Conheça as principais especializações em Odontologia

especialização odontologia
Powered by Rock Convert

A graduação é um grande passo na construção de uma carreira bem-sucedida. Porém, para ter uma ótima colocação e garantir o destaque do seu currículo, uma especialização faz toda a diferença. Para que você tenha uma ideia, os dados da Pesquisa Salarial conduzida pela Catho e divulgados pelo G1 mostram que uma pós-graduação pode aumentar os rendimentos em até 118%.

Contudo, entre tantas áreas, é difícil escolher aquela para a qual você vai se dedicar, não é? Foi pensando em ajudar os futuros dentistas, que preparamos este texto. Continue a leitura e conheça as principais possibilidades de especialização em Odontologia, além de conferir os motivos pelos quais uma pós-graduação é tão importante!

Por que fazer uma especialização em Odontologia?

A pós-graduação serve para aprofundar seus conhecimentos em determinada área, o que leva o profissional a se tornar um especialista. Então, o primeiro benefício dessa formação no seu currículo, é mostrar ao mercado de trabalho que você tem diferenciais naquela área e merece as melhores colocações.

A especialização também tem efeitos na sua perspectiva de carreira, pois, por meio dela, você pode atualizar seus conhecimentos, ter contato com as maiores tendências da área e trocar experiências com outros profissionais que buscam a capacitação contínua.

Tudo isso traz ganhos muito grandes para a atuação profissional. Aos graduados em Odontologia, a especialização abre o caminho para parcerias, prestação de serviço especializado em clínicas e, até mesmo, a abertura de um consultório que pode se tornar referência em determinados tratamentos.

Quais são as principais especializações em Odontologia?

Agora que você já sabe as vantagens de fazer uma especialização em Odontologia, que tal conhecer algumas? Atualmente, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconhece 22 especialidades por meio da Resolução CFO-161/2015. Veja só as principais!

Ortodontia

A Ortodontia é, provavelmente, a especialização mais popular da Odontologia. Trata-se da área que se dedica ao posicionamento dos dentes, corrigindo problemas de mordedura e questões estéticas da arcada dentária por meio de aparelhos fixos e móveis.

Ortodontistas encontram uma alta demanda no mercado de trabalho e podem se especializar ainda mais, optando por trabalhar apenas com tratamentos pediátricos ou geriátricos. Há a possibilidade de abrir o próprio consultório especializado ou de prestar serviços ortodônticos em clínicas e redes de convênio odontológico.

Implantodontia

A Implantodontia se refere à realização de cirurgias e implantes de próteses. Essa é uma especialização da Odontologia que se volta a pacientes que perderam um ou mais dentes por motivos diversos, o que impacta diretamente a autoestima e a qualidade de vida das pessoas.

O dentista dessa especialidade substitui a raiz do dente, em geral, por meio de cirurgias e enxertos ósseos. Essa é uma área promissora e que pode render salários bastante atrativos. É, também, uma das que mais se beneficiam pelos avanços nos aparelhos cirúrgicos, então, pode ser interessante para quem gosta de inovações tecnológicas.

Powered by Rock Convert

Traumatologia

Se você tem interesse pelo ambiente hospitalar e busca um foco ainda maior na área da Saúde, a Traumatologia pode ser a especialização da Odontologia ideal. Aqui, os profissionais cuidam de malformações da cavidade oral e seus adjacentes, normalmente causadas por traumas maxilofaciais, como fraturas e lesões.

Além disso, o dentista com essa especialidade pode atuar em casos de deformidades faciais causadas por problemas congênitos. Por fim, é a Traumatologia que se dedica ao tratamento de transtornos como o bruxismo e dores nas articulações temporomandibulares (DTM) decorrentes de problemas de sono, osteomielite, abscessos, entre outros.

Periodontia

A Periodontia é a área que faz a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e condições que acometem as gengivas, os ossos alveolares e o ligamento periodontal. São os profissionais dessa especialidade que realizam raspagens e limpezas, por exemplo.

Endodontia

Já a Endodontia se dedica à saúde da polpa e da raiz dos dentes. Em outras palavras, é o dentista dessa área que faz os canais dentários, além de atuar com a correção de trincas que comprometam a estrutura interior do dente, tratar infecções nas raízes e problemas de sensibilidade intensa.

Dentística

Na Dentística, o foco está na restauração estética e funcional dos dentes. Nessa área, os profissionais realizam restaurações, peeling gengival e outros tratamentos, normalmente com aplicação de resina, para reabilitar dentes comprometidos por abrasão, cáries superficiais, entre outros problemas.

Harmonização Orofacial

Já para quem gostaria de trabalhar em diálogo com a área da Estética, a especialização em Harmonização Orofacial é muito interessante. Por meio dela, o profissional ganha aptidão para realizar os procedimentos responsáveis por garantir o equilíbrio estético e funcional do sorriso e da face.

Carreira acadêmica

Por fim, também há a possibilidade de seguir carreira acadêmica e trabalhar com a pesquisa e o desenvolvimento científico da Odontologia, além de estar apto para dar aulas no Ensino Superior.

Para tanto, em vez de uma especialização — que é um tipo de pós-graduação lato sensu —, o estudante deve fazer uma pós stricto sensu, isto é, mestrado e/ou doutorado, sendo que os concursos públicos para universidades podem exigir somente a titulação de mestre.

Como escolher a melhor especialização em Odontologia?

Para terminar este artigo, veja algumas dicas que ajudarão a escolher sua futura especialização:

  • considere sua afinidade com a especialidade — há sempre alguma característica que nos chama mais atenção em alguma área;
  • converse com outros profissionais — procure especialistas das suas áreas de interesse em meio à sua rede de contatos e converse sobre o dia a dia na profissão;
  • avalie o mercado de trabalho — faça uma pesquisa e analise quais são as maiores demandas na sua localidade, pois elas podem representar a oportunidade de alcançar rapidamente o sucesso profissional;
  • não tenha medo de errar na decisão — você poderá mudar de área novamente no futuro se não alcançar a realização que procura, portanto, não precisa sentir tanto a pressão por tomar uma decisão definitiva.

Diante dessa leitura, você já tem boas informações para escolher sua especialização em Odontologia. Como vimos, a pós-graduação faz total diferença no currículo e pode abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Então, que tal começar quanto antes? Entre em contato conosco e conheça nossos cursos de especialização!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0