empresa-junior-vale-a-pena-participar-durante-a-graduacao

Empresa júnior: vale a pena participar durante a graduação?

O termo empresa júnior representa um dos maiores movimentos de empreendedorismo da atualidade. Ela reúne alunos de diversas áreas que buscam experiência profissional e desejam desenvolver habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe.

Os membros dessas empresas são estudantes universitários que atuam de forma voluntária e aplicam o conhecimento obtido em sala de aula na prática. Em geral, os projetos são oferecidos com preço reduzido e por meio de consultorias.

Para não restarem dúvidas, preparamos este artigo para você entender o que é uma empresa júnior, quais são as vantagens de participar do movimento e como ingressar em uma. Boa leitura!

O que é e como funciona uma empresa júnior?

A falta de experiência é um problema para muitos jovens universitários que concorrem a vagas de e estágio ou de emprego. Apenas a sala de aula não é o suficiente para oferecer um conhecimento completo sobre as práticas do mercado de trabalho. A vivência no mundo dos negócios é fundamental para conhecer os desafios do ambiente corporativo.

A empresa júnior é uma associação sem fins lucrativos composta por alunos do Ensino Superior de um ou mais cursos. Ela presta serviços com valores abaixo dos praticados pelo mercado e investem os rendimentos na capacitação dos seus membros.

O objetivo é oferecer uma experiência de trabalho que impulsione o crescimento pessoal e profissional e promova o conhecimento dos jovens. Além disso, as empresas juniores oferecem projetos de consultoria ao público por meio da união entre o mercado de trabalho e as instituições acadêmicas.

Para isso, essas organizações são amparadas por professores e instâncias nacionais e estaduais. O resultado são profissionais mais capacitados, responsáveis e dispostos a transformar a sociedade.

O ponto principal das empresas juniores é que seus membros devem atuar de forma voluntária, ou seja, não podem receber pagamento em dinheiro. Todo o valor que a empresa recebe é revertido em cursos, treinamentos e manutenção da organização.

Quais são os motivos para participar de uma empresa júnior?

O crescimento pessoal e profissional promovido pelas empresas juniores é fundamental para o início da carreira. Conheça outras vantagens de ser um membro voluntário.

Aplicar o conhecimento na prática

Participar de uma empresa júnior é uma das experiências mais gratificantes da graduação. Mesmo com projetos, oficinas, seminários e trabalhos exigidos na universidade, é muito mais fácil praticar o conhecimento teórico por meio de uma vivência profissional.

Preparar para o mercado de trabalho

É mais comum que os estágios sejam feitos apenas nos últimos semestres da graduação. Por isso, participar de uma empresa júnior no início do curso é uma excelente forma de se preparar para o mercado de trabalho.

Assim como uma empresa tradicional, a júnior está dividida em diversas áreas, como administrativo, financeiro, marketing, comunicação, entre outras. Os alunos candidatos são direcionados para cada setor de acordo com seu perfil. Depois, é possível trocar de departamento para conhecer um pouco do funcionamento de cada um deles.

Desenvolver liderança

Durante a sua participação na empresa júnior, você terá a oportunidade de desenvolver seu lado empreendedor. Além disso, é possível aprender, na prática, temas como gestão de pessoas e financeira, atuar com consultoria, criar protótipos de novos produtos, planejar projetos, desempenhar funções de recursos humanos, entre outras atividades que exigem a figura de um líder.

Aumentar o networking

As empresas juniores atendem, em geral, pequenas companhias que estão em crescimento e precisam de um apoio em suas áreas de marketing, administrativas, jurídicas, entre outras. Participar desses projetos é uma oportunidade de ampliar seu networking, visando o futuro da carreira.

Os membros também têm a oportunidade de participar de reuniões e conferências com outras empresas e entrar na federação do seu estado. Assim, essa é uma maneira de aumentar a rede de relacionamentos tanto com profissionais da área quanto de outros setores.

Destacar o currículo

A falta de experiência no currículo é um dos grandes problemas dos estudantes recém-formados na hora de buscar um emprego. Mesmo que você tenha boas notas, os recrutadores costumam dar preferência para pessoas que já tenham alguma vivência profissional, especialmente em momentos de crise, nos quais as contratações tendem a ser mais escassas.

Por isso, participar de uma empresa júnior é uma boa forma de melhorar o currículo e oportunizar a entrada no mercado de trabalho.

O que fazer para ingressar em uma empresa júnior?

Quem deseja participar de uma empresa júnior deve passar por um processo seletivo. Os selecionados terão a oportunidade de conhecer o ambiente empreendedor durante a graduação e se preparar para o mercado de trabalho.

A frequência e a forma de seleção variam de acordo com a empresa e a universidade. Em geral, os processos acontecem anualmente, e contam com etapas que podem incluir dinâmica de grupo, testes e entrevistas. Veja como se preparar para cada etapa.

Dinâmica de grupo

Evite criar um personagem e participe de forma ativa de todas as atividades. Lembre-se de que ser você mesmo é fundamental para que os recrutadores identifiquem o seu potencial. Além disso, você pode fazer uma autoavaliação ao final da dinâmica. Use essa oportunidade para praticar a sua criatividade e desenvolver novas habilidades.

Testes

A principal dica para fazer um bom teste é estar atento a tudo o que for solicitado. Faça todas as atividades com calma e cuidado. Além disso, algumas recomendações gerais são:

  • chegue com antecedência;
  • demonstre interesse;
  • seja participativo, empenhado e solícito com tudo o que for proposto.

Entrevista

Mantenha a calma e estude sobre a empresa antes da entrevista. Você pode buscar sua visão, missão e valor no site ou conversar com membros antigos e atuais sobre a forma de trabalhar e os projetos desenvolvidos. Durante a seleção, dê respostas completas e aproveite para tirar suas dúvidas.

A empresa júnior contribui para o desenvolvimento da sociedade por meio da realização de serviços de qualidade com baixo custo. Além disso, o movimento ajuda a formar profissionais maduros e responsáveis. A participação na área faz com que o aluno adquira experiência e conhecimento, ficando mais preparado para o mercado de trabalho.

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e mostre para os seus amigos a importância de participar de uma empresa júnior!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.