Entenda já o que são cursos livres!

Se você tem sede de conhecimento, mas não pretende fazer um curso de longa duração, precisa saber o que é curso livre! Esse tipo de formação é a alternativa ideal para quem busca reciclar alguns aprendizados da profissão, melhorar o currículo ou mesmo aprender algo novo pela satisfação pessoal.

Muito dinâmicos, de curta duração, valores acessíveis e ofertados até mesmo a distância, os cursos livres oferecem várias vantagens para os mais diversos públicos. Neste post, vamos esclarecer suas principais particularidades e ajudar você a decidir se esse é o melhor tipo de curso para a sua situação. Ficou curioso? Então, continue a leitura!

Afinal, o que são cursos livres?

De acordo com o Artigo 42 da Lei nº 9.394/1996, a conhecida Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) os cursos livres, por vezes chamados de cursos profissionalizantes, são cursos que não exigem escolaridade mínima, abertos à comunidade e somente condicionados à matrícula e ao aproveitamento do aluno.

Podendo ser presenciais ou a distância, eles são focados em aprendizagens pontuais, com a finalidade de desenvolver, dentro de determinada área de atuação, capacidades e/ou habilidades específicas. Assim, trazem ganhos de conhecimento imediatos ao estudante.

Existem os mais diversos tipos de cursos livres, desde os voltados para alguma especificidade da profissão, até os que se configuram como hobbies ou aprendizados pessoais. Em resumo, esses cursos podem tratar de qualquer assunto.

O que diferencia os cursos livres?

Os cursos livres recebem esse nome por não serem formais e estarem desassociados de órgãos reguladores. Por isso, esse tipo de formação não permite a emissão de diploma, somente certificado. 

Apesar de partir de um projeto sólido com instrutores especialistas, eles não são reconhecidos pelo MEC. Mas isso não significa que o certificado não tenha validade no mercado de trabalho ou que configure desvalorização em comparação a outros tipos de curso.

Esse fato somente significa que a carga horária e a estrutura curricular não estão sob a tutela do Ministério da Educação, como acontece com os cursos superiores e outros de longa duração.

Outra particularidade dos cursos livres é que eles são abertos a todos os públicos, podendo ser feitos por portadores de diploma de pós-graduação ou mesmo por estudantes do Ensino Fundamental.

Os cursos livres são legítimos?

Como não são regulamentados por nenhum órgão superior, é comum ter dúvidas sobre a legitimidade dos cursos livres. E a resposta é: sim, mesmo não sendo credenciados pelo MEC, esses cursos são respaldados pela legislação e, inclusive pela Constituição Federal.

Por isso, são válidos e reconhecidos no mercado de trabalho. Prova disso é a LDB que, conforme citamos, estabelece as bases legais para a criação dos cursos livres. Para reforçar ainda mais, temos os Artigos 205 e 206 da Constituição Federal de 1988.

Neles, fica claro que a educação é um direito promovido não apenas pelo Estado, mas pela sociedade. São consideradas bem-vindas quaisquer iniciativas que incentivem “o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Para quem os cursos livres são indicados?

Agora que você sabe o que é curso livre, vamos refletir para quem esse tipo de formação é mais indicada. Essencialmente, ele é interessante para qualquer pessoa com vontade de expandir seus conhecimentos.

No entanto, o público-alvo dos cursos livres pode ser mais específico, sendo fortemente recomendados para:

  • jovens universitários — já que favorecem uma expansão do conhecimento na profissão, além do enriquecimento do currículo para o primeiro emprego;
  • profissionais em busca de atualização — pois possibilitam a reciclagem da formação ou mesmo um afunilamento da atuação profissional em alguma área;
  • profissionais que querem mudar de carreira — com a realização dos cursos livres, dá para experimentar diferentes áreas sem um comprometimento no longo prazo, ideal para quem deseja mudar de carreira mas tem dúvidas sobre o novo campo de atuação.

Os principais motivos pelos quais os cursos livres são indicados para esses públicos são: a duração mais curta, a objetividade dos conteúdos e os valores mais acessíveis. Entenda melhor sobre cada uma dessas características!

Duração

A duração de cada curso livre varia de acordo com o conteúdo proposto, o grau de complexidade e a determinação da instituição de ensino. Isto é, não há um padrão predefinido. Sendo assim, é possível que você encontre cursos livres com carga horária de poucas horas ou mesmo de alguns meses.

Essa flexibilidade permite que uma pessoa se planeje e possa fazer mais de um curso livre simultaneamente ou diversos cursos livres durante o período em que faria um único curso técnico, por exemplo. Claro, dependendo da disponibilidade financeira e de tempo que o aluno apresentar.

Objetividade

Ao passo que os cursos técnicos e de graduação contam com uma grade curricular formada por diversos conteúdos, abrangendo focos diferentes relacionados a uma única formação, os cursos livres são diretos e objetivos.

Por exemplo, se você trabalha como auxiliar administrativo e quer aprender como gerenciar seu tempo a fim de aumentar a produtividade, é possível se matricular em um curso livre unicamente com esse enfoque.

desconto-universidade-cruzeiro-do-sulPowered by Rock Convert

Além disso, se você trabalha como gerente de loja e quer otimizar a sua capacidade de manter um bom clima organizacional com a equipe, também encontrará um curso que abranja esse assunto no mercado. Esse ganho imediato de conhecimento é uma vantagem em relação aos cursos de longa duração.

Valores

Por serem mais curtos e objetivos, consequentemente, os cursos livres apresentam valores mais baixos, adequados às características de cada um. Isso permite que os estudantes gerenciem a vida financeira com mais tranquilidade e colham os frutos dos conhecimentos recém-adquiridos mais rapidamente.

Por que fazer um curso livre a distância?

Mesmo entendendo melhor o que é curso livre, você ainda não se convenceu de que esse formato de conteúdo é muito interessante para a sua carreira? Então, confira algumas das principais vantagens!

Flexibilidade nos estudos

A flexibilidade nos estudos é um dos maiores atrativos da modalidade EAD. Quando falamos de cursos livres, ela ainda é redobrada. Afinal, o estudante tem acesso aos conteúdos e, desde que assista às aulas dentro do prazo de oferecimento, pode organizar seus estudos como bem entender, praticando sua gestão de tempo.

Assim, são muito interessantes para quem tem rotinas corridas ou mesmo para pessoas que gostam de ter autonomia no próprio processo de aprendizado. Além disso, pelo fato de serem totalmente online, os cursos podem ser acessados em qualquer local e horário.

Essa característica é ideal para quem quer estudar nas férias ou aproveitar os períodos “mortos” do dia, como durante deslocamentos, no horário de almoço do trabalho ou naquele momento livre entre um compromisso e outro.

Atualização dos conhecimentos

Para quem já é formado, os cursos livres garantem ao profissional a possibilidade de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos. Na realidade de quem já está inserido no mercado de trabalho, esse tipo de formação é interessante justamente pela objetividade e pela curta duração.

Afinal, quem precisa conciliar trabalho e família, além dos afazeres de casa, por exemplo, pode ter mais dificuldade de reciclar seus conhecimentos com uma especialização ou um mestrado.

Currículo mais atrativo no mercado de trabalho

Com a realização dos cursos livres, você pode enriquecer bastante o seu currículo. Afinal, eles certificam o aprendizado de novos conteúdos e técnicas úteis para complementar uma formação superior. Porém, não é só isso!

Ter alguns cursos livres no currículo demonstra para os recrutadores que você tem um perfil proativo, ambicioso e curioso — todas características de um profissional de sucesso.

Para que você tenha uma ideia, uma entrevista realizada pelo Guia do Estudante com o gerente nacional de operações da Blackboard, Pavlos Dias, mostra que, para as empresas, os alunos de cursos a distância têm:

  • mais organização;
  • capacidade de resolução de problemas;
  • e autonomia na busca pelo aperfeiçoamento contínuo.

Desenvolvimento profissional e pessoal

Para além do diferencial no currículo, os cursos livres também favorecem o desenvolvimento pessoal. Aprender coisas novas é sempre benéfico para o ser humano e, muitas vezes, nos esquecemos dos impactos para nosso bem-estar e qualidade de vida.

Novos idiomas, técnicas culinárias, Filosofia, História da Arte, entre outros tantos conhecimentos podem ser úteis simplesmente para saciar nossa necessidade de aprendizado, ampliar o repertório cultural e promover novas vivências.

Como são os cursos livres da Cruzeiro do Sul Virtual?

A Cruzeiro do Sul Virtual existe desde 2001, quando era o Núcleo de Educação a Distância (NEAD). Então, temos uma boa dose de experiência no ensino a distância para garantir o melhor aprendizado aos nossos alunos.

Nossos cursos livres são totalmente online e variam de 20 a 80 horas a serem cumpridas dentro de 2 meses. Além disso, todos os conteúdos são desenvolvidos exclusivamente por mestres e doutores, o que garante a excelência do material e das aulas.

Os estudantes assistem às aulas por meio do Blackboard, uma das mais modernas plataformas de educação a distância do país. Com ela, você pode acessar os conteúdos onde quiser, seja no computador, seja no smartphone.

Quais são as áreas de atuação da Cruzeiro do Sul Virtual

Atualmente, temos na Cruzeiro do Sul Virtual mais de 130 opções de cursos livres. Elas estão divididas nas seguintes áreas de atuação:

  • Arquitetura, Design e Moda;
  • Comunicação;
  • Direito, Relações Internacionais e Ciência Política;
  • Educação;
  • Engenharia e Tecnologia;
  • Gestão e Negócios;
  • Saúde.

Dentro dessas categorias, existem várias opções de cursos livres, como:

Agora que você sabe o que são cursos livres, percebeu que essa é uma forma interessante de se manter sempre atualizado, não é? Com toda a flexibilidade da EAD, a tradição de quase 20 anos de experiência e professores altamente capacitados, a Cruzeiro do Sul Virtual é o que você precisa para evoluir na carreira. Então, aproveite para conhecer nosso catálogo de cursos livres e começar a estudar já!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

4 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0