Entenda sobre a adoção do ensino híbrido nas pós-graduações

ensino híbrido

A pandemia trouxe diversas mudanças na sociedade para manter as medidas necessárias de isolamento social. No momento de retomada das atividades, novas práticas na educação foram surgindo, a fim de que todo o processo se tornasse mais seguro. E foi assim que o ensino híbrido ganhou mais destaque.

Esse modelo de ensino é vantajoso, e não apenas para a retomada das atividades durante a pandemia. Tendo em vista os benefícios que o formato híbrido pode oferecer para o aprendizado, é possível vê-lo se tornar uma nova tendência.

Se você está se perguntando se o ensino híbrido também pode ser adotado nas aulas de pós-graduação, a resposta é: sim! Neste post, saiba mais sobre como funciona esse modelo e entenda por que é vantajoso para os alunos.

O que ensino híbrido?

Antes de tudo, vamos entender melhor do que se trata o ensino híbrido. Atualmente, temos modalidades de ensino que apresentam várias diferenças entre si, como a presencial e a EAD. Mas, e se fosse possível unir as semelhanças e aproveitar um pouco de ambas?

Essa é a proposta do ensino híbrido: mesclar os métodos utilizados nas aulas presenciais com os das disciplinas ministradas a distância. Nesse modelo educacional, é possível aproveitar tanto as salas de aula quanto os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) para a integração do curso.

De certa forma, a hibridização é uma adaptação da EAD 4.0. Inclusive, esse tipo de ensino traz um ótimo avanço nas instituições, principalmente as de Ensino Superior, a partir da inclusão de ferramentas, como computadores e tablets, nas aulas presenciais.

Além disso, incentiva o uso de métodos online para a apresentação de conteúdos, avaliações e interações entre professores, monitores e alunos, o que ajuda muito no dia a dia de todos os envolvidos.

Como funciona o ensino híbrido nas pós-graduações?

Nos cursos de pós-graduação, o ensino híbrido funciona de forma ainda mais prática, tendo em vista que, na maioria das vezes, são alunos que já têm uma certa autonomia nos estudos e se adaptam facilmente ao uso de novos recursos.

A ideia da hibridização do ensino nas pós-graduações é fazer com que um percentual da carga horária seja cumprido de forma presencial nos polos de apoio, enquanto o restante pode ser feito a distância.

Para quem tem pouco tempo no dia a dia ou mora em uma região distante dos campi, essa é uma das principais vantagens. Além disso, permite que os alunos possam se adaptar ao ensino presencial e EAD ao mesmo tempo.

Quem fez graduação EAD, por exemplo, e não teve a experiência de visitar os polos de apoio com frequência pode adquirir essa vivência, sem deixar de lado a modalidade de ensino com a qual já se habituou. O mesmo vale para os alunos que estudaram no modelo presencial e gostariam de conhecer um pouco mais da educação a distância.

Quais são as vantagens do ensino híbrido nas pós-graduações?

Como você viu, não são apenas as experiências de sala de aula e de ensino digital que chamam a atenção no modelo híbrido. Diversas outras vantagens podem ser aproveitadas pelos alunos da pós-graduação. Veja a seguir do que estamos falando!

Inovação

Ideias inovadoras são capazes de trazer uma série de bons resultados. Quando o assunto é educação, isso significa melhorar a produtividade, adquirir mais conhecimento e complementar a formação.

Esse é o caso do ensino híbrido. Realizar uma pós-graduação nesse modelo permite a cada estudante aproveitar melhor o tempo de curso e ter experiências que agregam valor à sua carreira. 

Otimização do tempo

A falta de tempo é um dos principais desafios para muitos profissionais que gostariam de fazer uma pós-graduação. No entanto, ao aproveitar a flexibilidade do ensino híbrido, é possível incluir uma especialização na rotina e desfrutar de todas as vantagens que a continuidade nos estudos proporciona à vida profissional.

O tempo de estudos pode ser otimizado com a diminuição da necessidade de se locomover até o campus diariamente. Além disso, há uma redução nos possíveis atrasos. Também é possível aproveitar os momentos livres ao longo do dia para aprender um conteúdo de onde estiver ou, até mesmo, estudar em outros horários, de acordo com as suas preferências e rotina.

Aprendizagem de novos conteúdos

Embora os cursos de pós-graduação tenham uma grade curricular para ser cumprida e foquem esses conteúdos, os alunos acabam aprendendo mais do que o previsto. Afinal, não são apenas conhecimentos teóricos e práticos que podem ser obtidos em uma especialização, como também habilidades que não foram totalmente desenvolvidas durante a graduação.

O ensino híbrido proporciona muito mais autonomia nos estudos para os alunos, sem contar que incentiva a colaboração. Desse modo, os estudantes podem aprender a trabalhar em equipe e desenvolver competências muito valorizadas no mercado de trabalho.

Portanto, ao realizar uma pós no ensino híbrido, o que o aluno vivencia é um conjunto de experiências construtivas, que podem gerar um grande diferencial competitivo no mercado. Além de a própria especialização enriquecer o currículo, as habilidades desenvolvidas vão gerar ainda mais valor ao profissional.

Preparação para o mercado

Não foi só a educação que passou por adaptações com a pandemia, como todos os setores da sociedade. Sendo assim, alternativas que mesclam as atividades presenciais com as remotas podem ser encontradas cada vez mais no mercado.

Dessa forma, fazer uma especialização com o ensino híbrido ajuda também a se preparar para as vagas de emprego que utilizam esse modelo, com a adoção tanto do home office quanto de tarefas presenciais, de acordo com o cronograma de atividades.

Custos mais acessíveis

As aulas a distância também podem oferecer uma ótima economia ao longo do curso. Afinal, é possível poupar com transporte, alimentação fora de casa e diversos outros gastos para ir até os polos de apoio. Além disso, as mensalidades costumam ser mais acessíveis.

Como visto, o ensino híbrido na pós-graduação tem sido uma ótima alternativa para trazer mais praticidade, inovação e benefícios para os alunos que estão em busca de uma especialização. Sendo assim, se você gostou da ideia de ter a experiência presencial e EAD ao mesmo tempo, vale a pena apostar em uma instituição de ensino de qualidade que adote esse modelo.

Conte com a Cruzeiro do Sul Educacional para investir nos seus estudos. Agende uma visita e conheça mais sobre os nossos polos de apoio!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0