Empregabilidade no Brasil: 6 dicas para se destacar

empregabilidade no brasil

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no segundo semestre de 2020, foram criados mais de 180 mil postos de trabalho no país. Por outro lado, a porcentagem de pessoas empregadas caiu 8,1% em fevereiro de 2021, em comparação ao mesmo período de 2020.

Isso nos mostra que a empregabilidade no Brasil não depende apenas da quantidade de vagas disponíveis. Para ser um profissional de sucesso, é necessário ficar de olho em diferenciais que garantam o destaque no mercado, já que as exigências são cada vez maiores.

Para ajudar você a conquistar o seu espaço, preparamos este texto. Continue a leitura e confira 6 dicas essenciais para se destacar no mercado de trabalho!

Confira 6 dicas para se destacar no mercado de trabalho

Como você viu, existem muitas oportunidades de trabalho no Brasil, mas isso não é sinônimo de conseguir um emprego. Isso porque os recrutadores estão em busca de profissionais altamente capacitados e com perfis que realmente agreguem diferenciais. Quer saber como ser um deles? Veja só!

1. Invista em capacitação

O primeiro passo para se destacar é investir na capacitação profissional. Afinal, os conhecimentos técnicos são essenciais para a competência no exercício da profissão. Por isso, não tenha dúvidas: o diploma de graduação é praticamente um pré-requisito para crescer profissionalmente.

2. Desenvolva competências comportamentais

As habilidades e competências comportamentais são cada vez mais valorizadas, ficando lado a lado com os conhecimentos técnicos. Entre as chamadas soft skills mais requisitadas no mercado, estão:

  • a boa comunicação;
  • o espírito de liderança;
  • a proatividade;
  • o bom relacionamento interpessoal;
  • a resiliência.

3. Aposte no marketing pessoal

Para mostrar ao mercado de trabalho que você tem a capacitação e as habilidades mais buscadas, é fundamental cuidar de como o seu perfil é visto. O marketing pessoal inclui atributos estéticos e comportamentais que demonstram profissionalismo e confiança.

4. Tenha um planejamento de carreira

Outro passo importante para ganhar seu espaço é ter um planejamento de carreira, mesmo antes de começar a sua formação. Afinal, quando sabemos exatamente quais são nossos objetivos profissionais, podemos trabalhar para alcançá-los com mais eficiência.

5. Mantenha sua formação atualizada

A busca constante por conhecimento é uma das qualidades profissionais mais importantes. É fundamental que o profissional sempre recicle sua formação e procure conhecer coisas novas que podem contribuir com a sua atuação.

6. Fique de olho em segmentos promissores

Por fim, a empregabilidade no Brasil também tem muito a ver com as demandas. Por isso, um bom jeito de se destacar é apostar justamente em segmentos promissores e com boa absorção de profissionais, como o setor de tecnologia.

Conheça algumas profissões em alta para investir

Falando em segmentos promissores, dê só uma olhada em algumas áreas que estão em alta, de acordo com um levantamento do LinkedIn:

  • cargos em tecnologia, como Business Intelligence (BI), desenvolvimento de sistemas, ciência de dados e segurança digital;
  • especializações médicas;
  • vendas e desenvolvimento de negócios;
  • marketing digital;
  • serviços criativos, como design gráfico;
  • cargos relacionados à saúde mental.

Depois desta leitura, você já tem boas dicas para se destacar no mercado de trabalho e driblar os desafios da empregabilidade no Brasil. Como você viu, há muitas oportunidades de trabalho, mas apenas os profissionais com os diferenciais mais valorizados conseguem seu espaço.

Por isso, comece escolhendo uma área promissora para se capacitar. Confira nosso post e descubra outras profissões em alta em 2021!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
0Shares
0 0