Confira 4 dicas imperdíveis para ir bem no Encceja 2021!

encceja

Fazer o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma forma de garantir a conclusão dos estudos e ter mais oportunidades na carreira. Em 2021, essa avaliação está prevista para ocorrer no dia 29 de agosto.

Essa é uma prova produzida pelo Inep e garante que os alunos possam atestar os seus conhecimentos e receber o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, concluindo a educação básica.

Ter o Ensino Fundamental e o Ensino Médio concluídos aumenta as chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho e oferece a oportunidade de dar continuidade aos estudos no Ensino Superior. Por esse motivo, é importante se preparar para ter um bom resultado no Encceja.

Neste post, vamos trazer 4 dicas fundamentais para se sair bem no Encceja de 2021. Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo e veja como conquistar a pontuação desejada!

1. Tenha um cronograma de estudos

No Encceja podem ser cobrados diversos conteúdos vistos durante o Ensino Fundamental ou Médio, dependendo da prova em que você se inscreveu. Como não é possível saber exatamente as matérias que vão cair, é preciso estudar o máximo possível.

No entanto, sabemos que estudar em casa não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, é preciso utilizar estratégias que façam com que o tempo de preparação seja bem aproveitado. Para isso, nada melhor do que começar com um cronograma de estudos.

Faça uma lista com os principais temas vistos em cada disciplina ao longo do Ensino Fundamental ou Médio. Com base nisso, você vai separar os assuntos que vai estudar em cada bloco.

Em seguida, defina uma quantidade de horas por dia que você pode dedicar exclusivamente aos estudos. Organize os conteúdos que precisam ser estudados no seu tempo disponível, criando um cronograma.

Além disso, para otimizar esse momento de aprendizado e ter mais produtividade nos estudos, vale a pena apostar em algumas técnicas. Uma delas é o método Pomodoro. Nele, você administra o seu tempo de estudos em blocos divididos em 25 minutos de concentração plena em apenas uma atividade e 5 minutos de descanso.

Outra técnica muito eficiente é a do estudo intercalado. Nesse caso, você seleciona conteúdos de disciplinas diferentes para aprender em um dia. Assim, é possível aproveitar melhor o tempo de aprendizagem e sentir menos cansaço na rotina de estudos.

2. Treine os temas das redações anteriores

As provas do Encceja contam com uma redação semelhante ao padrão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ou seja, é preciso criar um texto dissertativo-argumentativo com base em um tema que você só descobre durante a avaliação.

Por esse motivo, uma estratégia para estudar a redação é encontrar os temas que caíram nas edições anteriores do Encceja ou do Enem. Lembre-se de que para fazer um texto que atenda aos critérios de avaliação, é preciso treinar para desenvolver as suas habilidades.

Desse modo, ao montar o seu plano de estudos, lembre-se de selecionar um horário especial para estudar as técnicas de escrita, modelos de argumentação e temas de redação que caíram em provas anteriores.

Além disso, aproveite bastante os exemplos de redações que tiraram das notas mais baixas às mais altas. Geralmente, o Enem e os demais exames que contam com esse padrão de texto disponibilizam esses conteúdos para ajudar os alunos na preparação para as provas.

Observando exemplos de redações que receberam notas ruins, você pode aprender o que não deve fazer. Já com os modelos de textos excelentes, é possível identificar os acertos e treinar a escrita para atingir esse objetivo.

3. Faça exercícios e simulados do Encceja

Qual é a melhor maneira de saber se você, de fato, aprendeu um conteúdo? Colocando os conhecimentos à prova! Por esse motivo, reserve alguns momentos do seu cronograma de estudos apenas para a solução de exercícios e a realização de simulados.

Pesquise listas de exercícios em livros ou sites relacionadas com o tema que você acabou de estudar. Tente resolver os problemas sem olhar o gabarito para ver como está a sua autonomia sobre o assunto.

Quando terminar de responder às questões, conte os seus acertos e analise onde você está errando. A partir desses erros, você pode se organizar para estudar os conteúdos em que tem mais dificuldade e revisar aquilo que já esqueceu.

Além disso, tente fazer simulados utilizando provas das edições anteriores do Encceja. O ideal é separar um dia apenas para essa tarefa e criar um ambiente semelhante ao do exame, respondendo às questões no tempo que terá disponível no dia. Assim, você se prepara fisicamente e psicologicamente para encarar a avaliação.

4. Informe-se sobre os assuntos da atualidade

Outro ponto que você não pode deixar de lado é o estudo dos temas que estão em alta. Acompanhar os noticiários e ler mais publicações informativas ajuda a se manter por dentro dos assuntos mais relevantes para a sociedade e não perder notícias importantes.

Esse passo é importante, pois em sua prova podem cair diversos conteúdos relacionados com o contexto atual da sociedade. Além disso, estudar esses assuntos vai dar a você mais recursos para utilizar na redação. Afinal, trazer um repertório original é importante para caprichar na argumentação e conseguir uma boa pontuação.

Uma dica é começar o seu dia de estudos conferindo um resumo dos assuntos que estão sendo falados nos noticiários. Assim, você já começa a entrar no clima para estudar e continua por dentro das informações importantes.

Obter uma pontuação acima de 100 em cada competência do Encceja é importante para que você consiga a sua tão sonhada aprovação. Por esse motivo, tenha em mente os seus objetivos na hora de estudar e capriche na preparação. Com empenho e organização, você vai conseguir aprender tudo o que precisa para tirar a nota desejada e conseguir finalizar os seus estudos.

Quer saber como potencializar a sua preparação para as provas que estão chegando? Conte conosco nesse momento! Conheça o Simulado Encceja do Portal Orienta e comece a testar os seus conhecimentos agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0