Entenda o que é bolsa de estudo

Você sempre quis cursar uma faculdade, mas está sem esperança porque não tem como assumir os custos? Comece a se alegrar! Todos os estudantes têm boas oportunidades de conseguir uma bolsa e se preparar bem para a carreira que vem pela frente. Ainda não sabe o que é bolsa de estudo? Explicaremos mais adiante.

Perceba que, antes de tudo, você não pode desistir de seus objetivos. Se você realmente deseja estudar para conseguir um bom emprego, precisa ficar de olho na melhor maneira de viabilizar os estudos. Leia o post até o fim para entender o que é bolsa de estudo e como é possível conseguir uma.

O que é bolsa de estudo?

Sabe aquele apoio que você tanto quer para estudar? Pois é, uma bolsa é um tipo de apoio. É um subsídio, ou seja, uma forma de contribuição financeira ou desconto que pode ser concedido na mensalidade de seu curso superior. Há várias maneiras de conseguir esse apoio tanto por instituições públicas quanto privadas.

Tenho chance de conseguir?

Algumas dicas podem ser essenciais para obter o benefício. Primeiramente, você deve buscar informações na faculdade para verificar qual a disponibilidade. É possível conseguir uma bolsa por meio de programas do governo, pela própria universidade e, até mesmo, por políticas de incentivos de algumas empresas aos seus colaboradores.

Depois que souber quais sãos as bolsas disponíveis, tome as atitudes necessárias para dar andamento na realização de seus objetivos. Às vezes, uma extensa documentação é solicitada para fazer o cadastro ou a inscrição. Prepare-se o quanto antes!

Quais são as alternativas?

Inscreva-se no ProUni

Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, é uma excelente oportunidade para os estudantes que desejam entrar em uma faculdade e não têm como custear as mensalidades. O programa possibilita a concessão de bolsas, que podem ser tanto integrais quanto parciais.

Participe de um projeto de Iniciação Científica

A Iniciação Científica é um tipo de pesquisa desenvolvida por alunos da graduação com um professor orientador. Um bom começo para quem quer seguir carreira acadêmica! Além disso, é possível conseguir bolsa por meio de programas específicos de Iniciação Científica desenvolvidos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq.

Saiba se a empresa oferece bolsa

Você já está trabalhando e deseja crescer profissionalmente? Verifique com o departamento de recursos humanos se a empresa em que trabalha tem algum programa que ofereça esse tipo de benefício aos seus colaboradores. Há muitas organizações que investem na qualificação da equipe, custeando parte dos estudos que podem ser tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação.

Solicite uma bolsa filantrópica

Como assim? Algumas instituições de ensino estão condicionadas, por lei, a oferecer um determinado número de bolsas aos alunos. Para ter a chance de conseguir uma delas, é necessário estar dentro dos requisitos. Por exemplo, ter baixa renda. É o seu caso? Procure saber se a universidade oferece essa modalidade de ajuda e faça a sua solicitação.

Conheça as bolsas da Cruzeiro do Sul Educacional

Há, também, as opções disponibilizadas pelas próprias Instituições de Ensino Superior (IES). Por exemplo, as IES da Cruzeiro do Sul Educacional oferecem bolsas de estudo para os candidatos que obtiverem 75% na prova tradicional e aos que ingressarem via Enem com determinada pontuação. Busque por mais informações sobre as condições específicas da campanha.

Informar-se bem é o melhor caminho para aproveitar as oportunidades. Agora que já sabe o que é bolsa de estudo, corra atrás de seus objetivos. Procure informações detalhadas da universidade e não deixe de tentar. Sim, é possível fazer uma faculdade mesmo que você não tenha como custear as mensalidades. Agarre suas chances!

Gostou? Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube e fique por dentro de mais informações educacionais. Saia na frente!