Manter uma rotina de estudos pode ser algo bem desafiador. Além de assistir às aulas e fazer trabalhos e outras atividades, é essencial que o estudante capriche em revisões e faça anotações sobre as matérias vistas na escola, faculdade ou pós-graduação.
Muitas vezes, ainda, tudo isso é conciliado com o trabalho ou outras atividades. E então? Como estudar no fim de semana, colocar tudo em dia e ainda assim não ficar cansado?
Pode parecer impossível, mas não é! A seguir, mostraremos algumas dicas para que você possa dar aquela estudadinha nos finais de semana e, ainda assim, aproveitar o seu tão merecido descanso. Vamos lá?
1. Se organize
O primeiro passo é se organizar. Ter um cronograma bem definido durante a semana vai ajudá-lo, sem dúvidas, a evitar longas jornadas de estudos no sábado e no domingo.
Ou seja: ter uma rotina de estudos eficiente permitirá que você chegue ao final de semana com menos pendências, o que otimiza o seu tempo de descanso de maneira geral.
2. Tente não procrastinar
Se você está se preparando para o Enem ou já está na faculdade e tem o objetivo de dar conta de todo o material de estudos, não deixe nada para depois.
Muitas vezes, fazemos tarefas “em cima da hora” porque enrolamos demais para iniciá-las. Aí, temos que lidar com a pressão e ficamos mais suscetíveis a cometer erros. Se você começa antes, também termina antes e tem mais tempo livre para descansar. Pense nisso!
3. Defina as suas prioridades
Estudar é, também, sobre fazer concessões. É claro que descansar é muito importante. Diríamos, até, que é essencial para que o seu cérebro possa estar 100% apto a absorver todo o conhecimento necessário. No entanto, os estudos devem ser a sua prioridade.
Quando você prioriza a hora de estudar, termina tudo com mais rapidez e eficiência. E, assim, há aquela sensação de dever cumprido que permite que você aproveite o seu lazer sem culpa e cansaço.
4. Determine horários
Se mesmo assim precisar estudar durante o fim de semana, estipule horários. Seja pela manhã ou pela tarde, é fundamental que você tenha uma hora para começar e outra para terminar.
Ficar tirando o atraso durante o sábado e o domingo inteiros fará com que você inicie a semana exausto, recomeçando o ciclo de procrastinação e falta de produtividade. Então, dê espaço para que o seu corpo e a sua mente possam descansar.
5. Faça pausas com recompensas
Por fim, outra dica para que o seu estudo no fim de semana renda mais e seja menos cansativo é fazer pausas. Uma boa dica é o uso do método Pomodoro, que consiste em blocos de estudos seguidos por espaços de descanso recompensador.
Dê uma chance a métodos assim! É bem provável que a sua produtividade tenha uma otimização interessante, com bons resultados, e que o seu cansaço seja consideravelmente reduzido enquanto você estuda.
Gostou de conhecer essas dicas para estudar no fim de semana e, mesmo assim, ter tempo para aproveitar e relaxar? A palavra-chave é organização. Com ela, você consegue ter um tempo muito mais produtivo e sobra espaço para o descanso e a diversão.
E já que você está por aqui, aproveite para assinar a nossa newsletter! Assim, você fica por dentro de outras dicas para manter uma rotina saudável de estudos e otimizar o seu desempenho nesse âmbito. Até a próxima!