Precisa estudar nas férias? Separamos 10 dicas de ouro para você!

Sabemos que a rotina de um estudante não é das mais tranquilas. Para completar, há períodos bastante intensos, que exigem um esforço maior para a obtenção de novos aprendizados. Nesses casos, para evitar que conteúdos importantes se acumulem, algumas pessoas optam por estudar nas férias.

Embora pareça loucura, essa atitude pode ser muito positiva e contribuir para o processo de formação. O segredo é equilibrar a rotina para contemplar lazer e descanso todos os dias, evitando o cansaço e a desmotivação.

Se quiser saber como isso é possível, continue a leitura do nosso post. Listamos 10 dicas para você aproveitar a folga entre os semestres ao máximo!

1. Descanse nos primeiros dias

Ninguém quer perder a típica sensação de liberdade promovida pelas férias. Portanto, nossa primeira orientação é que você esqueça os compromissos e as obrigações nos primeiros dias do período. Reserve metade da semana, por exemplo, para fazer o que mais gosta.

Vá ao cinema, visite um amigo ou familiar querido e durma quando tiver vontade. Sabemos que a vida na universidade nem sempre permite essas folgas para descansar o corpo e a mente. Então, procure usar o momento inicial para relaxar e desfrutar de atrativos que você valoriza.

2. Tenha um local apropriado

Dormiu bastante e curtiu a companhia de outras pessoas? Se sim, você já está pronto para inserir os estudos em sua rotina de férias. Mas será que o ambiente em que você está é propício para a realização de leituras, exercícios e outras tarefas? Reflita sobre isso e faça possíveis adaptações.

Pense que a estrutura da instituição é composta por salas, laboratórios e bibliotecas equipados com móveis e todos os materiais necessários para o aprendizado. Então, o ideal é que você procure um espaço que tenha características semelhantes, ou seja, que permita focar nos estudos e guardar todas as suas coisas (caderno, notebook, apostilas etc).

3. Estabeleça uma rotina fixa

Outro aspecto importante para quem deseja estudar nas férias é estabelecer uma rotina. Afinal, se você deixar que os dias corram conforme a sua disposição ou a vontade de terceiros, dificilmente encontrará tempo suficiente para atualizar seus conhecimentos.

Para começar, pense nos momentos em que você tende a ser mais produtivo. Em seguida, observe os horários em que as atividades das férias costumam ficar concentradas. Esses períodos servirão de base para a definição de uma rotina equilibrada e que permita conciliar diferentes afazeres.

4. Crie um cronograma de tarefas

Essa dica é um complemento da anterior, já que consiste em organizar os compromissos ao longo de cada dia. Por exemplo, se você determinou que as manhãs serão dedicadas aos estudos e as tardes à diversão, anote tudo isso em um papel ou planilha digital.

Divida as manhãs, tardes e noites em blocos de horários e insira uma tarefa em cada categoria. Se sua disposição for maior no início da manhã, use-a para fazer leituras mais complexas e se concentrar nos exercícios. Já a parte final, perto do almoço, pode ser dedicada a revisões e tarefas mais tranquilas.

5. Varie as técnicas de estudo

As distrações podem ser bem mais comuns no período de férias, por isso, busque formas eficientes de lidar com elas. Se a preguiça bater e tudo o que você desejar for a cama, uma boa estratégia é variar o método usado em seus estudos.

Em outras palavras, mude a maneira como você consulta as matérias, conceitos e fórmulas importantes. Há muitas ferramentas, técnicas e meios de fazer isso. Inove e você terá novos estímulos para prosseguir no seu objetivo.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Por exemplo, em vez de ficar apenas na leitura de um tema, que tal assistir a um documentário que fale sobre o mesmo assunto? Ou, no lugar de buscar exercícios em livros, por que não responder a questionários concentrados em apps do seu celular?

6. Priorize conteúdos mais desafiadores

Toda pessoa tem facilidade para aprender determinadas matérias e, consequentemente, gosta de priorizá-las no momento de estudar. Porém, como as férias são curtas, você deve se desafiar e fazer o contrário. Isso significa que precisa encarar os conteúdos mais difíceis.

Esses dias extras são valiosos para rever aquele conceito complexo ou para aprimorar uma habilidade que você tem ignorado ao longo do semestre. Aos poucos, verá que o domínio na matéria que causava tanta angústia ficou melhor e, assim, terá muito mais ânimo ao se preparar para o retorno às aulas.

7. Revise as matérias com frequência

A absorção de conteúdos não ocorre da noite para o dia, portanto, é crucial manter proximidade com o que foi passado pelo professor. Muitas pessoas fecham os livros e os cadernos nos dias de folga e só voltam a vê-los quando precisam se preparar para uma avaliação importante.

Não faça isso se quiser manter todos os assuntos na ponta da língua. Ao estudar nas férias e revisar cada matéria com frequência, você não se sentirá tão perdido quando voltar à sala de aula. Em vez de perder tempo retomando o que foi visto, poderá aproveitar cada minuto para aprimorar o que já sabe.

8. Evite exageros nas atividades

Parece óbvio dizer que o equilíbrio é fundamental em diversos processos. Porém, se você não tiver isso em mente, pode acabar caindo em uma rotina desgastante e improdutiva.

Na ânsia de querer aproveitar as férias para arrasar nos estudos, muitas pessoas deixam o descanso de lado e mergulham em apostilas. Esse exagero não é bom, já que o cansaço pode se estender para o início do semestre.

Você não quer começar o próximo período se arrastando e perdendo aulas por conta da fadiga, certo? Então, deixe a perfeição de lado, valorize o seu bem-estar acima de tudo e, se necessário, faça adaptações na rotina.

9. Assista a filmes

Uma ótima maneira de conciliar férias e estudos é separar filmes e séries que tenham relação com as matérias que precisam ser revisadas. Assim, além de refletir sobre determinados temas, você consegue relaxar e até envolver outras pessoas na atividade.

Se, por outro lado, tiver interesse em vídeos que não têm proximidade com a área de estudo, sem problema! Nesse caso, use-os como motivação para estudar cada vez mais. Para isso, você pode se presentear com um novo filme ou episódio da série toda vez que finalizar uma parte do conteúdo.

10. Divirta-se

Todo o esforço que você teve ao longo do semestre deve ser recompensado. Afinal, de que adiantaria mandar bem em uma matéria se não pudesse celebrar tal conquista? Além do mais, ninguém consegue manter a saúde mental e física em dia se não dedicar alguns minutos ao próprio lazer.

Não hesite em aceitar um convite para um evento, passear com sua família ou curtir sua própria companhia com um bom café. Simples momentos como esses ajudam a repor as energias e a perceber que seu sucesso merece ser comemorado.

E então, conseguimos despertar sua vontade de estudar nas férias? Perceba que bons motivos não faltam para levar essa ideia adiante. O ideal é que você se comprometa a aplicar o máximo de dicas para colocar todas as matérias em dia e ter bons resultados.

Agora, o que acha de divulgar essas dicas com seus amigos e colegas? Aproveite e compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0