Veja 3 desafios de estudar em casa e 3 dicas para superá-los!

estudar em casa

Você sente que não consegue render tão bem ao estudar em casa? Então, saiba que isso é mais comum do que parece. A dinâmica de aprendizado se torna bem diferente do que a que nos acostumamos desde que nascemos, ao ir diariamente à escola.

Contudo, estudar sozinho também não precisa ser uma tarefa tão difícil. O primeiro passo é entender quais são os seus desafios de manter o foco estudando em casa e, assim, criar estratégias para minimizar os problemas.

Quer saber como manter a produtividade estudando em casa? Então, acompanhe este post e veja como superar os principais desafios que surgem pelo caminho! 

Principais desafios de estudar em casa

Estudar em casa oferece várias vantagens, como mais comodidade, economia de custos e flexibilidade de horários. No entanto, isso também pode trazer alguns desafios para quem sempre lidou com o ensino presencial.

A seguir, confira quais são os desafios mais enfrentados por pessoas que estudam em casa e veja se você se identifica!

1. Excesso de afazeres

É só passar um pouco mais de tempo em casa que é possível notar a quantidade de afazeres que ainda precisam ser feitos. Seja uma louça na pia, seja uma prateleira que precisa ser consertada, a sua mente sempre arranja um jeito de focar no que ainda precisa ser realizado e não no que está fazendo no momento, não é mesmo?

Essa é uma das principais queixas que os alunos trazem no que diz respeito aos estudos em casa. Esse excesso de afazeres, além de desviar o foco do aprendizado, ainda provoca uma maior sensação de cansaço, devido à sobrecarga de tarefas.

2. Falta de concentração

A própria casa também oferece diversos estímulos que chamam mais a atenção do que os estudos. Isso porque a mente costuma focar mais rápido o que é mais fácil de se realizar e o que exige menos energia, principalmente quando o corpo já está cansado.

Como resultado, é difícil manter a concentração nas tarefas acadêmicas, e o tempo de estudos parece demorar ainda mais para passar.

3. Ausência de um cronograma e de metodologias

Não há como saber quais passos devem ser dados sem ter idealizado o caminho. Esse é o maior problema de não ter um cronograma, nem apostar em metodologias que favoreçam o aprendizado. Dessa forma, a desorganização vem de uma maneira mais fácil e a produtividade cai, consequentemente.

Dicas para superá-los

Diante desse contexto, como superar os desafios de estudar em casa e manter um ritmo favorável ao aprendizado? A seguir, descubra algumas estratégias!

1. Crie um espaço propício

Definir um espaço exclusivo para estudar é uma ótima ideia. Com isso, em pouco tempo, a sua mente vai se acostumar com o fato de que sempre que você estiver nesse ambiente, o ideal é focar aprender novos conteúdos. Só a criação de um cantinho dos estudos já é o suficiente para evitar a procrastinação e começar a fazer as tarefas.

2. Estabeleça uma rotina de estudos

Manter o ritmo de aprendizado também facilita muito no dia a dia. É por isso que é sempre aconselhável ter uma rotina de estudos, mesmo fazendo isso em casa. Criar um cronograma com os horários para se dedicar às tarefas que devem ser feitas norteia as suas atividades cotidianas e melhora a organização.

3. Considere um curso EAD

O curso de Educação a Distância (EAD) foi criado justamente para ser feito em casa. Desse modo, a estrutura é um pouco mais flexível, o que permite criar uma rotina mais prática e adaptável, e ainda aprender tudo o que gostaria em uma graduação.

Sabemos que estudar em casa é um desafio para muitas pessoas. No entanto, com algumas técnicas, é possível superar os problemas e criar uma rotina produtiva e melhorar o aprendizado.

Gostou do conteúdo? Então, continue vendo mais dicas de estudo ao acompanhar os nossos perfis no LinkedIn e YouTube!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0