Enem digital: entenda o que é e como ele vai funcionar!

enem digital

Se você está se preparando para conquistar uma vaga no Ensino Superior, certamente já conhece a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na busca por esse objetivo. Afinal, é possível utilizar a nota do Enem tanto no processo seletivo de algumas instituições quanto para conseguir bolsas de estudos ou financiamentos estudantis, como é o caso do ProUni e do Fies.

No entanto, o exame sofreu algumas mudanças importantes em sua aplicação. A principal delas é que, a partir da edição de 2020, será possível optar pela realização do Enem digital. Além disso, devido à pandemia do novo coronavírus, houve uma prorrogação na data de aplicação das provas, de modo que os estudantes não se prejudicassem diante das aulas suspensas e para evitarem exposição ao vírus.

Se você vai prestar o Enem, mas ainda não sabe como funciona a versão digital, continue a leitura deste post. Além de tirar essa dúvida, vamos explicar quais são as principais diferenças em relação ao exame impresso e a melhor maneira de se preparar para a prova.

O que é o Enem digital e como ele vai funcionar?

A tecnologia aliada à educação passou por mudanças significativas nos últimos anos. Prova disso é o crescimento da oferta e demanda de faculdades EAD, que oferecem seus cursos na modalidade de educação a distância. Para esses alunos, estudar online faz parte da rotina acadêmica durante toda a graduação, precisando fazer de forma presencial apenas as avaliações.

Acompanhando essa evolução tecnológica, o Enem também não ficou para trás e passará a oferecer, a partir de 2020, uma edição digital do seu exame. Com aplicação inicial voltada a 101.100 participantes, o intuito do Ministério da Educação (MEC) é ampliar a oferta a cada ano até que, em 2026, essa versão substitua definitivamente a edição impressa.

O exame será aplicado em 110 cidades de todo o país, além do Distrito Federal. Os locais vão apresentar estruturas apropriadas para receber computadores apenas com o sistema da prova, de modo que os estudantes não possam acessar a internet ou demais documentos e aplicativos.

Quais são as semelhanças e diferenças entre o Enem digital e o impresso?

Assim como a versão impressa, o Enem digital será realizado em 2 domingos, sendo composto de 4 provas objetivas e 1 prova discursiva — a redação. A nota obtida poderá ser utilizada para substituir o vestibular de determinadas instituições de ensino ou, até mesmo, para participar de programas de auxílio estudantil.

Porém, as datas de aplicação dos exames serão diferentes:

  • versão impressa — 17 e 24 de janeiro;
  • versão digital — 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Por conta disso, as questões de ambas as provas também serão distintas, apesar de seguirem as mesmas diretrizes e apresentarem o mesmo grau de dificuldade.

Quem pode prestar o Enem digital?

Assim como nos anos anteriores, a inscrição é válida aos alunos que já concluíram o Ensino Médio ou que estão no último ano. Na versão digital de 2020, no entanto, não foram aceitos participantes treineiros ou que precisem de atendimento especial, por exemplo, recursos de acessibilidade.

Para participar, o candidato precisa ter feito a inscrição e levar um documento de identificação e seu cartão de confirmação no dia da prova. Lembre-se de verificar o local e horário corretos.

Powered by Rock Convert

Como se preparar para a prova?

Apesar das mudanças na forma como a prova será aplicada, ela cobrará os mesmos conteúdos em sua versão impressa e digital. Portanto, a preparação deverá ser igual para ambas. Pensando nisso, a seguir, mostraremos algumas dicas de preparação tanto para o Enem digital quanto para o impresso. Confira!

Organize seu tempo

O primeiro passo é organizar todo o seu tempo livre, a fim de que você possa estabelecer quantas horas por dia terá disponível para os estudos e as revisões. Essa organização facilitará a criação de um cronograma, assim como o estabelecimento de uma rotina, ajudando também em seu aprendizado e desempenho no exame.

Monte um cronograma de estudos

Feito isso, o próximo passo é montar um cronograma de estudos. Ele é muito importante para garantir que todos os tópicos sejam revisados, sem que nenhum assunto fique de lado. Além disso, é possível atribuir prioridades àquelas disciplinas nas quais você tem mais dificuldade, como a Biologia para o Enem.

Estude as provas antigas

Estudar utilizando as provas antigas é uma ótima forma de testar os seus conhecimentos e se acostumar com o formato do exame, além de permitir uma simulação do dia do Enem. Por isso, não perca a oportunidade de adicionar essa prática ao seu cronograma de estudos.

Dê atenção às atualidades

O Enem é um exame que cobra de seus participantes um vasto conhecimento sobre assuntos atuais. Portanto, para se dar bem nessa prova, crie o hábito de acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo por telejornais ou pela mídia impressa, como jornais e revistas.

Conseguir dissertar sobre os temas que obtiveram maior destaque durante o ano é uma boa estratégia para desenvolver uma redação de sucesso.

Durma bem

É comum que o estudante abra mão de seus momentos de descanso para estudar mais, principalmente quando a data do exame se aproxima. Porém, é preciso entender que descansar é algo essencial para o organismo.

Durante o sono o corpo se recupera das atividades realizadas durante o dia. Além disso, é nesse momento que o cérebro registra na memória de longo prazo tudo o que foi aprendido, auxiliando no processo de memorização.

Alimente-se corretamente

Por fim, lembre-se de manter uma alimentação saudável para evitar problemas de saúde ou indisposições no dia do Enem. Portanto, evite alimentos gordurosos, frituras, açúcares em excesso e bebidas gaseificadas, por exemplo.

Agora que você já sabe como vai funcionar o Enem digital e conheceu as melhores formas de se preparar para esse exame, não perca mais tempo e comece a estabelecer uma rotina de estudos agora mesmo. Assim, será possível garantir um bom desempenho e, até mesmo, conquistar a tão sonhada vaga no Ensino Superior.

Se achou este post útil, aproveite para curtir nossa página no Facebook. Dessa forma, você poderá ficar por dentro de outras postagens interessantes como esta!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Powered by Rock Convert

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0