Confira 5 dicas essenciais para estudar à noite

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Quem precisa estudar à noite sabe que nem sempre é fácil manter o sono em dia e um bom rendimento na faculdade. Ainda, a decisão por esse período de estudos, seja num curso presencial ou a distância (EAD), geralmente tem a ver com outros compromissos durante o dia.

Porém, temos uma boa notícia: essa rotina não precisa ser desgastante e nem levar à negligência do sono, mesmo se você precisa conciliar trabalho e estudos. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este texto. Continue a leitura e confira 5 dicas valiosas para ter organização, foco e disciplina nos estudos à noite!

1. Invista na organização

A vida acadêmica sempre exige organização, mesmo que o estudante tenha todo o tempo do mundo para os afazeres da faculdade. Quando só há o período noturno disponível, então, essa exigência é ainda maior. Por isso, comece com o básico: desenhar a sua rotina.

Anote todas as atividades do seu dia e veja quais horas ficam livres para os estudos. Depois, organize um cronograma de estudos, distribuindo seus compromissos da graduação durante a semana. Nesse momento, seja realista! É importante observar sua disponibilidade e o tempo real que os estudos exigem.

Em vez de separar somente o tempo de assistir à aula, planeje-se também para as leituras obrigatórias e complementares, além das atividades práticas e trabalhos. Isso é essencial para ter um bom rendimento e se tornar um aluno protagonista na faculdade.

Por isso, use uma agenda, um planner ou uma planilha para fazer um cronograma semanal com todas as leituras, atividades e trabalhos de suas matérias. Lembre-se de atualizar esse plano todos os fins de semana para não se esquecer de nenhum conteúdo e não perder as datas de entrega.

2. Elimine as distrações

Em geral, as pessoas preferem estudar de manhã, já que nesse período estamos com a cabeça mais “fresca”. Para quem precisa ou prefere estudar à noite, o cansaço e os acontecimentos do dia podem interferir na concentração. Por isso, eliminar as distrações é muito importante.

O primeiro passo para isso é ter um ambiente adequado para os estudos. Se puder organizar uma escrivaninha em um local com boa iluminação e pouco movimento, ótimo! Caso não tenha essa possibilidade, esforce-se para ter pelo menos um cantinho na mesa de jantar para colocar seu notebook e materiais.

Estudar na cama ou no sofá é um convite à procrastinação! Outro cuidado fundamental é se desconectar dos eletrônicos, como a TV e o celular. Este último é especialmente perigoso para o foco nos estudos; portanto, se possível coloque no modo avião e evite cair na tentação de conferir as novidades das redes sociais.

3. Cultive hábitos saudáveis

Para ter sucesso estudando no período noturno, é legal reavaliar todos os seus hábitos e buscar uma vida mais saudável, de modo geral. Pode parecer que a alimentação não tem nada a ver com seus estudos, mas ela pode sim interferir no seu rendimento.

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Alimentos pesados, por exemplo, podem nos deixar menos ativos e com sono. Então, é melhor investir em refeições mais leves para o jantar, como grelhados e saladas. Além disso, praticar atividades físicas regularmente é uma ótima pedida para a disposição.

Parece impossível encaixar 40 minutos de atividade física na sua rotina já tão corrida? Nós entendemos. Porém, pense nisso como algo que vai potencializar seu rendimento, especialmente se os exercícios ocorrerem pouco antes de estudar.

Afinal, as atividades físicas ajudam o organismo a ficar mais revigorado e com energia. Isso sem contar, é claro, nos benefícios para a sua saúde e para a sua qualidade de sono. Dormindo melhor, você acordará com as baterias recarregadas para encarar o dia e a rotina de estudos à noite.

4. Regule seu período de sono

Falando em dormir melhor, uma dica muito importante para quem vai estudar à noite é regular o sono. É fácil perder a mão no seu planejamento e avançar além do tempo previsto. Porém, dormir muito tarde fará com que você não descanse completamente — o resultado é uma bola de neve capaz de comprometer toda a sua semana de estudos.

É melhor apostar em outras formas de otimizar os estudos do que usar suas preciosas horas de sono para adiantar a matéria, como ouvir podcasts relacionados às matérias da faculdade ao longo do dia e ler nos períodos de deslocamento. Então, estabeleça um horário para dormir e para acordar e tente ao máximo cumpri-los.

Lembre-se de que o período de sono deve ser de 6 a 8 horas. Além disso, para dormir melhor, é importante evitar o consumo de estimulantes nas horas anteriores ao momento de se deitar, por mais convidativo que seja aquele café na hora dos estudos.

5. Tenha disciplina

Por fim, a última dica é ter disciplina. Essa talvez seja a mais difícil de seguir, porém, é a mais importante. Afinal, de pouco adianta se organizar, fazer um plano de estudos infalível e aderir a todos os hábitos saudáveis se você não manter o comprometimento na hora de colocar a “mão na massa”.

Lembre-se de que o período da noite é o único momento que você tem para estudar. Além disso, imagine só o estresse de ter que lidar com montanhas de matérias atrasadas e prazos estourando se a sua rotina já é tão exigente. É melhor se esforçar para fazer um pouquinho a cada dia, dentro do seu planejamento.

Porém, ter disciplina não é o mesmo que se sacrificar, hein? Eventualmente — e essa deve ser a exceção, não a regra —, é super compreensível tirar a noite para assistir a uma série em vez de estudar. Além disso, reconheça seus esforços e méritos em vez de se cobrar por não conseguir estudar tanto quanto seus colegas que têm o dia livre.

Se você seguir essas dicas para estudar à noite, terá a consciência tranquila por saber que está dando o melhor de si — isso é o mais importante! Em resumo, exercite seu autoconhecimento para encontrar seus limites, descobrir sua necessidade de sono e descanso e, assim, tentar equilibrar com um estudo de qualidade.

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