Quais os tipos de eventos científicos e por que participar?

eventos científicos

Os eventos científicos têm importante papel na complementação da formação acadêmica. Isso porque esse tipo de atividade agrega novos conhecimentos, promove atualização aos que já são formados e possibilita a troca de experiências entre acadêmicos, docentes e pesquisadores.

A participação em eventos científicos durante a graduação, além de pontuar como atividade extracurricular, é uma oportunidade para você aprimorar algumas habilidades e desenvolver outras — por exemplo, pode motivar a realização de pesquisas científicas na faculdade.

Esses eventos são realizados para trazer temas relevantes no meio científico, apresentar novas pesquisas e propor discussões que abram ainda mais o leque para o desenvolvimento de novos estudos na área.

Acontece que é muito comum ter dúvidas e até mesmo confundir os tipos de eventos científicos. Então, se você também pensa que congresso, simpósio e conferência — para citar só alguns — são a mesma coisa, conheça um pouco mais sobre eles!

Simpósios

O simpósio reúne pesquisadores de uma determinada comunidade científica para discutir um tema específico e chegar a novas ideias sobre ele. Assim, a proposta é levantar opiniões de quem tem conhecimento aprofundado na área e propor novas direções para pesquisas posteriores.

Seminários

O seminário é um evento em que uma pessoa faz sua apresentação oral, expõe um determinado assunto e propõe a discussão sobre ele. Portanto, leva a um debate, não sendo centralizado em uma só opinião.

Congresso

O congresso é um grande evento que reúne vários profissionais para apresentar seus estudos e compartilhar suas descobertas acerca de um tema de comum interesse. Esse tipo de evento ocorre com certa periodicidade e pode envolver várias outras atividades, como palestras, simpósios etc.

Conferência

Uma conferência é um evento científico realizado com especialistas de uma mesma área que buscam visualizar novos caminhos frente a um problema. Normalmente, há alguém para presidir a mesa e moderar a discussão iniciada pelos palestrantes. Para isso, as perguntas do público não são colocadas abertamente, mas são entregues por escrito e filtradas pelo moderador.

Fórum

O fórum também é um evento científico, só que mais democrático. O debate é aberto para a plateia de forma livre, de modo que quem se sentir à vontade pode contribuir com sua opinião. Assim, as discussões são menos técnicas, mas dão espaço para várias perspectivas.

Palestra

Também é um evento oral, assim como o seminário, mas tem menor abrangência do tema. Isso porque o assunto não é debatido, mas apresentado pelo prisma do expositor/palestrante, com base em suas pesquisas e formulações.

Workshop

Workshop, que significa “oficina”, é um evento que reúne pessoas interessadas em um assunto específico, que querem aperfeiçoar suas técnicas, contando com a orientação prática de um especialista na área.

Como você viu, são vários os tipos de eventos científicos, e muitos deles são abertos para os estudantes universitários — seja para participar ativamente, seja apenas para observar, aprender e aproveitar para fazer networking.

No contexto desses eventos, nós incentivamos a participação dos acadêmicos, pois sabemos o quanto isso pode contribuir para suas carreiras. Além disso, trabalhamos com incentivo à produção científica e programas de bolsas de iniciação para os alunos que, desde cedo, se interessam pela área de pesquisa.

Aproveite para visitar nosso site e confira mais informações sobre o grupo Cruzeiro do Sul Educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0