Enem 2022: o que você precisa saber sobre a prova

enem 2022

O Enem 2022 é uma grande oportunidade para quem sonha em conquistar um diploma de graduação. Afinal, o exame se consolidou como um das principais portas para o ensino superior no país. Ele é utilizado para o ingresso na maioria das universidades, além de aumentar as chances de conseguir uma bolsa de estudos ou um financiamento estudantil.

Por todos esses motivos, vale a pena se dedicar para ter um bom desempenho. E tudo começa entendendo melhor como funciona o exame, quais são os conteúdos cobrados e como se preparar. Para ajudar nessa tarefa, preparamos este texto! Continue a leitura e confira as principais informações sobre o Enem 2022!

Quais as novidades do Enem 2022?

De forma geral, qualquer brasileiro que tenha concluído ou esteja cursando o Ensino Médio pode participar do Enem 2022. Em comparação às edições anteriores, o Enem 2022 não muda muito. A estrutura do exame e o funcionamento do cronograma seguem semelhantes. Algumas pequenas mudanças, porém, são:

  • pela primeira vez, os candidatos podem se identificar nos locais de prova utilizando a versão digital da CNH;
  • no pagamento da inscrição, o Enem 2022 passa a aceitar Pix e cartão de crédito.

Lembrando que você pode fazer a prova tradicional ou a versão do Enem digital. Neste último caso, a aplicação também se dá nos locais de prova indicados ao candidato, porém, as questões são respondidas por meio de um computador.

Qual é a quantidade de questões do Enem 2022?

Como dito, a estrutura do exame segue a mesma dos últimos anos. Então, trata-se de um total de 180 questões, divididas em 4 provas:

  • linguagens, códigos e suas tecnologias (45 questões) : com conteúdos de língua portuguesa e língua estrangeira (inglês ou espanhol, escolha feita pelo candidato no ato da inscrição);
  • matemática e suas tecnologias (45 questões): com conteúdos de matemática;
  • ciências humanas e suas tecnologias (45 questões): com conteúdos de filosofia, geografia, história e sociologia;
  • ciências da natureza e suas tecnologias (45 questões): com conteúdos de biologia, física e química.

Essas provas trazem perguntas objetivas, com 5 alternativas cada uma (A, B, C, D e E). Além delas, há uma redação. O candidato precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo conforme o tema proposto.

Como você viu, o Enem 2022 aborda as matérias da matriz curricular do ensino médio. Então, os conteúdos de cada prova seguem o que é previsto para essa fase de estudos. Você pode conferir a lista com todos os tópicos que podem cair na Matriz de Referência do Enem

Como obter atendimento especial?

O Enem 2022 prevê atendimento especial ou específico para que pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e idosos possam fazer a prova. No momento da inscrição, o candidato deve indicar a necessidade desse atendimento e, então, os locais de prova serão preparados para acolher essas demandas.

Alguns dos possíveis recursos são:

  • provas em Braile;
  • provas com letras ampliadas;
  • presença de um acompanhante;
  • tempo adicional, entre outros.

Além disso, é possível solicitar o tratamento pelo nome social, pedido reservado aos candidatos que querem ser reconhecidos conforme a sua identidade de gênero. É importante ter bastante atenção ao cronograma de solicitações. Para isso, leia atentamente o edital, tudo bem?

O que levar no dia do Enem?

Devido à extensão do exame, são duas datas de aplicação:

  • no primeiro domingo (13 de novembro): são feitas as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação;
  • no segundo domingo (20 de novembro): são feitas as provas de matemática e ciências da natureza.

Nas duas datas, é importante que o candidato se prepare na véspera para não esquecer de nada nem perder o horário de entrada. Veja o que levar para o Enem:

  • documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou CNH digital);
  • caneta esferográfica preta, com material transparente (vale a pena levar duas ou mais para evitar imprevistos);
  • máscara facial (em alguns estados, o item não é obrigatório).

Como as provas são longas (5h30min no primeiro dia e 5h no segundo), é importante levar algum lanche leve. Barrinhas de cereais, frutas ou um chocolate são boas opções, além, é claro, de uma garrafa de água. Outra dica importante é visitar o local de prova com antecedência para conferir os melhores trajetos e o tempo médio de deslocamento.

Como usar a nota do Enem?

Basicamente, todas as instituições de ensino superior do país reconhecidas pelo MEC utilizam o Enem como forma de ingresso. Isso pode se dar pelo ingresso direto (ou seja, sem que o candidato precise prestar vestibular) ou pela complementação da nota no processo seletivo da universidade.

Além disso, a nota do Enem é utilizada como critério de seleção nos programas governamentais direcionados ao ensino superior. São eles:

  • o Sistema de Seleção Unificada (Sisu): para concorrer a vagas em universidades públicas, sem prestar os vestibulares institucionais;
  • o Programa Universidade para Todos (Prouni): para concorrer a bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) nas mensalidades de instituições privadas;
  • o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): que concede linhas de crédito facilitadas para que os estudantes paguem a faculdade somente após se formarem.

Cada programa tem pré-requisitos específicos. O Prouni, por exemplo, é direcionado às pessoas que fizeram o ensino médio em escolas públicas e que se encaixam no perfil socioeconômico do programa. Por isso, é importante pesquisar os critérios de cada um.

Como se preparar para a redação?

A redação tem um peso grande na nota final do candidato. Afinal, ela sozinha corresponde a 20% da pontuação total. Por isso, é muito importante se preparar especialmente para ela. Uma das principais dicas para o Enem é acompanhar as notícias do Brasil e do mundo.

Isso vale tanto para as provas objetivas como para a redação, já que os temas sempre abordam questões relevantes para a sociedade atual. Além disso, estude a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo e treine a redação ao longo dos meses anteriores à prova. Para isso, você pode utilizar os temas das edições anteriores. 

Quando sai o resultado do Enem 2022?

Depois de se preparar bastante e encarar os dois dias de prova, a divulgação dos resultados é muito esperada. Normalmente, ela ocorre no mês de janeiro do ano posterior ao da aplicação

Mesmo quando há atrasos, não precisa se preocupar: os períodos de inscrição para os programas governamentais que utilizam a nota do Enem costumam ser adaptados, conforme a divulgação dos resultados oficiais do exame. 

E aí, conseguiu tirar suas principais dúvidas sobre o Enem 2022? Como você viu, essa é uma grande oportunidade de acesso ao ensino superior, além de contribuir bastante com a permanência dos estudantes na graduação. 

O conteúdo foi útil? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros posts sobre estudos e vida profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0