seu interesse e sua motivação para estudar, certo? No curso universitário, esse contato será ainda mais aprofundado e direcionado para a prática profissional no campo da ciência escolhida.

Neste post, você verá quais são os principais pontos que diferem as áreas de Exatas, Humanas e Biológicas, incluindo as matérias de cada uma, habilidades envolvidas e possibilidades de cursos para a escolha da profissão que mais combina com você.

Vamos lá?

O que é preciso saber sobre Exatas, Humanas e Biológicas?

A distinção entre essas três áreas parece óbvia, mas não é tanto assim. No Ensino Médio é mais fácil distinguir. Por exemplo, você deve saber que Matemática é uma ciência exata, Português é das humanas e Biologia, claro, das biológicas.

Entre os cursos universitários, essas diferenças não ficam assim tão claras logo de início, principalmente porque alguns deles transitam entre uma área e outra ou até reúnem matérias das três.

A graduação em Psicologia, por exemplo, é vista como uma ciência de Humanas, mas tem uma carga importante de disciplinas Biológicas — e, acredite se quiser, deixa um pé nas Exatas com a matéria de Estatística.

Veja, agora, informações precisas sobre as áreas de Exatas, Humanas e Biológicas!

Exatas

Quando falamos em Ciências Exatas, logo pensamos em cálculos, não é mesmo? Não é para menos, pois é graças a essa área e ao conhecimento dos números que a humanidade passou por tantos avanços.

Além da facilidade com cálculos, se você tem aptidão para a área de Exatas, deve aprimorar habilidades como raciocínio lógico, pensamento estratégico, concentração, inovação e solução de problemas. O interesse pela tecnologia também faz parte, considerando que muitas profissões de Exatas estão relacionadas ao desenvolvimento tecnológico.

Se agora, no Ensino Médio, você gosta das aulas de Matemática, Física e Química e tem interesse por sistemas computacionais, já tem meio caminho andado na direção das Ciências Exatas. Então, veja alguns exemplos de cursos universitários de que você pode gostar:

A lista de cursos na área de Exatas é bem maior. Essas são apenas algumas opções clássicas e ainda muito procuradas. Mas você também pode optar por cursos novos como Ciência de Dados, Jogos Digitais ou Internet das Coisas.

Agora, se você tem interesse por alguma dessas profissões, mas tem dificuldade com números ou com a tecnologia, saiba que é sempre possível desenvolver novas habilidades. Para começar, veja nossas dicas para estudar Exatas.

Humanas

As ciências Humanas são amplas e abrangem profissões muito diferentes, então, é difícil traçar um perfil específico para os estudantes dessa área. Em um contexto geral, podemos dizer que aqueles que seguem por esse caminho gostam e tem facilidade para lidar com as pessoas, são comunicativos, curiosos, questionadores, reflexivos e têm um senso crítico aguçado.

Quem é de Humanas, normalmente, se interessa mais pelas disciplinas de Português, História, Geografia, Filosofia e Sociologia na época da escola. São matérias que estudam os diferentes contextos das relações humanas, a começar com as normas de linguagem, expressão e comunicação.

Os apreciadores da área de Humanas também têm interesse aguçado por literatura e pela cultura em geral. Além disso, gostam de observar o comportamento das pessoas, tecer avaliações, dialogar e aprender sobre diversos assuntos.

Será que o seu futuro é nessa área? Veja, então, algumas dicas de cursos de Humanas:

Enfim, poderíamos prolongar essa lista — porque as opções são muitas —, mas aqui já trouxemos possibilidades variadas. Talvez um desses cursos seja ideal para você.

E aí, gostou de algum? Ainda em dúvida? Então, vamos para nossa próxima área de conhecimento: as Ciências Biológicas.

Biológicas

Qual matéria faz parte dessa área? Se você prontamente respondeu que é a Biologia, acertou, mas não é a única. A Química, que listamos lá atrás como uma disciplina de Exatas, também se encaixa nas Biológicas.

Gostar dessas matérias pode ajudar a levar você para um curso na área, mas as profissões relacionadas à Biologia são mais amplas, então, não se limite ao que você já aprendeu em sala de aula.

De modo geral, quem segue pela área das Biológicas aprecia o contato com a natureza e com os animais, além de ter profundo interesse pelas diferentes formas de vida, estudando como se desenvolvem e funcionam. Também se interessam pelos sistemas do corpo humano, pelo funcionamento do organismo, como as doenças nos afetam e outras questões relacionadas.

Os cursos das Ciências Biológicas também trazem muitas matérias das Humanas e das Exatas e, em sua maioria, estão voltados à área da saúde. Veja algumas opções:

Como fazer a escolha certa?

Escolher o curso ideal não é tão simples. Afinal, essa decisão vai determinar a profissão que você pode desempenhar por toda a vida. Mas, tenha calma, porque isso também não precisa ser um momento tão tenso.

Para começar, basta olhar para o seu momento atual e identificar quais são as matérias da escola que despertam mais seu interesse, aquelas que dão mais motivação ou em que você tem melhor desempenho.

Fazer um teste vocacional também pode ajudar, e muito. As questões elaboradas ajudam você a se conhecer melhor e identificar seus gostos, habilidades e aptidões. Os resultados podem nortear sua escolha, tornando mais claras as opções que você já tem em mente.

Seja na área de Exatas, Humanas ou Biológicas, pesquise bem sobre os cursos antes de chegar a uma decisão definitiva. Avalie a grade curricular, o mercado de trabalho, a média salarial e, claro, a qualidade da instituição de ensino. O importante é que você se sinta confortável com o curso escolhido e possa se dedicar para ter um bom desempenho e começar a trilhar sua carreira.

Curta nosso perfil no LinkedIn e no YouTube para acompanhar as novidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0