5 vantagens de estudar em grupo ou sozinho

estudar em grupo ou sozinho

Estudar em grupo ou sozinho? Como você rende mais? Essa é uma dúvida que pode surgir para muitos estudantes, mas a verdade é que uma opção não é totalmente melhor que a outra. Ambos os contextos têm suas vantagens e podem contribuir de alguma forma para a produtividade nos estudos.

Isso também tem relação com as características de cada pessoa. Há quem prefira debater os assuntos e compartilhar conhecimentos e pontos de vista, pois assim dá para registrar melhor as informações na mente. Por outro lado, existem aqueles que gostam de aprender no próprio ritmo e com mais autonomia.

Então, vamos apresentar 5 vantagens de estudar em grupo ou sozinho!

Quais são os benefícios de cada forma de estudo?

Veja os benefícios que você pode obter em cada contexto de estudo!

1. Evitar a procrastinação

Quando você integra um grupo de estudos, é mais difícil cair na procrastinação, pois existem horários pré-definidos para os encontros — online ou presenciais — e seus colegas contam com a sua participação. Já estando só, a chance de procrastinar é maior.

2. Compartilhar dúvidas e ideias

Essa é uma das grandes vantagens de estudar em grupo: a possibilidade da troca. Você tem a sua percepção sobre o tema de estudo, mas seus colegas podem ter outras. Assim, todos podem expor seus pontos de vista, compartilhar o que compreenderam, além de esclarecer dúvidas.

3. Fortalecer habilidades interpessoais

O estudo em grupo também é vantajoso porque é uma oportunidade de interação social, de forma que você pode aprimorar habilidades intra e interpessoais, como motivação, positividade, comunicação e autoconfiança. O desenvolvimento do senso crítico é outro ponto a destacar — embora isso aconteça tanto ao estudar em grupo quanto sozinho.

4. Autonomia para escolher o melhor método de estudo

Estudar só é interessante para quem prefere conduzir seu próprio ritmo de aprendizado. Afinal, cada pessoa absorve as informações de modo distinto e constrói conhecimento no seu tempo. Nesse caso, você ainda pode criar seu cronograma de estudos personalizado, considerando as disciplinas nas quais tem mais dificuldade.

5. Menos distrações com conversas aleatórias

Mais uma vantagem de estudar sozinho é que você pode manter o foco apenas no conteúdo que importa, sem se distrair com conversas que não tenham relação com o tema de estudo. Isso porque, em grupo, é comum ter esses momentos de dispersão.

Afinal, é melhor estudar em grupo ou sozinho?

As duas formas têm suas vantagens. A assimilação dos conteúdos e o aproveitamento nos estudos vai depender também de interesse e atenção. Além disso, para escolher entre estudar em grupo ou sozinho, você deve levar em conta o seu perfil e a sua rotina.

Por exemplo, se tem dificuldade em compreender os temas somente com a leitura e fica sem motivação, o grupo de estudos pode incentivar você e aumentar sua produtividade. Por outro lado, se você tem uma rotina atribulada e facilidade de aprendizado, estudar sozinho é proveitoso.

No fim das contas, mais importante que escolher entre estudar em grupo ou sozinho é se dedicar aos estudos e mirar nos seus objetivos — que provavelmente incluemtirar boas notas nas provas, concluir o ano letivo, preparar-se para o Enem ou vestibular e, em breve, ingressar em uma boa universidade.

Gostou do post? Então siga nossas páginas nas redes sociais e acompanhe as novidades sobre estudos e profissões. Estamos no YouTube e no LinkedIn